A importância do ensino de Microbiologia na formação dos alunos de nível fundamental e médio : revisão de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
Texto Completo: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/378 |
Resumo: | Microbiology has been increasingly related to multidisciplinary issues such as health, hygiene and environment, beyond the limits of higher education and laboratories, but microorganisms appear in the elementary and secondary education only as agents that cause diseases. To change this view, it is necessary to use methodologies to stimulate the scientific and critical character of the student. Practical activities are essential for the stimulation of microbiology learning, being pointed out as an effective teaching-learning strategy because it arouses greater interest and active participation of students. The new educational media associated with planning for simple actions in daily life should be part of the life of the school. The theory-practice relationship constitutes the background of resources understood as a teaching-learning strategy in a meaningful and articulated educational perspective with the world of work. Thus, it can be inferred that pedagogical planning is of paramount importance in the choice of methodological approaches for the teaching of microbiology. |
id |
UFMT-1_e2e670d45e500bbd4ac0d06852cb09ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/378 |
network_acronym_str |
UFMT-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância do ensino de Microbiologia na formação dos alunos de nível fundamental e médio : revisão de literaturaCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIAEducação básicaPráticas pedagógicasEnsino de ciênciasBasic educationPedagogical practicesScience teachingMicrobiology has been increasingly related to multidisciplinary issues such as health, hygiene and environment, beyond the limits of higher education and laboratories, but microorganisms appear in the elementary and secondary education only as agents that cause diseases. To change this view, it is necessary to use methodologies to stimulate the scientific and critical character of the student. Practical activities are essential for the stimulation of microbiology learning, being pointed out as an effective teaching-learning strategy because it arouses greater interest and active participation of students. The new educational media associated with planning for simple actions in daily life should be part of the life of the school. The theory-practice relationship constitutes the background of resources understood as a teaching-learning strategy in a meaningful and articulated educational perspective with the world of work. Thus, it can be inferred that pedagogical planning is of paramount importance in the choice of methodological approaches for the teaching of microbiology.A Microbiologia tem se mostrado cada vez mais relacionada com questões multidisciplinares como a saúde, higiene e meio ambiente, ultrapassando os limites do ensino superior e dos laboratórios, porém, os microrganismos surgem na ementa do ensino fundamental e médio apenas como agentes causadores de doenças. Para mudar essa visão, é necessário utilizar metodologias visando estimular o caráter científico e crítico do aluno. As atividades práticas são essenciais para o estímulo à aprendizagem de microbiologia, sendo apontadas como uma estratégia eficaz de ensino-aprendizagem por despertar maior interesse e participação ativa dos alunos. As novas mídias educacionais associadas ao planejamento para execução de ações simples no cotidiano devem fazer parte da vida da escola. A relação teoria-prática constitui-se como pano de fundo dos recursos entendidos como estratégia de ensino-aprendizagem em uma perspectiva educacional significativa e articulada com o mundo do trabalho. Assim, pode-se inferir que o planejamento pedagógico é de suma importância na escolha de abordagens metodológicas para o ensino de microbiologia.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Biociências (IB)UFMT CUC - CuiabáMicrobiologia - CUCAlmeida, Euziclei Gonzaga dehttp://lattes.cnpq.br/4183279549863845Silva Júnior, Aurélio Rosa dahttp://lattes.cnpq.br/3609241125510555Almeida, Euziclei Gonzaga dehttp://lattes.cnpq.br/4183279549863845Silva Júnior, Aurélio Rosa dahttp://lattes.cnpq.br/3609241125510555Mendes, Andréia Cardoso2018-11-10T14:26:40Z2016-12-162018-11-10T14:26:40Z2016-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetMENDES, Andréia Cardoso. A importância do ensino de Microbiologia na formação dos alunos de nível fundamental e médio: revisão de literatura. 2016. 32 f. TCC (Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2016.http://bdm.ufmt.br/handle/1/378porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2018-11-16T06:00:25Zoai:localhost:1/378Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2018-11-16T06:00:25falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2018-11-16T06:00:25Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do ensino de Microbiologia na formação dos alunos de nível fundamental e médio : revisão de literatura |
title |
A importância do ensino de Microbiologia na formação dos alunos de nível fundamental e médio : revisão de literatura |
spellingShingle |
A importância do ensino de Microbiologia na formação dos alunos de nível fundamental e médio : revisão de literatura Mendes, Andréia Cardoso CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA Educação básica Práticas pedagógicas Ensino de ciências Basic education Pedagogical practices Science teaching |
title_short |
A importância do ensino de Microbiologia na formação dos alunos de nível fundamental e médio : revisão de literatura |
title_full |
A importância do ensino de Microbiologia na formação dos alunos de nível fundamental e médio : revisão de literatura |
title_fullStr |
A importância do ensino de Microbiologia na formação dos alunos de nível fundamental e médio : revisão de literatura |
title_full_unstemmed |
A importância do ensino de Microbiologia na formação dos alunos de nível fundamental e médio : revisão de literatura |
title_sort |
A importância do ensino de Microbiologia na formação dos alunos de nível fundamental e médio : revisão de literatura |
author |
Mendes, Andréia Cardoso |
author_facet |
Mendes, Andréia Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Euziclei Gonzaga de http://lattes.cnpq.br/4183279549863845 Silva Júnior, Aurélio Rosa da http://lattes.cnpq.br/3609241125510555 Almeida, Euziclei Gonzaga de http://lattes.cnpq.br/4183279549863845 Silva Júnior, Aurélio Rosa da http://lattes.cnpq.br/3609241125510555 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Andréia Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA Educação básica Práticas pedagógicas Ensino de ciências Basic education Pedagogical practices Science teaching |
topic |
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA Educação básica Práticas pedagógicas Ensino de ciências Basic education Pedagogical practices Science teaching |
description |
Microbiology has been increasingly related to multidisciplinary issues such as health, hygiene and environment, beyond the limits of higher education and laboratories, but microorganisms appear in the elementary and secondary education only as agents that cause diseases. To change this view, it is necessary to use methodologies to stimulate the scientific and critical character of the student. Practical activities are essential for the stimulation of microbiology learning, being pointed out as an effective teaching-learning strategy because it arouses greater interest and active participation of students. The new educational media associated with planning for simple actions in daily life should be part of the life of the school. The theory-practice relationship constitutes the background of resources understood as a teaching-learning strategy in a meaningful and articulated educational perspective with the world of work. Thus, it can be inferred that pedagogical planning is of paramount importance in the choice of methodological approaches for the teaching of microbiology. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-16 2016-12-16 2018-11-10T14:26:40Z 2018-11-10T14:26:40Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis info:eu-repo/semantics/dataset |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MENDES, Andréia Cardoso. A importância do ensino de Microbiologia na formação dos alunos de nível fundamental e médio: revisão de literatura. 2016. 32 f. TCC (Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2016. http://bdm.ufmt.br/handle/1/378 |
identifier_str_mv |
MENDES, Andréia Cardoso. A importância do ensino de Microbiologia na formação dos alunos de nível fundamental e médio: revisão de literatura. 2016. 32 f. TCC (Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2016. |
url |
http://bdm.ufmt.br/handle/1/378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Biociências (IB) UFMT CUC - Cuiabá Microbiologia - CUC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Biociências (IB) UFMT CUC - Cuiabá Microbiologia - CUC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@ufmt.br|| |
_version_ |
1784991297014071296 |