Análise do conteúdo de polímeros nos livros didáticos do ensino médio aprovados pelo PNLD 2021
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
Texto Completo: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3636 |
Resumo: | Os livros didáticos de Ciências são fundamentais no processo de ensino e aprendizagem, pois representam, em muitos casos, o único material didático disponível aos alunos e professores. No ensino de Química, percebe-se que muitos discentes apresentam dificuldades e as vezes aversão ao conteúdo estudado. Em relação ao ensino de polímeros grande parte dos estudantes sentem dificuldades em definir os principais conceitos. Assim, se o ensino de polímeros for contextualizado com ênfase na abordagem Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) auxiliará os estudantes a desenvolverem valores e uma visão crítica referente aos impactos que os plásticos causam na biodiversidade e ao meio ambiente, bem como os meios eficazes para minimizá-los ou evitá-los. Para isso, é importante que o professor aplique metodologias de ensino e escolha materiais didáticos que possam contribuir para o aprendizado dos alunos de forma significativa, a fim de levá-los a compreender o mundo natural, social, político e econômico. Portanto, o objetivo desse trabalho consiste em investigar o tema polímeros presentes em dois livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021. Esta pesquisa se caracteriza por ser uma abordagem qualitativa, do tipo documental, cuja técnica utilizada para analisar o conteúdo foi a de Bardin (2011). Nesse sentido, na fase de pré-análise, foi investigado a presença do conteúdo de polímeros nos 7 livros didáticos, que contém 6 volumes cada. Feita essa análise, verificou-se que apenas dois livros didáticos - o Diálogo e o Conexões, volume 6, da Editora Moderna, reserva um capítulo especial para trabalhar o tema. Portanto, a escolha das duas obras didáticas se deu pela presença do conteúdo de interesse dessa pesquisa. Os critérios utilizados para análise foram: critério 1: a função das imagens propostas por Sebata, Santos e Carneiro (2005); critério 2: a contextualização com ênfase na abordagem CTS, baseada na proposta por Wartha e Faljoni (2005) e Santos e Schnetzler (2015); e critério 3: o conteúdo teórico, considerando os itens propostos por Vasconcelos e Souto (2003). Os resultados mostram que o primeiro critério, ambos os livros têm muitas imagens de exemplos de aplicação dos polímeros na sociedade, podendo auxiliar os estudantes no aprendizado; entretanto, em relação a imagem cuja função foi a de contextualizar o conteúdo, constatou-se que o LD2 apresentou apenas uma imagem e poderia trazer outras realidades para contextualizar o assunto. Em relação ao segundo critério, os dois livros não atenderam satisfatoriamente a contextualização pela abordagem CTS, ou seja, o texto não é capaz de desenvolver a cidadania nos estudantes. Quanto ao terceiro critério, constatou-se que os dois livros didáticos analisados estão adequados à serie dos alunos, bem como apresentam uma linguagem acessível, e os exemplos utilizados estão atualizados. Podese considerar que os livros didáticos são importantes recursos pedagógicos e precisam ser levados em consideração no processo de ensino/aprendizagem em sala de aula. Contudo, para o professor o livro didático deve ser consultado como fonte primária associada a outras complementares de pesquisa, em razão de ser suscetível a falhas conceituais ou serem reducionistas quanto a abordagem teórica/CTS, como foi observado na pesquisa, o que pode prejudicar o aluno na construção do seu conhecimento e, por isso, requer atenção do professor ao adotá-lo em sala de aula. |
id |
UFMT-1_2786e21cff7846ab8c1b298c6945557c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/3636 |
network_acronym_str |
UFMT-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do conteúdo de polímeros nos livros didáticos do ensino médio aprovados pelo PNLD 2021CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICALivro didáticoEnsino de químicaPolímerosOs livros didáticos de Ciências são fundamentais no processo de ensino e aprendizagem, pois representam, em muitos casos, o único material didático disponível aos alunos e professores. No ensino de Química, percebe-se que muitos discentes apresentam dificuldades e as vezes aversão ao conteúdo estudado. Em relação ao ensino de polímeros grande parte dos estudantes sentem dificuldades em definir os principais conceitos. Assim, se o ensino de polímeros for contextualizado com ênfase na abordagem Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) auxiliará os estudantes a desenvolverem valores e uma visão crítica referente aos impactos que os plásticos causam na biodiversidade e ao meio ambiente, bem como os meios eficazes para minimizá-los ou evitá-los. Para isso, é importante que o professor aplique metodologias de ensino e escolha