A importância do ensino de Microbiologia na formação dos alunos de nível fundamental e médio : revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Andréia Cardoso
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/378
Resumo: Microbiology has been increasingly related to multidisciplinary issues such as health, hygiene and environment, beyond the limits of higher education and laboratories, but microorganisms appear in the elementary and secondary education only as agents that cause diseases. To change this view, it is necessary to use methodologies to stimulate the scientific and critical character of the student. Practical activities are essential for the stimulation of microbiology learning, being pointed out as an effective teaching-learning strategy because it arouses greater interest and active participation of students. The new educational media associated with planning for simple actions in daily life should be part of the life of the school. The theory-practice relationship constitutes the background of resources understood as a teaching-learning strategy in a meaningful and articulated educational perspective with the world of work. Thus, it can be inferred that pedagogical planning is of paramount importance in the choice of methodological approaches for the teaching of microbiology.
id UFMT-1_e2e670d45e500bbd4ac0d06852cb09ef
oai_identifier_str oai:localhost:1/378
network_acronym_str UFMT-1
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository_id_str
spelling A importância do ensino de Microbiologia na formação dos alunos de nível fundamental e médio : revisão de literaturaCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIAEducação básicaPráticas pedagógicasEnsino de ciênciasBasic educationPedagogical practicesScience teachingMicrobiology has been increasingly related to multidisciplinary issues such as health, hygiene and environment, beyond the limits of higher education and laboratories, but microorganisms appear in the elementary and secondary education only as agents that cause diseases. To change this view, it is necessary to use methodologies to stimulate the scientific and critical character of the student. Practical activities are essential for the stimulation of microbiology learning, being pointed out as an effective teaching-learning strategy because it arouses greater interest and active participation of students. The new educational media associated with planning for simple actions in daily life should be part of the life of the school. The theory-practice relationship constitutes the background of resources understood as a teaching-learning strategy in a meaningful and articulated educational perspective with the world of work. Thus, it can be inferred that pedagogical planning is of paramount importance in the choice of methodological approaches for the teaching of microbiology.A Microbiologia tem se mostrado cada vez mais relacionada com questões multidisciplinares como a saúde, higiene e meio ambiente, ultrapassando os limites do ensino superior e dos laboratórios, porém, os microrganismos surgem na ementa do ensino fundamental e médio apenas como agentes causadores de doenças. Para mudar essa visão, é necessário utilizar metodologias visando estimular o caráter científico e crítico do aluno. As atividades práticas são essenciais para o estímulo à aprendizagem de microbiologia, sendo apontadas como uma estratégia eficaz de ensino-aprendizagem por despertar maior interesse e participação ativa dos alunos. As novas mídias educacionais associadas ao planejamento para execução de ações simples no cotidiano devem fazer parte da vida da escola. A relação teoria-prática constitui-se como pano de fundo dos recursos entendidos como estratégia de ensino-aprendizagem em uma perspectiva educacional significativa e articulada com o mundo do trabalho. Assim, pode-se inferir que o planejamento pedagógico é de suma importância na escolha de abordagens metodológicas para o ensino de microbiologia.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Biociências (IB)UFMT CUC - CuiabáMicrobiologia - CUCAlmeida, Euziclei Gonzaga dehttp://lattes.cnpq.br/4183279549863845Silva Júnior, Aurélio Rosa dahttp://lattes.cnpq.br/3609241125510555Almeida, Euziclei Gonzaga dehttp://lattes.cnpq.br/4183279549863845Silva Júnior, Aurélio Rosa dahttp://lattes.cnpq.br/3609241125510555Mendes, Andréia Cardoso2018-11-10T14:26:40Z2016-12-162018-11-10T14:26:40Z2016-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetMENDES, Andréia Cardoso. A importância do ensino de Microbiologia na formação dos alunos de nível fundamental e médio: revisão de literatura. 2016. 32 f. TCC (Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2016.http://bdm.ufmt.br/handle/1/378porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2018-11-16T06:00:25Zoai:localhost:1/378Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2018-11-16T06:00:25falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2018-11-16T06:00:25Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do ensino de Microbiologia na formação dos alunos de nível fundamental e médio : revisão de literatura
title A importância do ensino de Microbiologia na formação dos alunos de nível fundamental e médio : revisão de literatura
spellingShingle A importância do ensino de Microbiologia na formação dos alunos de nível fundamental e médio : revisão de literatura
Mendes, Andréia Cardoso
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
Educação básica
Práticas pedagógicas
Ensino de ciências
Basic education
Pedagogical practices
Science teaching
title_short A importância do ensino de Microbiologia na formação dos alunos de nível fundamental e médio : revisão de literatura
title_full A importância do ensino de Microbiologia na formação dos alunos de nível fundamental e médio : revisão de literatura
title_fullStr A importância do ensino de Microbiologia na formação dos alunos de nível fundamental e médio : revisão de literatura
title_full_unstemmed A importância do ensino de Microbiologia na formação dos alunos de nível fundamental e médio : revisão de literatura
title_sort A importância do ensino de Microbiologia na formação dos alunos de nível fundamental e médio : revisão de literatura
author Mendes, Andréia Cardoso
author_facet Mendes, Andréia Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Euziclei Gonzaga de
http://lattes.cnpq.br/4183279549863845
Silva Júnior, Aurélio Rosa da
http://lattes.cnpq.br/3609241125510555
Almeida, Euziclei Gonzaga de
http://lattes.cnpq.br/4183279549863845
Silva Júnior, Aurélio Rosa da
http://lattes.cnpq.br/3609241125510555
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Andréia Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
Educação básica
Práticas pedagógicas
Ensino de ciências
Basic education
Pedagogical practices
Science teaching
topic CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
Educação básica
Práticas pedagógicas
Ensino de ciências
Basic education
Pedagogical practices
Science teaching
description Microbiology has been increasingly related to multidisciplinary issues such as health, hygiene and environment, beyond the limits of higher education and laboratories, but microorganisms appear in the elementary and secondary education only as agents that cause diseases. To change this view, it is necessary to use methodologies to stimulate the scientific and critical character of the student. Practical activities are essential for the stimulation of microbiology learning, being pointed out as an effective teaching-learning strategy because it arouses greater interest and active participation of students. The new educational media associated with planning for simple actions in daily life should be part of the life of the school. The theory-practice relationship constitutes the background of resources understood as a teaching-learning strategy in a meaningful and articulated educational perspective with the world of work. Thus, it can be inferred that pedagogical planning is of paramount importance in the choice of methodological approaches for the teaching of microbiology.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-16
2016-12-16
2018-11-10T14:26:40Z
2018-11-10T14:26:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/dataset
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDES, Andréia Cardoso. A importância do ensino de Microbiologia na formação dos alunos de nível fundamental e médio: revisão de literatura. 2016. 32 f. TCC (Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2016.
http://bdm.ufmt.br/handle/1/378
identifier_str_mv MENDES, Andréia Cardoso. A importância do ensino de Microbiologia na formação dos alunos de nível fundamental e médio: revisão de literatura. 2016. 32 f. TCC (Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2016.
url http://bdm.ufmt.br/handle/1/378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Biociências (IB)
UFMT CUC - Cuiabá
Microbiologia - CUC
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Biociências (IB)
UFMT CUC - Cuiabá
Microbiologia - CUC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
collection Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@ufmt.br||
_version_ 1784991297014071296