Uma leitura da educação financeira proposta pelas Diretrizes Educacionais atuais, BNCC e DRC/MTEM, sob a ótica da ética aristotélica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rafael da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2279
Resumo: This work aims to know and present, based on Aristotle's "Nicomachean Ethics", a reading of the Financial Education proposal present in the educational guidelines, National Common Curricular Base (BNCC), Curricular Reference Document for Mato Grosso - Teaching Stage (DRC/MT-EM) and in the book “Você Aqui e Agora!”, material from the Federal Government's National Strategy for Financial Education (ENEF). In the reading, we relate the virtues of Aristotle's liberal man to the different profiles of students from non-westernized culture described in the DRC/MT-EM, from the book "Você Aqui e Agora!" and the skills of the BNCC. We differentiate Financial Education from Financial Mathematics, we present examples of activities that have the potential to denaturalize financial relationships such as: term purchase, interest, investments, financial etc. We observed and questioned the potential and suitability of the material proposed by ENEF for the plurality of young people in the State of Mato Grosso.
id UFMT-1_15a4053d4fdcfaae44d2f3b37b937db3
oai_identifier_str oai:localhost:1/2279
network_acronym_str UFMT-1
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository_id_str
spelling Uma leitura da educação financeira proposta pelas Diretrizes Educacionais atuais, BNCC e DRC/MTEM, sob a ótica da ética aristotélicaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEducação FinanceiraDRC/MT-EMBNCCHabilidadesFinancial EducationDRC/MT-MSBNCCSkillsThis work aims to know and present, based on Aristotle's "Nicomachean Ethics", a reading of the Financial Education proposal present in the educational guidelines, National Common Curricular Base (BNCC), Curricular Reference Document for Mato Grosso - Teaching Stage (DRC/MT-EM) and in the book “Você Aqui e Agora!”, material from the Federal Government's National Strategy for Financial Education (ENEF). In the reading, we relate the virtues of Aristotle's liberal man to the different profiles of students from non-westernized culture described in the DRC/MT-EM, from the book "Você Aqui e Agora!" and the skills of the BNCC. We differentiate Financial Education from Financial Mathematics, we present examples of activities that have the potential to denaturalize financial relationships such as: term purchase, interest, investments, financial etc. We observed and questioned the potential and suitability of the material proposed by ENEF for the plurality of young people in the State of Mato Grosso.A partir da publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2018, tem aumentado ações para inserção da Educação Financeira no currículo das instituições de educação básica do Brasil. Este trabalho tem como objetivo conhecer e apresentar, a partir da “Ética a Nicômaco” de Aristóteles, uma leitura da proposta de Educação Financeira presentes nas diretrizes educacionais, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Documento de Referência Curricular para Mato Grosso – Etapa Ensino Médio (DRC/MT-EM) e no livro “Você Aqui e Agora!”, material da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), do Governo Federal. Na leitura relacionamos entre as virtudes do homem liberal de Aristóteles com os diferentes perfis do alunados de cultura não ocidentalizada descritos na DRC/MT-EM, do livro “Você Aqui e Agora!” e as habilidades da BNCC. Diferenciamos Educação Financeira de Matemática Financeira, apresentamos exemplos de atividades que com potencial de desnaturalizar relações financeiras como: compra a prazo, juros, aplicações, financeiras etc. Observamos e questionamos o potencial e adequação do material proposto pelo ENEF a pluralidade de jovens do Estado de Mato Grosso.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – SinopUFMT CUS - SinopMatemática - CUSBarbosa, Edson Pereirahttp://lattes.cnpq.br/3184651096945519Barbosa, Edson Pereirahttp://lattes.cnpq.br/3184651096945519Mafra, Heber Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/6343809752891461Branco, Tiago dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/1091591543690159Santos, Rafael da Silva2022-04-19T18:13:47Z2022-03-222022-04-19T18:13:47Z2022-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetSANTOS, Rafael da Silva. Uma leitura da educação financeira proposta pelas Diretrizes Educacionais atuais, BNCC e DRC/MT EM, sob a ótica da ética aristotélica. 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2021.http://bdm.ufmt.br/handle/1/2279porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2022-04-26T07:03:39Zoai:localhost:1/2279Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2022-04-26T07:03:39falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2022-04-26T07:03:39Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma leitura da educação financeira proposta pelas Diretrizes Educacionais atuais, BNCC e DRC/MTEM, sob a ótica da ética aristotélica
