Viabilidade de introdução às STEM (science, technology, engeneering and mathematics) a partir de um brinquedo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Odilon, Janete Santiago de Medeiros
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3390
Resumo: For cultural, societal, or economic reasons, as well as the inequality and lack of diversity in these professions, it can be difficult for young people and youngsters to get interested in science occupations, especially those connected to science, technology, engineering, and mathematics (STEM). One technique to pique young people's interest in science is to introduce them to scientific ideas. The goal of this research was to see if it was possible to teach some cell biology concepts using a toy microscope that is available for purchase. In order to achieve this, the toy device's ability to capture images of plant and human cell blades was compared to that of a real microscope. The toy, which lacks crucial parts like the charriot and condenser but can display cells, fibers, and other microscopic structures in various extensions, was noted to be a simplification of real equipment. It is obvious that using a procedure that is appropriately orientated and guided, this toy can serve as a guiding element to explain principles of cellular, physical, and chemical biology.
id UFMT-1_656ad068e0c7f090d12ec1f437f177fd
oai_identifier_str oai:localhost:1/3390
network_acronym_str UFMT-1
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository_id_str
spelling Viabilidade de introdução às STEM (science, technology, engeneering and mathematics) a partir de um brinquedoCNPQ::OUTROS::BIOMEDICINASTEMbrinquedomicroscópiobiologia celularcell biologySTEMmicroscopeFor cultural, societal, or economic reasons, as well as the inequality and lack of diversity in these professions, it can be difficult for young people and youngsters to get interested in science occupations, especially those connected to science, technology, engineering, and mathematics (STEM). One technique to pique young people's interest in science is to introduce them to scientific ideas. The goal of this research was to see if it was possible to teach some cell biology concepts using a toy microscope that is available for purchase. In order to achieve this, the toy device's ability to capture images of plant and human cell blades was compared to that of a real microscope. The toy, which lacks crucial parts like the charriot and condenser but can display cells, fibers, and other microscopic structures in various extensions, was noted to be a simplification of real equipment. It is obvious that using a procedure that is appropriately orientated and guided, this toy can serve as a guiding element to explain principles of cellular, physical, and chemical biology.A descoberta das carreiras científicas, especialmente aquelas relacionadas à ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) por jovens e crianças é desafiadora, seja por questões culturais, sociais ou econômicas, nota-se desigualdade e pouca diversidade nessas carreiras. Introduzir conceitos científicos na infância é uma das maneiras de despertar a curiosidade e o interesse pela ciência. O objetivo deste trabalho foi verificar a viabilidade de introduzir alguns conceitos de biologia celular a partir de um microscópio de brinquedo disponível comercialmente. Para tanto, foram realizadas comparações entre o dispositivo de brinquedo e um microscópio profissional e analisada sua capacidade produzir imagens de lâminas de células vegetais e humanas. Observou-se que o brinquedo é uma simplificação do equipamento real, deixando de ter componentes importantes como charriot e condensador, mas capaz de mostrar células, fibras e outras estruturas microscópicas em diferentes ampliações. Percebe-se que esse brinquedo pode ser um elemento norteador para introduzir conceitos de biologia celular, física e química, desde num processo que devidamente orientado e guiado.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – AraguaiaUFMT CUA - AraguaiaBiomedicina - CUAFonseca Filho, Paulo Roberto da2893682941511355http://lattes.cnpq.br/2893682941511355Fonseca Filho, Paulo Roberto da2893682941511355http://lattes.cnpq.br/2893682941511355França, Adenilda Cristina Honorio1037328323116064http://lattes.cnpq.br/1037328323116064França, Eduardo Luzía3786649407711566http://lattes.cnpq.br/3786649407711566Odilon, Janete Santiago de Medeiros2023-08-31T15:24:13Z2023-06-032023-08-31T15:24:13Z2023-05-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetODILON, Janete Santiago de Medeiros. Viabilidade de introdução às STEM (science, technology, engeneering and mathematics) a partir de um brinquedo. 2023. 27 f. Monografia (Bacharelado em Biomedicina) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2023.http://bdm.ufmt.br/handle/1/3390porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-09-07T07:00:34Zoai:localhost:1/3390Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2023-09-07T07:00:34falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2023-09-07T07:00:34Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Viabilidade de introdução às STEM (science, technology, engeneering and mathematics) a partir de um brinquedo
