Nuances sobre a formação de professores de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stiz, Janaína da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3644
Resumo: Este trabalho se insere no âmbito das pesquisas que buscam a compreensão dos processos de formação de professores em Química. Neste sentido, o objetivo está pautado em analisar como a temática de formação inicial de professores vem sendo abordada no Ensino de Química, considerando artigos acadêmicos publicados na revista Química Nova na Escola (QNEsc). Deste modo, apresenta-se o problema da pesquisa norteado pela seguinte questão: Como se expressa a temática sobre formação de professores nos artigos publicados na revista Química Nova na Escola (QNEsc)? Na metodologia optou-se por realizar a investigação respaldada pelos pressupostos da pesquisa qualitativa do tipo pesquisa bibliográfica, onde foram analisados 55 artigos na referida revista, no período de 1995 a 2020, e a escolha de 10 artigos se deu a partir dos descritores: Formação de Professores, Formação Inicial e o Ensino de Química. Para análise dos registros de informações obtidas, a pesquisa baseou-se na perspectiva da abordagem interpretativa. Os resultados da pesquisa mostraram como a formação inicial implica nas práticas pedagógicas, e como o planejamento e as experiências devem sofrer reflexões ao decorrer da formação para manter o conteúdo e a ciência envolta da aprendizagem e entendimento do aluno. E com ao passar dos anos de estudos, as contribuições acerca das reflexões sobre a temática, e a construção de uma formação docente quase ideal fica atrelado a tantos aspectos, que não existe uma fórmula específica para uma formação de professores dita como a certa.
id UFMT-1_8665a92e0ff695375873cc922a343be4
oai_identifier_str oai:localhost:1/3644
network_acronym_str UFMT-1
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository_id_str
spelling Nuances sobre a formação de professores de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc)CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAFormação de professoresEnsino de químicaFormação inicialEste trabalho se insere no âmbito das pesquisas que buscam a compreensão dos processos de formação de professores em Química. Neste sentido, o objetivo está pautado em analisar como a temática de formação inicial de professores vem sendo abordada no Ensino de Química, considerando artigos acadêmicos publicados na revista Química Nova na Escola (QNEsc). Deste modo, apresenta-se o problema da pesquisa norteado pela seguinte questão: Como se expressa a temática sobre formação de professores nos artigos publicados na revista Química Nova na Escola (QNEsc)? Na metodologia optou-se por realizar a investigação respaldada pelos pressupostos da pesquisa qualitativa do tipo pesquisa bibliográfica, onde foram analisados 55 artigos na referida revista, no período de 1995 a 2020, e a escolha de 10 artigos se deu a partir dos descritores: Formação de Professores, Formação Inicial e o Ensino de Química. Para análise dos registros de informações obtidas, a pesquisa baseou-se na perspectiva da abordagem interpretativa. Os resultados da pesquisa mostraram como a formação inicial implica nas práticas pedagógicas, e como o planejamento e as experiências devem sofrer reflexões ao decorrer da formação para manter o conteúdo e a ciência envolta da aprendizagem e entendimento do aluno. E com ao passar dos anos de estudos, as contribuições acerca das reflexões sobre a temática, e a construção de uma formação docente quase ideal fica atrelado a tantos aspectos, que não existe uma fórmula específica para uma formação de professores dita como a certa.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)UFMT CUC - CuiabáQuímica - CUC - LicenciaturaRibeiro, Marcel Thiago Damasceno691.442.141-20http://lattes.cnpq.br/5484650266886844Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno691.442.141-20http://lattes.cnpq.br/5484650266886844Floriano, Léo da Silva021.447.031-83http://lattes.cnpq.br/1627377738648438Silva, Álef Vinicius de Jesus057.347.401-01http://lattes.cnpq.br/7418420340383436Stiz, Janaína da Silva2023-11-27T15:17:57Z2022-07-192023-11-27T15:17:57Z2022-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetSTIZ, Janaína da Silva. Nuances sobre a formação de professores de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc). 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.http://bdm.ufmt.br/handle/1/3644porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-12-01T06:09:03Zoai:localhost:1/3644Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2023-12-01T06:09:03falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2023-12-01T06:09:03Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Nuances sobre a formação de professores de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc)
title Nuances sobre a formação de professores de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc)
spellingShingle Nuances sobre a formação de professores de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc)
Stiz, Janaína da Silva
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Formação de professores
Ensino de química
Formação inicial
title_short Nuances sobre a formação de professores de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc)
title_full Nuances sobre a formação de professores de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc)
title_fullStr Nuances sobre a formação de professores de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc)
title_full_unstemmed Nuances sobre a formação de professores de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc)
title_sort Nuances sobre a formação de professores de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc)
author Stiz, Janaína da Silva
author_facet Stiz, Janaína da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
691.442.141-20
http://lattes.cnpq.br/5484650266886844
Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
691.442.141-20
http://lattes.cnpq.br/5484650266886844
Floriano, Léo da Silva
021.447.031-83
http://lattes.cnpq.br/1627377738648438
Silva, Álef Vinicius de Jesus
057.347.401-01
http://lattes.cnpq.br/7418420340383436
dc.contributor.author.fl_str_mv Stiz, Janaína da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Formação de professores
Ensino de química
Formação inicial
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Formação de professores
Ensino de química
Formação inicial
description Este trabalho se insere no âmbito das pesquisas que buscam a compreensão dos processos de formação de professores em Química. Neste sentido, o objetivo está pautado em analisar como a temática de formação inicial de professores vem sendo abordada no Ensino de Química, considerando artigos acadêmicos publicados na revista Química Nova na Escola (QNEsc). Deste modo, apresenta-se o problema da pesquisa norteado pela seguinte questão: Como se expressa a temática sobre formação de professores nos artigos publicados na revista Química Nova na Escola (QNEsc)? Na metodologia optou-se por realizar a investigação respaldada pelos pressupostos da pesquisa qualitativa do tipo pesquisa bibliográfica, onde foram analisados 55 artigos na referida revista, no período de 1995 a 2020, e a escolha de 10 artigos se deu a partir dos descritores: Formação de Professores, Formação Inicial e o Ensino de Química. Para análise dos registros de informações obtidas, a pesquisa baseou-se na perspectiva da abordagem interpretativa. Os resultados da pesquisa mostraram como a formação inicial implica nas práticas pedagógicas, e como o planejamento e as experiências devem sofrer reflexões ao decorrer da formação para manter o conteúdo e a ciência envolta da aprendizagem e entendimento do aluno. E com ao passar dos anos de estudos, as contribuições acerca das reflexões sobre a temática, e a construção de uma formação docente quase ideal fica atrelado a tantos aspectos, que não existe uma fórmula específica para uma formação de professores dita como a certa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-19
2022-07-13
2023-11-27T15:17:57Z
2023-11-27T15:17:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/dataset
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv STIZ, Janaína da Silva. Nuances sobre a formação de professores de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc). 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3644
identifier_str_mv STIZ, Janaína da Silva. Nuances sobre a formação de professores de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc). 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.
url http://bdm.ufmt.br/handle/1/3644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
UFMT CUC - Cuiabá
Química - CUC - Licenciatura
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
UFMT CUC - Cuiabá
Química - CUC - Licenciatura
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
collection Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@ufmt.br||
_version_ 1804658261439283200