Paulo Freire e a importância do diálogo na Pedagogia do Oprimido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Luiz Tavares Martins da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3030
Resumo: This work aims to promote a reflection on the Freirean vision of education that considers it as a tool of both oppression and liberation of man. His works present a critique of the so-called “banking education” that serves as a concept to silence men and keep them under control by the minorities that exercise power; at the same time that they present education as the possibility of seeking the humanization of man, which is the awareness of his reality, and the possibility of moving towards his liberation. Paulo Freire places dialogue as the basis of all human relationships and, consequently, the basis for the transformation of man as a transformer of the world.
id UFMT-1_c7730018636b29f556fd272d5c65cd25
oai_identifier_str oai:localhost:1/3030
network_acronym_str UFMT-1
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository_id_str
spelling Paulo Freire e a importância do diálogo na Pedagogia do OprimidoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIAPaulo FreireEducaçãoOpressãoDiálogoLiberdadePaulo FreireEducationOppressionDialogueFreedomThis work aims to promote a reflection on the Freirean vision of education that considers it as a tool of both oppression and liberation of man. His works present a critique of the so-called “banking education” that serves as a concept to silence men and keep them under control by the minorities that exercise power; at the same time that they present education as the possibility of seeking the humanization of man, which is the awareness of his reality, and the possibility of moving towards his liberation. Paulo Freire places dialogue as the basis of all human relationships and, consequently, the basis for the transformation of man as a transformer of the world.O presente trabalho tem por objetivo promover uma reflexão a respeito da visão Freiriana da educação que considera esta como uma ferramenta tanto de opressão quanto de libertação do homem. Suas obras apresentam uma crítica a respeito da chamada “educação bancária” que serve como concepção para silenciar os homens e mantê-los sob controle pelas minorias que exercem o poder; ao mesmo tempo que apresentam a educação como a possibilidade de busca da humanização do homem, que é a conscientização de sua realidade, e a possibilidade de movimentação para sua libertação. Paulo Freire coloca o diálogo como a base de todas as relações humanas e, consequentemente, a base para a transformação do homem como transformador do mundo.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)UFMT CUC - CuiabáFilosofia - CUC - LicenciaturaJesus, Rodrigo Marcos dehttp://lattes.cnpq.br/3723301504388195Jesus, Rodrigo Marcos de.http://lattes.cnpq.br/3723301504388195Silva, Alécio Donizete da698.132.649-34http://lattes.cnpq.br/4483690235510046Silva, José Luiz Tavares Martins da2023-05-10T14:24:08Z2022-12-212023-05-10T14:24:08Z2022-11-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetSILVA, José Luiz Tavares Martins da. Paulo Freire e a importância do diálogo na Pedagogia do Oprimido. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2022.http://bdm.ufmt.br/handle/1/3030porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-05-12T07:00:21Zoai:localhost:1/3030Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2023-05-12T07:00:21falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2023-05-12T07:00:21Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Paulo Freire e a importância do diálogo na Pedagogia do Oprimido
title Paulo Freire e a importância do diálogo na Pedagogia do Oprimido
spellingShingle Paulo Freire e a importância do diálogo na Pedagogia do Oprimido
Silva, José Luiz Tavares Martins da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Paulo Freire
Educação
Opressão
Diálogo
Liberdade
Paulo Freire
Education
Oppression
Dialogue
Freedom
title_short Paulo Freire e a importância do diálogo na Pedagogia do Oprimido
title_full Paulo Freire e a importância do diálogo na Pedagogia do Oprimido
title_fullStr Paulo Freire e a importância do diálogo na Pedagogia do Oprimido
title_full_unstemmed Paulo Freire e a importância do diálogo na Pedagogia do Oprimido
title_sort Paulo Freire e a importância do diálogo na Pedagogia do Oprimido
author Silva, José Luiz Tavares Martins da
author_facet Silva, José Luiz Tavares Martins da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jesus, Rodrigo Marcos de
http://lattes.cnpq.br/3723301504388195
Jesus, Rodrigo Marcos de
.
http://lattes.cnpq.br/3723301504388195
Silva, Alécio Donizete da
698.132.649-34
http://lattes.cnpq.br/4483690235510046
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Luiz Tavares Martins da
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Paulo Freire
Educação
Opressão
Diálogo
Liberdade
Paulo Freire
Education
Oppression
Dialogue
Freedom
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Paulo Freire
Educação
Opressão
Diálogo
Liberdade
Paulo Freire
Education
Oppression
Dialogue
Freedom
description This work aims to promote a reflection on the Freirean vision of education that considers it as a tool of both oppression and liberation of man. His works present a critique of the so-called “banking education” that serves as a concept to silence men and keep them under control by the minorities that exercise power; at the same time that they present education as the possibility of seeking the humanization of man, which is the awareness of his reality, and the possibility of moving towards his liberation. Paulo Freire places dialogue as the basis of all human relationships and, consequently, the basis for the transformation of man as a transformer of the world.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21
2022-11-09
2023-05-10T14:24:08Z
2023-05-10T14:24:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/dataset
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, José Luiz Tavares Martins da. Paulo Freire e a importância do diálogo na Pedagogia do Oprimido. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2022.
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3030
identifier_str_mv SILVA, José Luiz Tavares Martins da. Paulo Freire e a importância do diálogo na Pedagogia do Oprimido. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2022.
url http://bdm.ufmt.br/handle/1/3030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
UFMT CUC - Cuiabá
Filosofia - CUC - Licenciatura
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
UFMT CUC - Cuiabá
Filosofia - CUC - Licenciatura
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
collection Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@ufmt.br||
_version_ 1813012967174701056