Percepção dos licenciandos sobre as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência, na formação de professores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valadares, Willian Ribeiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/466
Resumo: The training of teachers has been a problem, due to the lack of methodologies that favor the initial formation to the teaching. Thus, in order to contribute to teacher quality training, the Institutional Scholarship Initiative Program (PIBID) was created in 2007 with the objective of improving and enhancing teacher training for Basic Education. The program introduces undergraduate students in public schools to experience the school context, learning how to be a teacher of Basic Education. The present study evaluated whether the PIBID contributed to a better teacher training for the students participating in the program, pointing out the main contributions to their teacher training. To answer these questions, questionnaires were sent to fellows with objective and dissertative questions. The results of the research proved that the PIBID, allows a better opportunity for the academic licensing to live the teaching practices in the school environment, that the participation in PIBID, has an important influence for the graduation. Thus, the obtained results allowed to evaluate that the participating academics, intend to follow a career as a teacher and that this decision was influenced by the participation in PIBID. Thus, we can verify that the PIBID contributed significantly to the initial training of the undergraduate students and that the classes taught by them as participants of the PIBID, contribute to the learning process and value basic education. Keywords:
id UFMT-1_ceecea5080ef497e34c5c5e24a2b8417
oai_identifier_str oai:localhost:1/466
network_acronym_str UFMT-1
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository_id_str
spelling Percepção dos licenciandos sobre as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência, na formação de professores.CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALIniciação à docênciaPráticas docentesValorização da educação básicaPedagogical InitiationPedagogical practicesValorization of basic educationThe training of teachers has been a problem, due to the lack of methodologies that favor the initial formation to the teaching. Thus, in order to contribute to teacher quality training, the Institutional Scholarship Initiative Program (PIBID) was created in 2007 with the objective of improving and enhancing teacher training for Basic Education. The program introduces undergraduate students in public schools to experience the school context, learning how to be a teacher of Basic Education. The present study evaluated whether the PIBID contributed to a better teacher training for the students participating in the program, pointing out the main contributions to their teacher training. To answer these questions, questionnaires were sent to fellows with objective and dissertative questions. The results of the research proved that the PIBID, allows a better opportunity for the academic licensing to live the teaching practices in the school environment, that the participation in PIBID, has an important influence for the graduation. Thus, the obtained results allowed to evaluate that the participating academics, intend to follow a career as a teacher and that this decision was influenced by the participation in PIBID. Thus, we can verify that the PIBID contributed significantly to the initial training of the undergraduate students and that the classes taught by them as participants of the PIBID, contribute to the learning process and value basic education. Keywords:A formação de professores tem sido um problema, devido à falta de metodologias que favoreçam a formação inicial à docência. Desse modo, para contribuir com a formação de qualidade dos professores, foi criado em 2007, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), tendo como objetivo o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a Educação Básica. O programa insere os acadêmicos dos cursos de licenciaturas nas escolas públicas para vivenciar o contexto escolar, aprendendo como ser um professor da Educação Básica. O presente estudo avaliou se o PIBID contribuiu para uma melhor formação docente para os acadêmicos participantes do programa, apontando quais as principais contribuições para a sua formação docente. Para responder essas questões, foram enviados questionários aos bolsistas com questões objetivas e dissertativas. Os resultados da pesquisa comprovaram que o PIBID possibilita uma melhor oportunidade para o acadêmico licenciando vivenciar as práticas docentes no ambiente escolar e que a participação no PIBID tem uma importante influência para a graduação. Assim, os resultados obtidos permitiram avaliar que os acadêmicos participantes pretendem seguir carreira como docente e que essa decisão foi influenciada pela participação no PIBID. Dessa forma, podemos verificar que o PIBID contribuiu de forma significativa para a formação inicial dos acadêmicos dos cursos de licenciatura e que as aulas ministradas por eles, enquanto participantes do PIBID, contribuíram para o processo de aprendizagem e valoriza a educação básica.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – AraguaiaUFMT CUA - AraguaiaCiências Biológicas - CUAPascotto, Márcia Cristinahttp://lattes.cnpq.br/2598684913331235Pascotto, Márcia Cristinahttp://lattes.cnpq.br/2598684913331235Guirra, Frederico Jorge Saadhttp://lattes.cnpq.br/1529623142626012Borges, Mauro Afonso da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5719813213205355Valadares, Willian Ribeiro2018-12-06T21:19:01Z2018-10-092018-12-06T21:19:01Z2018-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetVALADARES, Willian Ribeiro. Percepção dos licenciandos sobre as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência, na formação de professores. 2018. viii, 31 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Pontal do Araguaia, 2018.http://bdm.ufmt.br/handle/1/466porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2018-12-09T06:00:28Zoai:localhost:1/466Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2018-12-09T06:00:28falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2018-12-09T06:00:28Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção dos licenciandos sobre as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência, na formação de professores.
