Percepção dos licenciandos sobre as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência, na formação de professores.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
Texto Completo: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/466 |
Resumo: | The training of teachers has been a problem, due to the lack of methodologies that favor the initial formation to the teaching. Thus, in order to contribute to teacher quality training, the Institutional Scholarship Initiative Program (PIBID) was created in 2007 with the objective of improving and enhancing teacher training for Basic Education. The program introduces undergraduate students in public schools to experience the school context, learning how to be a teacher of Basic Education. The present study evaluated whether the PIBID contributed to a better teacher training for the students participating in the program, pointing out the main contributions to their teacher training. To answer these questions, questionnaires were sent to fellows with objective and dissertative questions. The results of the research proved that the PIBID, allows a better opportunity for the academic licensing to live the teaching practices in the school environment, that the participation in PIBID, has an important influence for the graduation. Thus, the obtained results allowed to evaluate that the participating academics, intend to follow a career as a teacher and that this decision was influenced by the participation in PIBID. Thus, we can verify that the PIBID contributed significantly to the initial training of the undergraduate students and that the classes taught by them as participants of the PIBID, contribute to the learning process and value basic education. Keywords: |
id |
UFMT-1_ceecea5080ef497e34c5c5e24a2b8417 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/466 |
network_acronym_str |
UFMT-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção dos licenciandos sobre as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência, na formação de professores.CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALIniciação à docênciaPráticas docentesValorização da educação básicaPedagogical InitiationPedagogical practicesValorization of basic educationThe training of teachers has been a problem, due to the lack of methodologies that favor the initial formation to the teaching. Thus, in order to contribute to teacher quality training, the Institutional Scholarship Initiative Program (PIBID) was created in 2007 with the objective of improving and enhancing teacher training for Basic Education. The program introduces undergraduate students in public schools to experience the school context, learning how to be a teacher of Basic Education. The present study evaluated whether the PIBID contributed to a better teacher training for the students participating in the program, pointing out the main contributions to their teacher training. To answer these questions, questionnaires were sent to fellows with objective and dissertative questions. The results of the research proved that the PIBID, allows a better opportunity for the academic licensing to live the teaching practices in the school environment, that the participation in PIBID, has an important influence for the graduation. Thus, the obtained results allowed to evaluate that the participating academics, intend to follow a career as a teacher and that this decision was influenced by the participation in PIBID. Thus, we can verify that the PIBID contributed significantly to the initial training of the undergraduate students and that the classes taught by them as participants of the PIBID, contribute to the learning process and value basic education. Keywords:A formação de professores tem sido um problema, devido à falta de metodologias que favoreçam a formação inicial à docência. Desse modo, para contribuir com a formação de qualidade dos professores, foi criado em 2007, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), tendo como objetivo o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a Educação Básica. O programa insere os acadêmicos dos cursos de licenciaturas nas escolas públicas para vivenciar o contexto escolar, aprendendo como ser um professor da Educação Básica. O presente estudo avaliou se o PIBID contribuiu para uma melhor formação docente para os acadêmicos participantes do programa, apontando quais as principais contribuições para a sua formação docente. Para responder essas questões, foram enviados questionários aos bolsistas com questões objetivas e dissertativas. Os resultados da pesquisa comprovaram que o PIBID possibilita uma melhor oportunidade para o acadêmico licenciando vivenciar as práticas docentes no ambiente escolar e que a participação no PIBID tem uma importante influência para a graduação. Assim, os resultados obtidos permitiram avaliar que os acadêmicos participantes pretendem seguir carreira como docente e que essa decisão foi influenciada pela participação no PIBID. Dessa forma, podemos verificar que o PIBID contribuiu de forma significativa para a formação inicial dos acadêmicos dos cursos de licenciatura e que as aulas ministradas por eles, enquanto participantes do PIBID, contribuíram para o processo de aprendizagem e valoriza a educação básica.