Uma leitura da educação financeira proposta pelas Diretrizes Educacionais atuais, BNCC e DRC/MTEM, sob a ótica da ética aristotélica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
Texto Completo: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2279 |
Resumo: | This work aims to know and present, based on Aristotle's "Nicomachean Ethics", a reading of the Financial Education proposal present in the educational guidelines, National Common Curricular Base (BNCC), Curricular Reference Document for Mato Grosso - Teaching Stage (DRC/MT-EM) and in the book “Você Aqui e Agora!”, material from the Federal Government's National Strategy for Financial Education (ENEF). In the reading, we relate the virtues of Aristotle's liberal man to the different profiles of students from non-westernized culture described in the DRC/MT-EM, from the book "Você Aqui e Agora!" and the skills of the BNCC. We differentiate Financial Education from Financial Mathematics, we present examples of activities that have the potential to denaturalize financial relationships such as: term purchase, interest, investments, financial etc. We observed and questioned the potential and suitability of the material proposed by ENEF for the plurality of young people in the State of Mato Grosso. |
id |
UFMT-1_15a4053d4fdcfaae44d2f3b37b937db3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/2279 |
network_acronym_str |
UFMT-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma leitura da educação financeira proposta pelas Diretrizes Educacionais atuais, BNCC e DRC/MTEM, sob a ótica da ética aristotélicaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEducação FinanceiraDRC/MT-EMBNCCHabilidadesFinancial EducationDRC/MT-MSBNCCSkillsThis work aims to know and present, based on Aristotle's "Nicomachean Ethics", a reading of the Financial Education proposal present in the educational guidelines, National Common Curricular Base (BNCC), Curricular Reference Document for Mato Grosso - Teaching Stage (DRC/MT-EM) and in the book “Você Aqui e Agora!”, material from the Federal Government's National Strategy for Financial Education (ENEF). In the reading, we relate the virtues of Aristotle's liberal man to the different profiles of students from non-westernized culture described in the DRC/MT-EM, from the book "Você Aqui e Agora!" and the skills of the BNCC. We differentiate Financial Education from Financial Mathematics, we present examples of activities that have the potential to denaturalize financial relationships such as: term purchase, interest, investments, financial etc. We observed and questioned the potential and suitability of the material proposed by ENEF for the plurality of young people in the State of Mato Grosso.A partir da publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2018, tem aumentado ações para inserção da Educação Financeira no currículo das instituições de educação básica do Brasil. Este trabalho tem como objetivo conhecer e apresentar, a partir da “Ética a Nicômaco” de Aristóteles, uma leitura da proposta de Educação Financeira presentes nas diretrizes educacionais, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Documento de Referência Curricular para Mato Grosso – Etapa Ensino Médio (DRC/MT-EM) e no livro “Você Aqui e Agora!”, material da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), do Governo Federal. Na leitura relacionamos entre as virtudes do homem liberal de Aristóteles com os diferentes perfis do alunados de cultura não ocidentalizada descritos na DRC/MT-EM, do livro “Você Aqui e Agora!” e as habilidades da BNCC. Diferenciamos Educação Financeira de Matemática Financeira, apresentamos exemplos de atividades que com potencial de desnaturalizar relações financeiras como: compra a prazo, juros, aplicações, financeiras etc. Observamos e questionamos o potencial e adequação do material proposto pelo ENEF a pluralidade de jovens do Estado de Mato Grosso.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – SinopUFMT CUS - SinopMatemática - CUSBarbosa, Edson Pereirahttp://lattes.cnpq.br/3184651096945519Barbosa, Edson Pereirahttp://lattes.cnpq.br/3184651096945519Mafra, Heber Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/6343809752891461Branco, Tiago dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/1091591543690159Santos, Rafael da Silva2022-04-19T18:13:47Z2022-03-222022-04-19T18:13:47Z2022-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetSANTOS, Rafael da Silva. Uma leitura da educação financeira proposta pelas Diretrizes Educacionais atuais, BNCC e DRC/MT EM, sob a ótica da ética aristotélica. 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2021.http://bdm.ufmt.br/handle/1/2279porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2022-04-26T07:03:39Zoai:localhost:1/2279Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2022-04-26T07:03:39falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2022-04-26T07:03:39Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma leitura da educação financeira proposta pelas Diretrizes Educacionais atuais, BNCC e DRC/MTEM, sob a ótica da ética aristotélica |