title Percepção dos licenciandos sobre as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência, na formação de professores.
spellingShingle Percepção dos licenciandos sobre as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência, na formação de professores.
Valadares, Willian Ribeiro
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Iniciação à docência
Práticas docentes
Valorização da educação básica
Pedagogical Initiation
Pedagogical practices
Valorization of basic education
title_short Percepção dos licenciandos sobre as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência, na formação de professores.
title_full Percepção dos licenciandos sobre as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência, na formação de professores.
title_fullStr Percepção dos licenciandos sobre as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência, na formação de professores.
title_full_unstemmed Percepção dos licenciandos sobre as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência, na formação de professores.
title_sort Percepção dos licenciandos sobre as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência, na formação de professores.
author Valadares, Willian Ribeiro
author_facet Valadares, Willian Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pascotto, Márcia Cristina
http://lattes.cnpq.br/2598684913331235
Pascotto, Márcia Cristina
http://lattes.cnpq.br/2598684913331235
Guirra, Frederico Jorge Saad
http://lattes.cnpq.br/1529623142626012
Borges, Mauro Afonso da Silva
http://lattes.cnpq.br/5719813213205355
dc.contributor.author.fl_str_mv Valadares, Willian Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Iniciação à docência
Práticas docentes
Valorização da educação básica
Pedagogical Initiation
Pedagogical practices
Valorization of basic education
topic CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Iniciação à docência
Práticas docentes
Valorização da educação básica
Pedagogical Initiation
Pedagogical practices
Valorization of basic education
description The training of teachers has been a problem, due to the lack of methodologies that favor the initial formation to the teaching. Thus, in order to contribute to teacher quality training, the Institutional Scholarship Initiative Program (PIBID) was created in 2007 with the objective of improving and enhancing teacher training for Basic Education. The program introduces undergraduate students in public schools to experience the school context, learning how to be a teacher of Basic Education. The present study evaluated whether the PIBID contributed to a better teacher training for the students participating in the program, pointing out the main contributions to their teacher training. To answer these questions, questionnaires were sent to fellows with objective and dissertative questions. The results of the research proved that the PIBID, allows a better opportunity for the academic licensing to live the teaching practices in the school environment, that the participation in PIBID, has an important influence for the graduation. Thus, the obtained results allowed to evaluate that the participating academics, intend to follow a career as a teacher and that this decision was influenced by the participation in PIBID. Thus, we can verify that the PIBID contributed significantly to the initial training of the undergraduate students and that the classes taught by them as participants of the PIBID, contribute to the learning process and value basic education. Keywords:
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-06T21:19:01Z
2018-10-09
2018-12-06T21:19:01Z
2018-10-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/dataset
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALADARES, Willian Ribeiro. Percepção dos licenciandos sobre as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência, na formação de professores. 2018. viii, 31 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Pontal do Araguaia, 2018.
http://bdm.ufmt.br/handle/1/466
identifier_str_mv VALADARES, Willian Ribeiro. Percepção dos licenciandos sobre as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência, na formação de professores. 2018. viii, 31 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Pontal do Araguaia, 2018.
url http://bdm.ufmt.br/handle/1/466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Ciências Biológicas - CUA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Ciências Biológicas - CUA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
collection Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@ufmt.br||
_version_ 1813012944226615296