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – AraguaiaUFMT CUA - AraguaiaCiências Biológicas - CUAPascotto, Márcia Cristinahttp://lattes.cnpq.br/2598684913331235Pascotto, Márcia Cristinahttp://lattes.cnpq.br/2598684913331235Guirra, Frederico Jorge Saadhttp://lattes.cnpq.br/1529623142626012Borges, Mauro Afonso da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5719813213205355Valadares, Willian Ribeiro2018-12-06T21:19:01Z2018-10-092018-12-06T21:19:01Z2018-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetVALADARES, Willian Ribeiro. Percepção dos licenciandos sobre as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência, na formação de professores. 2018. viii, 31 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Pontal do Araguaia, 2018.http://bdm.ufmt.br/handle/1/466porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2018-12-09T06:00:28Zoai:localhost:1/466Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2018-12-09T06:00:28falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2018-12-09T06:00:28Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção dos licenciandos sobre as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência, na formação de professores. |
title |
Percepção dos licenciandos sobre as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência, na formação de professores. |
spellingShingle |
Percepção dos licenciandos sobre as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência, na formação de professores. Valadares, Willian Ribeiro CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL Iniciação à docência Práticas docentes Valorização da educação básica Pedagogical Initiation Pedagogical practices Valorization of basic education |
title_short |
Percepção dos licenciandos sobre as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência, na formação de professores. |
title_full |
Percepção dos licenciandos sobre as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência, na formação de professores. |
title_fullStr |
Percepção dos licenciandos sobre as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência, na formação de professores. |
title_full_unstemmed |
Percepção dos licenciandos sobre as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência, na formação de professores. |
title_sort |
Percepção dos licenciandos sobre as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência, na formação de professores. |
author |
Valadares, Willian Ribeiro |
author_facet |
Valadares, Willian Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pascotto, Márcia Cristina http://lattes.cnpq.br/2598684913331235 Pascotto, Márcia Cristina http://lattes.cnpq.br/2598684913331235 Guirra, Frederico Jorge Saad http://lattes.cnpq.br/1529623142626012 Borges, Mauro Afonso da Silva http://lattes.cnpq.br/5719813213205355 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valadares, Willian Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL Iniciação à docência Práticas docentes Valorização da educação básica Pedagogical Initiation Pedagogical practices Valorization of basic education |
topic |
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL Iniciação à docência Práticas docentes Valorização da educação básica Pedagogical Initiation Pedagogical practices Valorization of basic education |
description |
The training of teachers has been a problem, due to the lack of methodologies that favor the initial formation to the teaching. Thus, in order to contribute to teacher quality training, the Institutional Scholarship Initiative Program (PIBID) was created in 2007 with the objective of improving and enhancing teacher training for Basic Education. The program introduces undergraduate students in public schools to experience the school context, learning how to be a teacher of Basic Education. The present study evaluated whether the PIBID contributed to a better teacher training for the students participating in the program, pointing out the main contributions to their teacher training. To answer these questions, questionnaires were sent to fellows with objective and dissertative questions. The results of the research proved that the PIBID, allows a better opportunity for the academic licensing to live the teaching practices in the school environment, that the participation in PIBID, has an important influence for the graduation. Thus, the obtained results allowed to evaluate that the participating academics, intend to follow a career as a teacher and that this decision was influenced by the participation in PIBID. Thus, we can verify that the PIBID contributed significantly to the initial training of the undergraduate students and that the classes taught by them as participants of the PIBID, contribute to the learning process and value basic education. Keywords: |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-06T21:19:01Z 2018-10-09 2018-12-06T21:19:01Z 2018-10-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis info:eu-repo/semantics/dataset |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VALADARES, Willian Ribeiro. Percepção dos licenciandos sobre as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência, na formação de professores. 2018. viii, 31 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Pontal do Araguaia, 2018. http://bdm.ufmt.br/handle/1/466 |
identifier_str_mv |
VALADARES, Willian Ribeiro. Percepção dos licenciandos sobre as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência, na formação de professores. 2018. viii, 31 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Pontal do Araguaia, 2018. |
url |
http://bdm.ufmt.br/handle/1/466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia UFMT CUA - Araguaia Ciências Biológicas - CUA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia UFMT CUA - Araguaia Ciências Biológicas - CUA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@ufmt.br|| |
_version_ |
1813012944226615296 |