title Uma leitura da educação financeira proposta pelas Diretrizes Educacionais atuais, BNCC e DRC/MTEM, sob a ótica da ética aristotélica
spellingShingle Uma leitura da educação financeira proposta pelas Diretrizes Educacionais atuais, BNCC e DRC/MTEM, sob a ótica da ética aristotélica
Santos, Rafael da Silva
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Educação Financeira
DRC/MT-EM
BNCC
Habilidades
Financial Education
DRC/MT-MS
BNCC
Skills
title_short Uma leitura da educação financeira proposta pelas Diretrizes Educacionais atuais, BNCC e DRC/MTEM, sob a ótica da ética aristotélica
title_full Uma leitura da educação financeira proposta pelas Diretrizes Educacionais atuais, BNCC e DRC/MTEM, sob a ótica da ética aristotélica
title_fullStr Uma leitura da educação financeira proposta pelas Diretrizes Educacionais atuais, BNCC e DRC/MTEM, sob a ótica da ética aristotélica
title_full_unstemmed Uma leitura da educação financeira proposta pelas Diretrizes Educacionais atuais, BNCC e DRC/MTEM, sob a ótica da ética aristotélica
title_sort Uma leitura da educação financeira proposta pelas Diretrizes Educacionais atuais, BNCC e DRC/MTEM, sob a ótica da ética aristotélica
author Santos, Rafael da Silva
author_facet Santos, Rafael da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Edson Pereira
http://lattes.cnpq.br/3184651096945519
Barbosa, Edson Pereira
http://lattes.cnpq.br/3184651096945519
Mafra, Heber Ferreira
http://lattes.cnpq.br/6343809752891461
Branco, Tiago dos Santos
http://lattes.cnpq.br/1091591543690159
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rafael da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Educação Financeira
DRC/MT-EM
BNCC
Habilidades
Financial Education
DRC/MT-MS
BNCC
Skills
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Educação Financeira
DRC/MT-EM
BNCC
Habilidades
Financial Education
DRC/MT-MS
BNCC
Skills
description This work aims to know and present, based on Aristotle's "Nicomachean Ethics", a reading of the Financial Education proposal present in the educational guidelines, National Common Curricular Base (BNCC), Curricular Reference Document for Mato Grosso - Teaching Stage (DRC/MT-EM) and in the book “Você Aqui e Agora!”, material from the Federal Government's National Strategy for Financial Education (ENEF). In the reading, we relate the virtues of Aristotle's liberal man to the different profiles of students from non-westernized culture described in the DRC/MT-EM, from the book "Você Aqui e Agora!" and the skills of the BNCC. We differentiate Financial Education from Financial Mathematics, we present examples of activities that have the potential to denaturalize financial relationships such as: term purchase, interest, investments, financial etc. We observed and questioned the potential and suitability of the material proposed by ENEF for the plurality of young people in the State of Mato Grosso.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-19T18:13:47Z
2022-03-22
2022-04-19T18:13:47Z
2022-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/dataset
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Rafael da Silva. Uma leitura da educação financeira proposta pelas Diretrizes Educacionais atuais, BNCC e DRC/MT EM, sob a ótica da ética aristotélica. 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2021.
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2279
identifier_str_mv SANTOS, Rafael da Silva. Uma leitura da educação financeira proposta pelas Diretrizes Educacionais atuais, BNCC e DRC/MT EM, sob a ótica da ética aristotélica. 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2021.
url http://bdm.ufmt.br/handle/1/2279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
UFMT CUS - Sinop
Matemática - CUS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
UFMT CUS - Sinop
Matemática - CUS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
collection Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@ufmt.br||
_version_ 1784991311668969472