Análise histórico-crítica dos livros didáticos de química aprovados no PNLD 2015
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22550 |
Resumo: | Os livros didáticos (LD) têm um papel central na formação do estudante enquanto trabalhador e cidadão pois, como principal instrumento da prática pedagógica, ele cumpre a função de orientação tanto da prática do professor, quanto da aprendizagem do estudante. No Brasil, para o Ensino Médio da rede pública de ensino, são distribuídos gratuitamente os livros didáticos através do Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD), cujo conteúdo é orientado pelas políticas públicas do Estado burguês. Dessa forma, emerge a importância do estudo sobre a influência do modelo de produção Toyotista sobre o livro didático de Química (LDQ), pois este material didático deve contribuir à dupla exigência da educação: de um lado, formar o indivíduo para dar continuidade aos estudos e de outro lado, formar o indivíduo para o mundo do trabalho. Tendo essa preocupação, nosso objetivo central nessa dissertação é analisar a influência do modelo de produção Toyotista nos livros didáticos de Química aprovados no PNLD 2015. Essa discussão revestese de importância no âmbito do Ensino de Ciências em razão da possibilidade de apresentar outros debates que envolvem o LD utilizado no Ensino de Química, indo além das discussões internalistas desse objeto. Desse modo, a compreensão dos aspectos externos à educação em cada momento histórico contribuem para os valores expressos nos LDQ. Para alcançar, interpretar, e discutir os resultados, utilizamos como paradigma teórico-metodológico o materialismo histórico, em conjunto com a análise qualitativa e a técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que os LDQ apresentam em seus conteúdos questões envolvendo valores que agregam a perspectiva do Toyotismo. |
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Dessa forma, emerge a importância do estudo sobre a influência do modelo de produção Toyotista sobre o livro didático de Química (LDQ), pois este material didático deve contribuir à dupla exigência da educação: de um lado, formar o indivíduo para dar continuidade aos estudos e de outro lado, formar o indivíduo para o mundo do trabalho. Tendo essa preocupação, nosso objetivo central nessa dissertação é analisar a influência do modelo de produção Toyotista nos livros didáticos de Química aprovados no PNLD 2015. Essa discussão revestese de importância no âmbito do Ensino de Ciências em razão da possibilidade de apresentar outros debates que envolvem o LD utilizado no Ensino de Química, indo além das discussões internalistas desse objeto. Desse modo, a compreensão dos aspectos externos à educação em cada momento histórico contribuem para os valores expressos nos LDQ. Para alcançar, interpretar, e discutir os resultados, utilizamos como paradigma teórico-metodológico o materialismo histórico, em conjunto com a análise qualitativa e a técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que os LDQ apresentam em seus conteúdos questões envolvendo valores que agregam a perspectiva do Toyotismo.Submitted by Maximiller Santos (maximillersouza@yahoo.com.br) on 2017-05-19T19:11:09Z No. of bitstreams: 1 Maximiller Souza. Dissertação.pdf: 1287309 bytes, checksum: f82facc0ed9f9c2f74bc264b402f5678 (MD5)Approved for entry into archive by Vanessa Reis (vanessa.jamile@ufba.br) on 2017-05-22T13:37:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Maximiller Souza. Dissertação.pdf: 1287309 bytes, checksum: f82facc0ed9f9c2f74bc264b402f5678 (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-22T13:37:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maximiller Souza. 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