materiais didáticos que possam contribuir para o aprendizado dos alunos de forma significativa, a fim de levá-los a compreender o mundo natural, social, político e econômico. Portanto, o objetivo desse trabalho consiste em investigar o tema polímeros presentes em dois livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021. Esta pesquisa se caracteriza por ser uma abordagem qualitativa, do tipo documental, cuja técnica utilizada para analisar o conteúdo foi a de Bardin (2011). Nesse sentido, na fase de pré-análise, foi investigado a presença do conteúdo de polímeros nos 7 livros didáticos, que contém 6 volumes cada. Feita essa análise, verificou-se que apenas dois livros didáticos - o Diálogo e o Conexões, volume 6, da Editora Moderna, reserva um capítulo especial para trabalhar o tema. Portanto, a escolha das duas obras didáticas se deu pela presença do conteúdo de interesse dessa pesquisa. Os critérios utilizados para análise foram: critério 1: a função das imagens propostas por Sebata, Santos e Carneiro (2005); critério 2: a contextualização com ênfase na abordagem CTS, baseada na proposta por Wartha e Faljoni (2005) e Santos e Schnetzler (2015); e critério 3: o conteúdo teórico, considerando os itens propostos por Vasconcelos e Souto (2003). Os resultados mostram que o primeiro critério, ambos os livros têm muitas imagens de exemplos de aplicação dos polímeros na sociedade, podendo auxiliar os estudantes no aprendizado; entretanto, em relação a imagem cuja função foi a de contextualizar o conteúdo, constatou-se que o LD2 apresentou apenas uma imagem e poderia trazer outras realidades para contextualizar o assunto. Em relação ao segundo critério, os dois livros não atenderam satisfatoriamente a contextualização pela abordagem CTS, ou seja, o texto não é capaz de desenvolver a cidadania nos estudantes. Quanto ao terceiro critério, constatou-se que os dois livros didáticos analisados estão adequados à serie dos alunos, bem como apresentam uma linguagem acessível, e os exemplos utilizados estão atualizados. Podese considerar que os livros didáticos são importantes recursos pedagógicos e precisam ser levados em consideração no processo de ensino/aprendizagem em sala de aula. Contudo, para o professor o livro didático deve ser consultado como fonte primária associada a outras complementares de pesquisa, em razão de ser suscetível a falhas conceituais ou serem reducionistas quanto a abordagem teórica/CTS, como foi observado na pesquisa, o que pode prejudicar o aluno na construção do seu conhecimento e, por isso, requer atenção do professor ao adotá-lo em sala de aula.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)UFMT CUC - CuiabáQuímica - CUC - LicenciaturaDenardi, Ângela988.352.038-72http://lattes.cnpq.br/8579393326742329Denardi, Ângela988.352.038-72http://lattes.cnpq.br/8579393326742329Pereira, Mayara Peron019.512.681-56http://lattes.cnpq.br/7133055047958148Oliveira, Rennan Carlos de061.736.951-89http://lattes.cnpq.br/5494457073890111Ribeiro, Carmem Corrêa2023-11-23T16:27:35Z2022-12-162023-11-23T16:27:35Z2022-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetRIBEIRO, Carmem Corrêa. Análise do conteúdo de polímeros nos livros didáticos do ensino médio aprovados pelo PNLD 2021. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.http://bdm.ufmt.br/handle/1/3636porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-11-26T06:00:51Zoai:localhost:1/3636Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2023-11-26T06:00:51falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2023-11-26T06:00:51Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do conteúdo de polímeros nos livros didáticos do ensino médio aprovados pelo PNLD 2021 |
title |
Análise do conteúdo de polímeros nos livros didáticos do ensino médio aprovados pelo PNLD 2021 |
spellingShingle |
Análise do conteúdo de polímeros nos livros didáticos do ensino médio aprovados pelo PNLD 2021 Ribeiro, Carmem Corrêa CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA Livro didático Ensino de química Polímeros |
title_short |
Análise do conteúdo de polímeros nos livros didáticos do ensino médio aprovados pelo PNLD 2021 |
title_full |
Análise do conteúdo de polímeros nos livros didáticos do ensino médio aprovados pelo PNLD 2021 |
title_fullStr |
Análise do conteúdo de polímeros nos livros didáticos do ensino médio aprovados pelo PNLD 2021 |
title_full_unstemmed |
Análise do conteúdo de polímeros nos livros didáticos do ensino médio aprovados pelo PNLD 2021 |
title_sort |
Análise do conteúdo de polímeros nos livros didáticos do ensino médio aprovados pelo PNLD 2021 |
author |
Ribeiro, Carmem Corrêa |
author_facet |