title |
Uma leitura da educação financeira proposta pelas Diretrizes Educacionais atuais, BNCC e DRC/MTEM, sob a ótica da ética aristotélica |
spellingShingle |
Uma leitura da educação financeira proposta pelas Diretrizes Educacionais atuais, BNCC e DRC/MTEM, sob a ótica da ética aristotélica Santos, Rafael da Silva CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Educação Financeira DRC/MT-EM BNCC Habilidades Financial Education DRC/MT-MS BNCC Skills |
title_short |
Uma leitura da educação financeira proposta pelas Diretrizes Educacionais atuais, BNCC e DRC/MTEM, sob a ótica da ética aristotélica |
title_full |
Uma leitura da educação financeira proposta pelas Diretrizes Educacionais atuais, BNCC e DRC/MTEM, sob a ótica da ética aristotélica |
title_fullStr |
Uma leitura da educação financeira proposta pelas Diretrizes Educacionais atuais, BNCC e DRC/MTEM, sob a ótica da ética aristotélica |
title_full_unstemmed |
Uma leitura da educação financeira proposta pelas Diretrizes Educacionais atuais, BNCC e DRC/MTEM, sob a ótica da ética aristotélica |
title_sort |
Uma leitura da educação financeira proposta pelas Diretrizes Educacionais atuais, BNCC e DRC/MTEM, sob a ótica da ética aristotélica |
author |
Santos, Rafael da Silva |
author_facet |
Santos, Rafael da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbosa, Edson Pereira http://lattes.cnpq.br/3184651096945519 Barbosa, Edson Pereira http://lattes.cnpq.br/3184651096945519 Mafra, Heber Ferreira http://lattes.cnpq.br/6343809752891461 Branco, Tiago dos Santos http://lattes.cnpq.br/1091591543690159 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Rafael da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Educação Financeira DRC/MT-EM BNCC Habilidades Financial Education DRC/MT-MS BNCC Skills |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Educação Financeira DRC/MT-EM BNCC Habilidades Financial Education DRC/MT-MS BNCC Skills |
description |
This work aims to know and present, based on Aristotle's "Nicomachean Ethics", a reading of the Financial Education proposal present in the educational guidelines, National Common Curricular Base (BNCC), Curricular Reference Document for Mato Grosso - Teaching Stage (DRC/MT-EM) and in the book “Você Aqui e Agora!”, material from the Federal Government's National Strategy for Financial Education (ENEF). In the reading, we relate the virtues of Aristotle's liberal man to the different profiles of students from non-westernized culture described in the DRC/MT-EM, from the book "Você Aqui e Agora!" and the skills of the BNCC. We differentiate Financial Education from Financial Mathematics, we present examples of activities that have the potential to denaturalize financial relationships such as: term purchase, interest, investments, financial etc. We observed and questioned the potential and suitability of the material proposed by ENEF for the plurality of young people in the State of Mato Grosso. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-19T18:13:47Z 2022-03-22 2022-04-19T18:13:47Z 2022-03-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis info:eu-repo/semantics/dataset |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Rafael da Silva. Uma leitura da educação financeira proposta pelas Diretrizes Educacionais atuais, BNCC e DRC/MT EM, sob a ótica da ética aristotélica. 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2021. http://bdm.ufmt.br/handle/1/2279 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Rafael da Silva. Uma leitura da educação financeira proposta pelas Diretrizes Educacionais atuais, BNCC e DRC/MT EM, sob a ótica da ética aristotélica. 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2021. |
url |
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop UFMT CUS - Sinop Matemática - CUS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop UFMT CUS - Sinop Matemática - CUS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@ufmt.br|| |
_version_ |
1804658252964691968 |