Análise do conteúdo de polímeros nos livros didáticos do ensino médio aprovados pelo PNLD 2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Carmem Corrêa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3636
Resumo: Os livros didáticos de Ciências são fundamentais no processo de ensino e aprendizagem, pois representam, em muitos casos, o único material didático disponível aos alunos e professores. No ensino de Química, percebe-se que muitos discentes apresentam dificuldades e as vezes aversão ao conteúdo estudado. Em relação ao ensino de polímeros grande parte dos estudantes sentem dificuldades em definir os principais conceitos. Assim, se o ensino de polímeros for contextualizado com ênfase na abordagem Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) auxiliará os estudantes a desenvolverem valores e uma visão crítica referente aos impactos que os plásticos causam na biodiversidade e ao meio ambiente, bem como os meios eficazes para minimizá-los ou evitá-los. Para isso, é importante que o professor aplique metodologias de ensino e escolha materiais didáticos que possam contribuir para o aprendizado dos alunos de forma significativa, a fim de levá-los a compreender o mundo natural, social, político e econômico. Portanto, o objetivo desse trabalho consiste em investigar o tema polímeros presentes em dois livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021. Esta pesquisa se caracteriza por ser uma abordagem qualitativa, do tipo documental, cuja técnica utilizada para analisar o conteúdo foi a de Bardin (2011). Nesse sentido, na fase de pré-análise, foi investigado a presença do conteúdo de polímeros nos 7 livros didáticos, que contém 6 volumes cada. Feita essa análise, verificou-se que apenas dois livros didáticos - o Diálogo e o Conexões, volume 6, da Editora Moderna, reserva um capítulo especial para trabalhar o tema. Portanto, a escolha das duas obras didáticas se deu pela presença do conteúdo de interesse dessa pesquisa. Os critérios utilizados para análise foram: critério 1: a função das imagens propostas por Sebata, Santos e Carneiro (2005); critério 2: a contextualização com ênfase na abordagem CTS, baseada na proposta por Wartha e Faljoni (2005) e Santos e Schnetzler (2015); e critério 3: o conteúdo teórico, considerando os itens propostos por Vasconcelos e Souto (2003). Os resultados mostram que o primeiro critério, ambos os livros têm muitas imagens de exemplos de aplicação dos polímeros na sociedade, podendo auxiliar os estudantes no aprendizado; entretanto, em relação a imagem cuja função foi a de contextualizar o conteúdo, constatou-se que o LD2 apresentou apenas uma imagem e poderia trazer outras realidades para contextualizar o assunto. Em relação ao segundo critério, os dois livros não atenderam satisfatoriamente a contextualização pela abordagem CTS, ou seja, o texto não é capaz de desenvolver a cidadania nos estudantes. Quanto ao terceiro critério, constatou-se que os dois livros didáticos analisados estão adequados à serie dos alunos, bem como apresentam uma linguagem acessível, e os exemplos utilizados estão atualizados. Podese considerar que os livros didáticos são importantes recursos pedagógicos e precisam ser levados em consideração no processo de ensino/aprendizagem em sala de aula. Contudo, para o professor o livro didático deve ser consultado como fonte primária associada a outras complementares de pesquisa, em razão de ser suscetível a falhas conceituais ou serem reducionistas quanto a abordagem teórica/CTS, como foi observado na pesquisa, o que pode prejudicar o aluno na construção do seu conhecimento e, por isso, requer atenção do professor ao adotá-lo em sala de aula.