Ribeiro, Carmem Corrêa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Denardi, Ângela 988.352.038-72 http://lattes.cnpq.br/8579393326742329 Denardi, Ângela 988.352.038-72 http://lattes.cnpq.br/8579393326742329 Pereira, Mayara Peron 019.512.681-56 http://lattes.cnpq.br/7133055047958148 Oliveira, Rennan Carlos de 061.736.951-89 http://lattes.cnpq.br/5494457073890111 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Carmem Corrêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA Livro didático Ensino de química Polímeros |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA Livro didático Ensino de química Polímeros |
description |
Os livros didáticos de Ciências são fundamentais no processo de ensino e aprendizagem, pois representam, em muitos casos, o único material didático disponível aos alunos e professores. No ensino de Química, percebe-se que muitos discentes apresentam dificuldades e as vezes aversão ao conteúdo estudado. Em relação ao ensino de polímeros grande parte dos estudantes sentem dificuldades em definir os principais conceitos. Assim, se o ensino de polímeros for contextualizado com ênfase na abordagem Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) auxiliará os estudantes a desenvolverem valores e uma visão crítica referente aos impactos que os plásticos causam na biodiversidade e ao meio ambiente, bem como os meios eficazes para minimizá-los ou evitá-los. Para isso, é importante que o professor aplique metodologias de ensino e escolha materiais didáticos que possam contribuir para o aprendizado dos alunos de forma significativa, a fim de levá-los a compreender o mundo natural, social, político e econômico. Portanto, o objetivo desse trabalho consiste em investigar o tema polímeros presentes em dois livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021. Esta pesquisa se caracteriza por ser uma abordagem qualitativa, do tipo documental, cuja técnica utilizada para analisar o conteúdo foi a de Bardin (2011). Nesse sentido, na fase de pré-análise, foi investigado a presença do conteúdo de polímeros nos 7 livros didáticos, que contém 6 volumes cada. Feita essa análise, verificou-se que apenas dois livros didáticos - o Diálogo e o Conexões, volume 6, da Editora Moderna, reserva um capítulo especial para trabalhar o tema. Portanto, a escolha das duas obras didáticas se deu pela presença do conteúdo de interesse dessa pesquisa. Os critérios utilizados para análise foram: critério 1: a função das imagens propostas por Sebata, Santos e Carneiro (2005); critério 2: a contextualização com ênfase na abordagem CTS, baseada na proposta por Wartha e Faljoni (2005) e Santos e Schnetzler (2015); e critério 3: o conteúdo teórico, considerando os itens propostos por Vasconcelos e Souto (2003). Os resultados mostram que o primeiro critério, ambos os livros têm muitas imagens de exemplos de aplicação dos polímeros na sociedade, podendo auxiliar os estudantes no aprendizado; entretanto, em relação a imagem cuja função foi a de contextualizar o conteúdo, constatou-se que o LD2 apresentou apenas uma imagem e poderia trazer outras realidades para contextualizar o assunto. Em relação ao segundo critério, os dois livros não atenderam satisfatoriamente a contextualização pela abordagem CTS, ou seja, o texto não é capaz de desenvolver a cidadania nos estudantes. Quanto ao terceiro critério, constatou-se que os dois livros didáticos analisados estão adequados à serie dos alunos, bem como apresentam uma linguagem acessível, e os exemplos utilizados estão atualizados. Podese considerar que os livros didáticos são importantes recursos pedagógicos e precisam ser levados em consideração no processo de ensino/aprendizagem em sala de aula. Contudo, para o professor o livro didático deve ser consultado como fonte primária associada a outras complementares de pesquisa, em razão de ser suscetível a falhas conceituais ou serem reducionistas quanto a abordagem teórica/CTS, como foi observado na pesquisa, o que pode prejudicar o aluno na construção do seu conhecimento e, por isso, requer atenção do professor ao adotá-lo em sala de aula. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-16 2022-12-06 2023-11-23T16:27:35Z 2023-11-23T16:27:35Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis info:eu-repo/semantics/dataset |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RIBEIRO, Carmem Corrêa. Análise do conteúdo de polímeros nos livros didáticos do ensino médio aprovados pelo PNLD 2021. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. http://bdm.ufmt.br/handle/1/3636 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Carmem Corrêa. Análise do conteúdo de polímeros nos livros didáticos do ensino médio aprovados pelo PNLD 2021. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. |
url |
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3636 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) UFMT CUC - Cuiabá Química - CUC - Licenciatura |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) UFMT CUC - Cuiabá Química - CUC - Licenciatura |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@ufmt.br|| |
_version_ |
1813012970015293440 |