A interferência da vergonha e humilhação na expressão corporal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
Texto Completo: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2440 |
Resumo: | We are essentially communicative and expressive beings, characteristics that denote our survival. Among the forms of communication, non-verbal stands out, it is an expressive language and is present in body expressions. This work aimed to present a bibliographical research about shame and humiliation as an interference of body expression, as well as its importance for the teaching-learning of physical education classes and the establishment of effective communication. Emotions are manifested in different ways through body reactions and each body movement performed can convey meanings and information, which can complement verbal language, contradict or go beyond. Body expression is nothing more than the sum of all the expressions of our body and, in the school environment, it is seen as an element of pedagogical practice that seeks the development not only of motor skills, but also of imaginative and creative capacity and that, For both teachers and students, body language is critical for communication as well as understanding. The feeling of shame as a factor of inhibition of body expression prevents students from participating in physical education classes through the insecurity generated, negatively influencing student learning and performance. |
id |
UFMT-1_12eccf33a77c43e695cc36b97feacf12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/2440 |
network_acronym_str |
UFMT-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
A interferência da vergonha e humilhação na expressão corporalCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAComunicaçãoExpressão corporalVergonhaEducação física escolarCommunicationBody languageShameSchool physical educationWe are essentially communicative and expressive beings, characteristics that denote our survival. Among the forms of communication, non-verbal stands out, it is an expressive language and is present in body expressions. This work aimed to present a bibliographical research about shame and humiliation as an interference of body expression, as well as its importance for the teaching-learning of physical education classes and the establishment of effective communication. Emotions are manifested in different ways through body reactions and each body movement performed can convey meanings and information, which can complement verbal language, contradict or go beyond. Body expression is nothing more than the sum of all the expressions of our body and, in the school environment, it is seen as an element of pedagogical practice that seeks the development not only of motor skills, but also of imaginative and creative capacity and that, For both teachers and students, body language is critical for communication as well as understanding. The feeling of shame as a factor of inhibition of body expression prevents students from participating in physical education classes through the insecurity generated, negatively influencing student learning and performance.Somos essencialmente seres comunicativos e expressivos, características que denotam a nossa sobrevivência. Entre as formas de comunicação, destaca-se a não-verbal, trata-se de uma linguagem expressiva e, está presente nas expressões corporais. Este trabalho teve por objetivo apresentar uma pesquisa bibliográfica acerca da vergonha e humilhação como interferente da expressão corporal, bem como a sua importância para o ensino-aprendizagem das aulas de educação física e estabelecimento de uma comunicação efetiva. As emoções se manifestam de diferentes maneiras através de reações do corpo e cada movimento do corpo realizado pode transmitir significados e informações, que podem complementar a linguagem verbal, contradizer ou ir além. A expressão corporal nada mais é do que a soma de todas as expressões do nosso corpo e, no âmbito escolar, é tida como elemento da prática pedagógica que busca o desenvolvimento não somente das capacidades motoras, mas também da capacidade imaginária e criativas e que, tanto para professores quanto para os alunos, a expressão corporal é fundamental para a comunicação, bem como para o entendimento. O sentimento de vergonha enquanto fator de inibição da expressão corporal impede a participação dos alunos nas aulas de educação física por meio da insegurança gerada, influenciando de forma negativa o aprendizado e o desempenho do aluno.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – AraguaiaUFMT CUA - AraguaiaEducação Física - CUASouza, Warley Carlos de5082809234439322http://lattes.cnpq.br/5082809234439322Souza, Warley Carlos de5082809234439322http://lattes.cnpq.br/5082809234439322Magalhães Neto, Anibal Monteiro de5023174064373373http://lattes.cnpq.br/5023174064373373Silva, Carolina Solon da5927032326118933http://lattes.cnpq.br/5927032326118933Strutz, Talia Souza2022-08-22T18:15:27Z2022-07-152022-08-22T18:15:27Z2022-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/datasetSTRUTZ, Talia Souza. A interferência da vergonha e humilhação na expressão corporal. 2022. 45 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022.http://bdm.ufmt.br/handle/1/2440porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2022-08-27T07:03:08Zoai:localhost:1/2440Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2022-08-27T07:03:08falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2022-08-27T07:03:08Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interferência da vergonha e humilhação na expressão corporal |
title |
A interferência da vergonha e humilhação na expressão corporal |
spellingShingle |
A interferência da vergonha e humilhação na expressão corporal Strutz, Talia Souza CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Comunicação Expressão corporal Vergonha Educação física escolar Communication Body language Shame School physical education |
title_short |
A interferência da vergonha e humilhação na expressão corporal |
title_full |
A interferência da vergonha e humilhação na expressão corporal |
title_fullStr |
A interferência da vergonha e humilhação na expressão corporal |
title_full_unstemmed |
A interferência da vergonha e humilhação na expressão corporal |
title_sort |
A interferência da vergonha e humilhação na expressão corporal |
author |
Strutz, Talia Souza |
author_facet |
Strutz, Talia Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Warley Carlos de 5082809234439322 http://lattes.cnpq.br/5082809234439322 Souza, Warley Carlos de 5082809234439322 http://lattes.cnpq.br/5082809234439322 Magalhães Neto, Anibal Monteiro de 5023174064373373 http://lattes.cnpq.br/5023174064373373 Silva, Carolina Solon da 5927032326118933 http://lattes.cnpq.br/5927032326118933 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Strutz, Talia Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Comunicação Expressão corporal Vergonha Educação física escolar Communication Body language Shame School physical education |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Comunicação Expressão corporal Vergonha Educação física escolar Communication Body language Shame School physical education |
description |
We are essentially communicative and expressive beings, characteristics that denote our survival. Among the forms of communication, non-verbal stands out, it is an expressive language and is present in body expressions. This work aimed to present a bibliographical research about shame and humiliation as an interference of body expression, as well as its importance for the teaching-learning of physical education classes and the establishment of effective communication. Emotions are manifested in different ways through body reactions and each body movement performed can convey meanings and information, which can complement verbal language, contradict or go beyond. Body expression is nothing more than the sum of all the expressions of our body and, in the school environment, it is seen as an element of pedagogical practice that seeks the development not only of motor skills, but also of imaginative and creative capacity and that, For both teachers and students, body language is critical for communication as well as understanding. The feeling of shame as a factor of inhibition of body expression prevents students from participating in physical education classes through the insecurity generated, negatively influencing student learning and performance. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-22T18:15:27Z 2022-07-15 2022-08-22T18:15:27Z 2022-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/dataset |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
STRUTZ, Talia Souza. A interferência da vergonha e humilhação na expressão corporal. 2022. 45 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022. http://bdm.ufmt.br/handle/1/2440 |
identifier_str_mv |
STRUTZ, Talia Souza. A interferência da vergonha e humilhação na expressão corporal. 2022. 45 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022. |
url |
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia UFMT CUA - Araguaia Educação Física - CUA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia UFMT CUA - Araguaia Educação Física - CUA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@ufmt.br|| |
_version_ |
1784991313304748032 |