Uso da Plataforma PHET como recurso didático para o ensino de Frações no 6º ano, O
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
Texto Completo: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3686 |
Resumo: | This experience report aims to discuss the use of technology in education, more specifically to understand whether the use of the Phet platform can favor the fraction learning process in a 6th year elementary school class. It is configured as a qualitative research approach, with the basis for data production being the application of a sequence of activities available on the Phet platform and the students' perception regarding the use of this tool. Simulators that cover fractions were used. It was observed that the majority of students enjoyed using the platform and even sought to develop cooperation by helping their colleagues. Furthermore, it can be said that the simulators used helped to consolidate knowledge learned in the classroom. |
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Uso da Plataforma PHET como recurso didático para o ensino de Frações no 6º ano, OCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAEnsino de MatemáticaEducação BásicaTecnologias digitaisJogos educacionaisMathematics teachingBasic educationDigital technologiesEducational gamesThis experience report aims to discuss the use of technology in education, more specifically to understand whether the use of the Phet platform can favor the fraction learning process in a 6th year elementary school class. It is configured as a qualitative research approach, with the basis for data production being the application of a sequence of activities available on the Phet platform and the students' perception regarding the use of this tool. Simulators that cover fractions were used. It was observed that the majority of students enjoyed using the platform and even sought to develop cooperation by helping their colleagues. Furthermore, it can be said that the simulators used helped to consolidate knowledge learned in the classroom.O presente relato de experiência tem por objetivo discutir sobre a utilização da tecnologia na educação, mais especificamente compreender se a utilização da plataforma Phet pode favorecer o processo de aprendizagem de fração em uma turma do 6º ano do ensino fundamental. Se configura como uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como base para a produção de dados a aplicação de uma sequência de atividades disponíveis na plataforma Phet e a percepção dos alunos quanto ao uso dessa ferramenta. Foi utilizado simuladores que abordam sobre frações. Observou-se que os alunos, em sua maioria, gostaram de utilizar a plataforma e que até buscaram desenvolver a cooperação ao auxiliar seus colegas. Além disso, pode-se dizer que os simuladores utilizados auxiliaram na consolidação de conhecimentos trabalhados em sala de aula.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – SinopUFMT CUS - SinopQuímica - CUSRosinke, Patríciahttp://lattes.cnpq.br/3135869298084965Trevisan, Andreia Cristina Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/2714924410732736Rosinke, Patríciahttp://lattes.cnpq.br/3135869298084965Trevisan, Andreia Cristina Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/2714924410732736Osti, Renata Zachi dehttp://lattes.cnpq.br/5040691266263549Silva, Emanuel Santos da2023-12-06T20:48:31Z2023-11-032023-12-06T20:48:31Z2023-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetSILVA, Emanuel Santos da. Uso da Plataforma PHET como recurso didático para o ensino de Frações no 6º ano, O. 2023. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2023.http://bdm.ufmt.br/handle/1/3686porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-12-15T06:01:56Zoai:localhost:1/3686Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2023-12-15T06:01:56falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2023-12-15T06:01:56Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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