Arquivos e Educação: Prática de arquivamento e memória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIDAL, Diana Gonçalves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: PAULILO, André Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9329
Resumo: O texto, dividido em duas partes, debruça-se sobre os desafios da relação entre arquivos e educação. Inicialmente, traça um panorama historiográfico em educação de modo a evidenciar as formas como o campo da história da educação no Brasil aproximou-se das discussões sobre memória, patrimônio e cultura escolar, com atenção à materialidade das práticas escolares e a uma educação da sensibilidade. Na sequência, discorre sobre as práticas de arquivo em educação, a partir de quatro eixos: arquivos e cultura material; relação entre lúdico e rotina; conciliação entre parte e todo; e vontade de memória. A título de considerações finais, interroga-se sobre os riscos do “presentismo” que invade a cultura contemporânea.
id UFMT-3_00fd1675c817aa472341695074d4c20c
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/9329
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Arquivos e Educação: Prática de arquivamento e memóriaHistória da EducaçãoEducação PatrimonialCultura EscolarCultura MaterialHistória da Educaçãoeducação patrimonialarquivos e educaçãoO texto, dividido em duas partes, debruça-se sobre os desafios da relação entre arquivos e educação. Inicialmente, traça um panorama historiográfico em educação de modo a evidenciar as formas como o campo da história da educação no Brasil aproximou-se das discussões sobre memória, patrimônio e cultura escolar, com atenção à materialidade das práticas escolares e a uma educação da sensibilidade. Na sequência, discorre sobre as práticas de arquivo em educação, a partir de quatro eixos: arquivos e cultura material; relação entre lúdico e rotina; conciliação entre parte e todo; e vontade de memória. A título de considerações finais, interroga-se sobre os riscos do “presentismo” que invade a cultura contemporânea.Universidade Federal de Mato Grosso2020-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa historiográficaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/932910.29286/rep.v29ijan/dez.9329Revista de Educação Pública; v. 29 (2020): Revista de Educação Pública, v. 29 jan./dez. 20202238-20970104-596210.29286/rep.v29ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9329/pdfCopyright (c) 2020 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessVIDAL, Diana GonçalvesPAULILO, André Luiz2020-05-26T12:32:06Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/9329Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2020-05-26T12:32:06Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Arquivos e Educação: Prática de arquivamento e memória
title Arquivos e Educação: Prática de arquivamento e memória
spellingShingle Arquivos e Educação: Prática de arquivamento e memória
VIDAL, Diana Gonçalves
História da Educação
Educação Patrimonial
Cultura Escolar
Cultura Material
História da Educação
educação patrimonial
arquivos e educação
title_short Arquivos e Educação: Prática de arquivamento e memória
title_full Arquivos e Educação: Prática de arquivamento e memória
title_fullStr Arquivos e Educação: Prática de arquivamento e memória
title_full_unstemmed Arquivos e Educação: Prática de arquivamento e memória
title_sort Arquivos e Educação: Prática de arquivamento e memória
author VIDAL, Diana Gonçalves
author_facet VIDAL, Diana Gonçalves
PAULILO, André Luiz
author_role author
author2 PAULILO, André Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VIDAL, Diana Gonçalves
PAULILO, André Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação
Educação Patrimonial
Cultura Escolar
Cultura Material
História da Educação
educação patrimonial
arquivos e educação
topic História da Educação
Educação Patrimonial
Cultura Escolar
Cultura Material
História da Educação
educação patrimonial
arquivos e educação
description O texto, dividido em duas partes, debruça-se sobre os desafios da relação entre arquivos e educação. Inicialmente, traça um panorama historiográfico em educação de modo a evidenciar as formas como o campo da história da educação no Brasil aproximou-se das discussões sobre memória, patrimônio e cultura escolar, com atenção à materialidade das práticas escolares e a uma educação da sensibilidade. Na sequência, discorre sobre as práticas de arquivo em educação, a partir de quatro eixos: arquivos e cultura material; relação entre lúdico e rotina; conciliação entre parte e todo; e vontade de memória. A título de considerações finais, interroga-se sobre os riscos do “presentismo” que invade a cultura contemporânea.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa historiográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9329
10.29286/rep.v29ijan/dez.9329
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9329
identifier_str_mv 10.29286/rep.v29ijan/dez.9329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9329/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 29 (2020): Revista de Educação Pública, v. 29 jan./dez. 2020
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v29ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711217400414208