Jornalismo de revista e publicidade : elementos da linguagem publicitária no contrato de leitura da revista Superinteressante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
Texto Completo: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2882 |
Resumo: | This monograph presents a qualitative analysis of six issues published in Superinteressante magazine in 2018 in order to understand how publicity is present in the reading contract established by the journalistic vehicle. The methodology used was the discourse analysis, especially the concept of reading contract of Eliseo Verón (1983). There is a theoretical approach dealing with magazine journalism and its relationship with advertising, as well as a contextualization about magazines in Brazil. There were observed and analysed enunciative structures in the covers, the arrangement between texts and images in the body of the cover stories and in the photographic or illustration works, the use of infographics and the language used to relate to the reader in order to identify patterns and breaks in the constitution of Superinteressante contract with the public. |
id |
UFMT-1_6f19c1e87a68f2eb71b84e398e9a7786 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/2882 |
network_acronym_str |
UFMT-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Jornalismo de revista e publicidade : elementos da linguagem publicitária no contrato de leitura da revista SuperinteressanteCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOJornalismoPublicidadeContrato de leituraSuperinteressanteJornalismo de revistaJournalismAdvertisingReading contractSuperinteressanteMagazine journalismThis monograph presents a qualitative analysis of six issues published in Superinteressante magazine in 2018 in order to understand how publicity is present in the reading contract established by the journalistic vehicle. The methodology used was the discourse analysis, especially the concept of reading contract of Eliseo Verón (1983). There is a theoretical approach dealing with magazine journalism and its relationship with advertising, as well as a contextualization about magazines in Brazil. There were observed and analysed enunciative structures in the covers, the arrangement between texts and images in the body of the cover stories and in the photographic or illustration works, the use of infographics and the language used to relate to the reader in order to identify patterns and breaks in the constitution of Superinteressante contract with the public.Esta monografia apresenta uma análise qualitativa de seis edições da revista Superinteressante publicadas em 2018, visando entender de que forma a publicidade está presente no contrato de leitura estabelecido pelo veículo jornalístico. A metodologia utilizada foi a análise do discurso, sobretudo o conceito de contrato de leitura de Eliseo Verón (1983). Há um apanhado teórico abordando o jornalismo de revista e sua relação com a publicidade, além de uma contextualização sobre as revistas no Brasil. Foram observadas e analisadas estruturas enunciativas presentes nas capas, a disposição entre textos e imagens no corpo das reportagens de capa e nos trabalhos fotográficos ou de ilustração, o uso de infográficos e a linguagem utilizada para se relacionar ao leitor, a fim de identificar padrões e rupturas na constituição do contrato de Superinteressante com o público.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)UFMT CUC - CuiabáJornalismo - CUCCoêlho, Tamires Ferreira.http://lattes.cnpq.br/1722581256304187Coêlho, Tamires Ferreira.http://lattes.cnpq.br/1722581256304187Araújo, Bruno Bernardo de041.970.743-36http://lattes.cnpq.br/7417510546389019Luiz, Thiago Cury311.694.478-48http://lattes.cnpq.br/5117776761246028Bach, Barbara Ferreira2023-02-24T19:18:37Z2019-04-172023-02-24T19:18:37Z2019-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetBACH, Barbara Ferreira. Jornalismo de revista e publicidade: elementos da linguagem publicitária no contrato de leitura da revista Superinteressante. 2019. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2019.http://bdm.ufmt.br/handle/1/2882porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-03-01T07:00:24Zoai:localhost:1/2882Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2023-03-01T07:00:24falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2023-03-01T07:00:24Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jornalismo de revista e publicidade : elementos da linguagem publicitária no contrato de leitura da revista Superinteressante |
title |
Jornalismo de revista e publicidade : elementos da linguagem publicitária no contrato de leitura da revista Superinteressante |
spellingShingle |
Jornalismo de revista e publicidade : elementos da linguagem publicitária no contrato de leitura da revista Superinteressante Bach, Barbara Ferreira CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO Jornalismo Publicidade Contrato de leitura Superinteressante Jornalismo de revista Journalism Advertising Reading contract Superinteressante Magazine journalism |
title_short |
Jornalismo de revista e publicidade : elementos da linguagem publicitária no contrato de leitura da revista Superinteressante |
title_full |
Jornalismo de revista e publicidade : elementos da linguagem publicitária no contrato de leitura da revista Superinteressante |
title_fullStr |
Jornalismo de revista e publicidade : elementos da linguagem publicitária no contrato de leitura da revista Superinteressante |
title_full_unstemmed |
Jornalismo de revista e publicidade : elementos da linguagem publicitária no contrato de leitura da revista Superinteressante |
title_sort |
Jornalismo de revista e publicidade : elementos da linguagem publicitária no contrato de leitura da revista Superinteressante |
author |
Bach, Barbara Ferreira |
author_facet |
Bach, Barbara Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coêlho, Tamires Ferreira . http://lattes.cnpq.br/1722581256304187 Coêlho, Tamires Ferreira . http://lattes.cnpq.br/1722581256304187 Araújo, Bruno Bernardo de 041.970.743-36 http://lattes.cnpq.br/7417510546389019 Luiz, Thiago Cury 311.694.478-48 http://lattes.cnpq.br/5117776761246028 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bach, Barbara Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO Jornalismo Publicidade Contrato de leitura Superinteressante Jornalismo de revista Journalism Advertising Reading contract Superinteressante Magazine journalism |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO Jornalismo Publicidade Contrato de leitura Superinteressante Jornalismo de revista Journalism Advertising Reading contract Superinteressante Magazine journalism |
description |
This monograph presents a qualitative analysis of six issues published in Superinteressante magazine in 2018 in order to understand how publicity is present in the reading contract established by the journalistic vehicle. The methodology used was the discourse analysis, especially the concept of reading contract of Eliseo Verón (1983). There is a theoretical approach dealing with magazine journalism and its relationship with advertising, as well as a contextualization about magazines in Brazil. There were observed and analysed enunciative structures in the covers, the arrangement between texts and images in the body of the cover stories and in the photographic or illustration works, the use of infographics and the language used to relate to the reader in order to identify patterns and breaks in the constitution of Superinteressante contract with the public. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-17 2019-04-09 2023-02-24T19:18:37Z 2023-02-24T19:18:37Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis info:eu-repo/semantics/dataset |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BACH, Barbara Ferreira. Jornalismo de revista e publicidade: elementos da linguagem publicitária no contrato de leitura da revista Superinteressante. 2019. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2019. http://bdm.ufmt.br/handle/1/2882 |
identifier_str_mv |
BACH, Barbara Ferreira. Jornalismo de revista e publicidade: elementos da linguagem publicitária no contrato de leitura da revista Superinteressante. 2019. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2019. |
url |
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) UFMT CUC - Cuiabá Jornalismo - CUC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) UFMT CUC - Cuiabá Jornalismo - CUC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@ufmt.br|| |
_version_ |
1804658256806674432 |