title Viabilidade de introdução às STEM (science, technology, engeneering and mathematics) a partir de um brinquedo
spellingShingle Viabilidade de introdução às STEM (science, technology, engeneering and mathematics) a partir de um brinquedo
Odilon, Janete Santiago de Medeiros
CNPQ::OUTROS::BIOMEDICINA
STEM
brinquedo
microscópio
biologia celular
cell biology
STEM
microscope
title_short Viabilidade de introdução às STEM (science, technology, engeneering and mathematics) a partir de um brinquedo
title_full Viabilidade de introdução às STEM (science, technology, engeneering and mathematics) a partir de um brinquedo
title_fullStr Viabilidade de introdução às STEM (science, technology, engeneering and mathematics) a partir de um brinquedo
title_full_unstemmed Viabilidade de introdução às STEM (science, technology, engeneering and mathematics) a partir de um brinquedo
title_sort Viabilidade de introdução às STEM (science, technology, engeneering and mathematics) a partir de um brinquedo
author Odilon, Janete Santiago de Medeiros
author_facet Odilon, Janete Santiago de Medeiros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca Filho, Paulo Roberto da
2893682941511355
http://lattes.cnpq.br/2893682941511355
Fonseca Filho, Paulo Roberto da
2893682941511355
http://lattes.cnpq.br/2893682941511355
França, Adenilda Cristina Honorio
1037328323116064
http://lattes.cnpq.br/1037328323116064
França, Eduardo Luzía
3786649407711566
http://lattes.cnpq.br/3786649407711566
dc.contributor.author.fl_str_mv Odilon, Janete Santiago de Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::OUTROS::BIOMEDICINA
STEM
brinquedo
microscópio
biologia celular
cell biology
STEM
microscope
topic CNPQ::OUTROS::BIOMEDICINA
STEM
brinquedo
microscópio
biologia celular
cell biology
STEM
microscope
description For cultural, societal, or economic reasons, as well as the inequality and lack of diversity in these professions, it can be difficult for young people and youngsters to get interested in science occupations, especially those connected to science, technology, engineering, and mathematics (STEM). One technique to pique young people's interest in science is to introduce them to scientific ideas. The goal of this research was to see if it was possible to teach some cell biology concepts using a toy microscope that is available for purchase. In order to achieve this, the toy device's ability to capture images of plant and human cell blades was compared to that of a real microscope. The toy, which lacks crucial parts like the charriot and condenser but can display cells, fibers, and other microscopic structures in various extensions, was noted to be a simplification of real equipment. It is obvious that using a procedure that is appropriately orientated and guided, this toy can serve as a guiding element to explain principles of cellular, physical, and chemical biology.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-31T15:24:13Z
2023-06-03
2023-08-31T15:24:13Z
2023-05-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/dataset
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ODILON, Janete Santiago de Medeiros. Viabilidade de introdução às STEM (science, technology, engeneering and mathematics) a partir de um brinquedo. 2023. 27 f. Monografia (Bacharelado em Biomedicina) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2023.
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3390
identifier_str_mv ODILON, Janete Santiago de Medeiros. Viabilidade de introdução às STEM (science, technology, engeneering and mathematics) a partir de um brinquedo. 2023. 27 f. Monografia (Bacharelado em Biomedicina) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2023.
url http://bdm.ufmt.br/handle/1/3390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Biomedicina - CUA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Biomedicina - CUA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
collection Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@ufmt.br||
_version_ 1813012971630100480