id UFMT-1_2786e21cff7846ab8c1b298c6945557c
oai_identifier_str oai:localhost:1/3636
network_acronym_str UFMT-1
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository_id_str
spelling Análise do conteúdo de polímeros nos livros didáticos do ensino médio aprovados pelo PNLD 2021CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICALivro didáticoEnsino de químicaPolímerosOs livros didáticos de Ciências são fundamentais no processo de ensino e aprendizagem, pois representam, em muitos casos, o único material didático disponível aos alunos e professores. No ensino de Química, percebe-se que muitos discentes apresentam dificuldades e as vezes aversão ao conteúdo estudado. Em relação ao ensino de polímeros grande parte dos estudantes sentem dificuldades em definir os principais conceitos. Assim, se o ensino de polímeros for contextualizado com ênfase na abordagem Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) auxiliará os estudantes a desenvolverem valores e uma visão crítica referente aos impactos que os plásticos causam na biodiversidade e ao meio ambiente, bem como os meios eficazes para minimizá-los ou evitá-los. Para isso, é importante que o professor aplique metodologias de ensino e escolha materiais didáticos que possam contribuir para o aprendizado dos alunos de forma significativa, a fim de levá-los a compreender o mundo natural, social, político e econômico. Portanto, o objetivo desse trabalho consiste em investigar o tema polímeros presentes em dois livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021. Esta pesquisa se caracteriza por ser uma abordagem qualitativa, do tipo documental, cuja técnica utilizada para analisar o conteúdo foi a de Bardin (2011). Nesse sentido, na fase de pré-análise, foi investigado a presença do conteúdo de polímeros nos 7 livros didáticos, que contém 6 volumes cada. Feita essa análise, verificou-se que apenas dois livros didáticos - o Diálogo e o Conexões, volume 6, da Editora Moderna, reserva um capítulo especial para trabalhar o tema. Portanto, a escolha das duas obras didáticas se deu pela presença do conteúdo de interesse dessa pesquisa. Os critérios utilizados para análise foram: critério 1: a função das imagens propostas por Sebata, Santos e Carneiro (2005); critério 2: a contextualização com ênfase na abordagem CTS, baseada na proposta por Wartha e Faljoni (2005) e Santos e Schnetzler (2015); e critério 3: o conteúdo teórico, considerando os itens propostos por Vasconcelos e Souto (2003). Os resultados mostram que o primeiro critério, ambos os livros têm muitas imagens de exemplos de aplicação dos polímeros na sociedade, podendo auxiliar os estudantes no aprendizado; entretanto, em relação a imagem cuja função foi a de contextualizar o conteúdo, constatou-se que o LD2 apresentou apenas uma imagem e poderia trazer outras realidades para contextualizar o assunto. Em relação ao segundo critério, os dois livros não atenderam satisfatoriamente a contextualização pela abordagem CTS, ou seja, o texto não é capaz de desenvolver a cidadania nos estudantes. Quanto ao terceiro critério, constatou-se que os dois livros didáticos analisados estão adequados à serie dos alunos, bem como apresentam uma linguagem acessível, e os exemplos utilizados estão atualizados. Podese considerar que os livros didáticos são importantes recursos pedagógicos e precisam ser levados em consideração no processo de ensino/aprendizagem em sala de aula. Contudo, para o professor o livro didático deve ser consultado como fonte primária associada a outras complementares de pesquisa, em razão de ser suscetível a falhas conceituais ou serem reducionistas quanto a abordagem teórica/CTS, como foi observado na pesquisa, o que pode prejudicar o aluno na construção do seu conhecimento e, por isso, requer atenção do professor ao adotá-lo em sala de aula.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)UFMT CUC - CuiabáQuímica - CUC - LicenciaturaDenardi, Ângela988.352.038-72http://lattes.cnpq.br/8579393326742329Denardi, Ângela988.352.038-72http://lattes.cnpq.br/8579393326742329Pereira, Mayara Peron019.512.681-56http://lattes.cnpq.br/7133055047958148Oliveira, Rennan Carlos de061.736.951-89http://lattes.cnpq.br/5494457073890111Ribeiro, Carmem Corrêa2023-11-23T16:27:35Z2022-12-162023-11-23T16:27:35Z2022-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetRIBEIRO, Carmem Corrêa. Análise do conteúdo de polímeros nos livros didáticos do ensino médio aprovados pelo PNLD 2021. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.http://bdm.ufmt.br/handle/1/3636porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-11-26T06:00:51Zoai:localhost:1/3636Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2023-11-26T06:00:51falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2023-11-26T06:00:51Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do conteúdo de polímeros nos livros didáticos do ensino médio aprovados pelo PNLD 2021
title Análise do conteúdo de polímeros nos livros didáticos do ensino médio aprovados pelo PNLD 2021
spellingShingle Análise do conteúdo de polímeros nos livros didáticos do ensino médio aprovados pelo PNLD 2021
Ribeiro, Carmem Corrêa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Livro didático
Ensino de química
Polímeros
title_short Análise do conteúdo de polímeros nos livros didáticos do ensino médio aprovados pelo PNLD 2021
title_full Análise do conteúdo de polímeros nos livros didáticos do ensino médio aprovados pelo PNLD 2021
