Estágio na graduação em saúde coletiva : contribuições sociopolíticas, potencialidades e desafios para a formação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ronaira Fraga
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3538
Resumo: O trabalho problematiza o estágio curricular supervisionado obrigatório na graduação em Saúde Coletiva baseando-se em relato de experiência na área de Vigilância em Saúde. A reflexão foi direcionada para os desafios vivenciados, para a inserção do(a) profissional em Saúde Coletiva na equipe multiprofissional e para a busca de possíveis contribuições sociopolíticas, próprias desse campo de saber e de práticas, no âmbito da Saúde. Essas contribuições envolvem a defesa dos direitos humanos e sociais como mediadores da sociabilidade, orientados para a diversidade cultural, sustentabilidade ambiental, inclusão social e participação cidadã em contextos democráticos. Objetivo – Problematizar o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ESO) na graduação em Saúde Coletiva da UFMT. Metodologia – Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo do tipo relato de experiência do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ESO) da graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso, realizado na Gerência de Informação, Análise e Ações Estratégicas de Vigilância Epidemiológica (GEIIA) da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso no ano de 2018. Resultados – A discussão empreendida ressaltou a produção do conhecimento ocorrida no decorrer do estágio, para além da mera reprodução de conteúdo. Em acréscimo, destacou a participação ativa e compromissada como elemento essencial para a graduação em Saúde Coletiva e para uma atuação profissional capaz de acolher e lidar com a complexidade característica da Saúde. Considerações finais – O presente estudo destacou o estágio como elemento fundante da práxis em Saúde Coletiva e que, ao se manter ao longo da vida profissional, possibilitará uma atuação situada e reflexiva, atenta às condições sociais e de saúde com as quais o(a) futuro(a) sanitarista irá se deparar, invariavelmente.
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