Nuances sobre a formação de professores de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
Texto Completo: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3644 |
Resumo: | Este trabalho se insere no âmbito das pesquisas que buscam a compreensão dos processos de formação de professores em Química. Neste sentido, o objetivo está pautado em analisar como a temática de formação inicial de professores vem sendo abordada no Ensino de Química, considerando artigos acadêmicos publicados na revista Química Nova na Escola (QNEsc). Deste modo, apresenta-se o problema da pesquisa norteado pela seguinte questão: Como se expressa a temática sobre formação de professores nos artigos publicados na revista Química Nova na Escola (QNEsc)? Na metodologia optou-se por realizar a investigação respaldada pelos pressupostos da pesquisa qualitativa do tipo pesquisa bibliográfica, onde foram analisados 55 artigos na referida revista, no período de 1995 a 2020, e a escolha de 10 artigos se deu a partir dos descritores: Formação de Professores, Formação Inicial e o Ensino de Química. Para análise dos registros de informações obtidas, a pesquisa baseou-se na perspectiva da abordagem interpretativa. Os resultados da pesquisa mostraram como a formação inicial implica nas práticas pedagógicas, e como o planejamento e as experiências devem sofrer reflexões ao decorrer da formação para manter o conteúdo e a ciência envolta da aprendizagem e entendimento do aluno. E com ao passar dos anos de estudos, as contribuições acerca das reflexões sobre a temática, e a construção de uma formação docente quase ideal fica atrelado a tantos aspectos, que não existe uma fórmula específica para uma formação de professores dita como a certa. |
id |
UFMT-1_8665a92e0ff695375873cc922a343be4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/3644 |
network_acronym_str |
UFMT-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Nuances sobre a formação de professores de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc)CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAFormação de professoresEnsino de químicaFormação inicialEste trabalho se insere no âmbito das pesquisas que buscam a compreensão dos processos de formação de professores em Química. Neste sentido, o objetivo está pautado em analisar como a temática de formação inicial de professores vem sendo abordada no Ensino de Química, considerando artigos acadêmicos publicados na revista Química Nova na Escola (QNEsc). Deste modo, apresenta-se o problema da pesquisa norteado pela seguinte questão: Como se expressa a temática sobre formação de professores nos artigos publicados na revista Química Nova na Escola (QNEsc)? Na metodologia optou-se por realizar a investigação respaldada pelos pressupostos da pesquisa qualitativa do tipo pesquisa bibliográfica, onde foram analisados 55 artigos na referida revista, no período de 1995 a 2020, e a escolha de 10 artigos se deu a partir dos descritores: Formação de Professores, Formação Inicial e o Ensino de Química. Para análise dos registros de informações obtidas, a pesquisa baseou-se na perspectiva da abordagem interpretativa. Os resultados da pesquisa mostraram como a formação inicial implica nas práticas pedagógicas, e como o planejamento e as experiências devem sofrer reflexões ao decorrer da formação para manter o conteúdo e a ciência envolta da aprendizagem e entendimento do aluno. E com ao passar dos anos de estudos, as contribuições acerca das reflexões sobre a temática, e a construção de uma formação docente quase ideal fica atrelado a tantos aspectos, que não existe uma fórmula específica para uma formação de professores dita como a certa.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)UFMT CUC - CuiabáQuímica - CUC - LicenciaturaRibeiro, Marcel Thiago Damasceno691.442.141-20http://lattes.cnpq.br/5484650266886844Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno691.442.141-20http://lattes.cnpq.br/5484650266886844Floriano, Léo da Silva021.447.031-83http://lattes.cnpq.br/1627377738648438Silva, Álef Vinicius de Jesus057.347.401-01http://lattes.cnpq.br/7418420340383436Stiz, Janaína da Silva2023-11-27T15:17:57Z2022-07-192023-11-27T15:17:57Z2022-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetSTIZ, Janaína da Silva. Nuances sobre a formação de professores de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc). 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.http://bdm.ufmt.br/handle/1/3644porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-12-01T06:09:03Zoai:localhost:1/3644Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2023-12-01T06:09:03falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2023-12-01T06:09:03Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nuances sobre a formação de professores de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc) |
title |
Nuances sobre a formação de professores de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc) |
spellingShingle |
Nuances sobre a formação de professores de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc) Stiz, Janaína da Silva CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA Formação de professores Ensino de química Formação inicial |
title_short |
Nuances sobre a formação de professores de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc) |
title_full |
Nuances sobre a formação de professores de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc) |
title_fullStr |
Nuances sobre a formação de professores de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc) |
title_full_unstemmed |
Nuances sobre a formação de professores de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc) |
title_sort |
Nuances sobre a formação de professores de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc) |
author |
Stiz, Janaína da Silva |
author_facet |
Stiz, Janaína da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno 691.442.141-20 http://lattes.cnpq.br/5484650266886844 Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno 691.442.141-20 http://lattes.cnpq.br/5484650266886844 Floriano, Léo da Silva 021.447.031-83 http://lattes.cnpq.br/1627377738648438 Silva, Álef Vinicius de Jesus 057.347.401-01 http://lattes.cnpq.br/7418420340383436 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stiz, Janaína da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA Formação de professores Ensino de química Formação inicial |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA Formação de professores Ensino de química Formação inicial |
description |
Este trabalho se insere no âmbito das pesquisas que buscam a compreensão dos processos de formação de professores em Química. Neste sentido, o objetivo está pautado em analisar como a temática de formação inicial de professores vem sendo abordada no Ensino de Química, considerando artigos acadêmicos publicados na revista Química Nova na Escola (QNEsc). Deste modo, apresenta-se o problema da pesquisa norteado pela seguinte questão: Como se expressa a temática sobre formação de professores nos artigos publicados na revista Química Nova na Escola (QNEsc)? Na metodologia optou-se por realizar a investigação respaldada pelos pressupostos da pesquisa qualitativa do tipo pesquisa bibliográfica, onde foram analisados 55 artigos na referida revista, no período de 1995 a 2020, e a escolha de 10 artigos se deu a partir dos descritores: Formação de Professores, Formação Inicial e o Ensino de Química. Para análise dos registros de informações obtidas, a pesquisa baseou-se na perspectiva da abordagem interpretativa. Os resultados da pesquisa mostraram como a formação inicial implica nas práticas pedagógicas, e como o planejamento e as experiências devem sofrer reflexões ao decorrer da formação para manter o conteúdo e a ciência envolta da aprendizagem e entendimento do aluno. E com ao passar dos anos de estudos, as contribuições acerca das reflexões sobre a temática, e a construção de uma formação docente quase ideal fica atrelado a tantos aspectos, que não existe uma fórmula específica para uma formação de professores dita como a certa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-19 2022-07-13 2023-11-27T15:17:57Z 2023-11-27T15:17:57Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis info:eu-repo/semantics/dataset |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
STIZ, Janaína da Silva. Nuances sobre a formação de professores de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc). 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. http://bdm.ufmt.br/handle/1/3644 |
identifier_str_mv |
STIZ, Janaína da Silva. Nuances sobre a formação de professores de química na revista Química Nova na Escola (QNEsc). 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. |
url |
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) UFMT CUC - Cuiabá Química - CUC - Licenciatura |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) UFMT CUC - Cuiabá Química - CUC - Licenciatura |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@ufmt.br|| |
_version_ |
1804658261439283200 |