title_fullStr Análise do conteúdo de polímeros nos livros didáticos do ensino médio aprovados pelo PNLD 2021
title_full_unstemmed Análise do conteúdo de polímeros nos livros didáticos do ensino médio aprovados pelo PNLD 2021
title_sort Análise do conteúdo de polímeros nos livros didáticos do ensino médio aprovados pelo PNLD 2021
author Ribeiro, Carmem Corrêa
author_facet Ribeiro, Carmem Corrêa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Denardi, Ângela
988.352.038-72
http://lattes.cnpq.br/8579393326742329
Denardi, Ângela
988.352.038-72
http://lattes.cnpq.br/8579393326742329
Pereira, Mayara Peron
019.512.681-56
http://lattes.cnpq.br/7133055047958148
Oliveira, Rennan Carlos de
061.736.951-89
http://lattes.cnpq.br/5494457073890111
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Carmem Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Livro didático
Ensino de química
Polímeros
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Livro didático
Ensino de química
Polímeros
description Os livros didáticos de Ciências são fundamentais no processo de ensino e aprendizagem, pois representam, em muitos casos, o único material didático disponível aos alunos e professores. No ensino de Química, percebe-se que muitos discentes apresentam dificuldades e as vezes aversão ao conteúdo estudado. Em relação ao ensino de polímeros grande parte dos estudantes sentem dificuldades em definir os principais conceitos. Assim, se o ensino de polímeros for contextualizado com ênfase na abordagem Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) auxiliará os estudantes a desenvolverem valores e uma visão crítica referente aos impactos que os plásticos causam na biodiversidade e ao meio ambiente, bem como os meios eficazes para minimizá-los ou evitá-los. Para isso, é importante que o professor aplique metodologias de ensino e escolha materiais didáticos que possam contribuir para o aprendizado dos alunos de forma significativa, a fim de levá-los a compreender o mundo natural, social, político e econômico. Portanto, o objetivo desse trabalho consiste em investigar o tema polímeros presentes em dois livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021. Esta pesquisa se caracteriza por ser uma abordagem qualitativa, do tipo documental, cuja técnica utilizada para analisar o conteúdo foi a de Bardin (2011). Nesse sentido, na fase de pré-análise, foi investigado a presença do conteúdo de polímeros nos 7 livros didáticos, que contém 6 volumes cada. Feita essa análise, verificou-se que apenas dois livros didáticos - o Diálogo e o Conexões, volume 6, da Editora Moderna, reserva um capítulo especial para trabalhar o tema. Portanto, a escolha das duas obras didáticas se deu pela presença do conteúdo de interesse dessa pesquisa. Os critérios utilizados para análise foram: critério 1: a função das imagens propostas por Sebata, Santos e Carneiro (2005); critério 2: a contextualização com ênfase na abordagem CTS, baseada na proposta por Wartha e Faljoni (2005) e Santos e Schnetzler (2015); e critério 3: o conteúdo teórico, considerando os itens propostos por Vasconcelos e Souto (2003). Os resultados mostram que o primeiro critério, ambos os livros têm muitas imagens de exemplos de aplicação dos polímeros na sociedade, podendo auxiliar os estudantes no aprendizado; entretanto, em relação a imagem cuja função foi a de contextualizar o conteúdo, constatou-se que o LD2 apresentou apenas uma imagem e poderia trazer outras realidades para contextualizar o assunto. Em relação ao segundo critério, os dois livros não atenderam satisfatoriamente a contextualização pela abordagem CTS, ou seja, o texto não é capaz de desenvolver a cidadania nos estudantes. Quanto ao terceiro critério, constatou-se que os dois livros didáticos analisados estão adequados à serie dos alunos, bem como apresentam uma linguagem acessível, e os exemplos utilizados estão atualizados. Podese considerar que os livros didáticos são importantes recursos pedagógicos e precisam ser levados em consideração no processo de ensino/aprendizagem em sala de aula. Contudo, para o professor o livro didático deve ser consultado como fonte primária associada a outras complementares de pesquisa, em razão de ser suscetível a falhas conceituais ou serem reducionistas quanto a abordagem teórica/CTS, como foi observado na pesquisa, o que pode prejudicar o aluno na construção do seu conhecimento e, por isso, requer atenção do professor ao adotá-lo em sala de aula.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-16
2022-12-06
2023-11-23T16:27:35Z
2023-11-23T16:27:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/dataset
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Carmem Corrêa. Análise do conteúdo de polímeros nos livros didáticos do ensino médio aprovados pelo PNLD 2021. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3636
identifier_str_mv RIBEIRO, Carmem Corrêa. Análise do conteúdo de polímeros nos livros didáticos do ensino médio aprovados pelo PNLD 2021. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.
url http://bdm.ufmt.br/handle/1/3636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
UFMT CUC - Cuiabá
Química - CUC - Licenciatura
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
UFMT CUC - Cuiabá
Química - CUC - Licenciatura
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
collection Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@ufmt.br||
_version_ 1813012970015293440