Ações e reflexões de docentes e pesquisadores sobre a prática pedagógica com alunos com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, Ana Paula de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: MONTEIRO, Maria Inês Bacellar, CAMARGO, Evani Andreatta Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3178
Resumo: Neste texto tem-se como objetivo identificar as dificuldades para lidar com alunos com deficiência, reveladas pelos professores, bem como analisar suas ações e reflexões sobre práticas pedagógicas. Toma-se como referência teórica e metodológica os pressupostos da perspectiva histórico-cultural. Baseando-se na pesquisa colaborativa, foram realizadas reuniões com docentes de uma escola pública. Nas análises, identificou-se duas unidades de análise: ações e reflexões dos professores e pesquisadores para ensinar alunos com deficiência e dificuldades reveladas pelos professores em suas práticas pedagógicas. Os resultados mostram o papel fundamental da reflexão de professores e pesquisadores sobre as ações pedagógicas para o ensino de alunos com deficiência.Palavras-Chave: Formação Docente. Educação Inclusiva. Pesquisa Colaborativa. Alunos com Deficiência.
id UFMT-3_04d1bb0548786e3c780cb9ee90ef8f56
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3178
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Ações e reflexões de docentes e pesquisadores sobre a prática pedagógica com alunos com deficiênciaFormação Docente. Relações de Ensino. Educação Inclusiva. Pesquisa Colaborativa.Formação Continuada de Professores. Educação Inclusiva.Neste texto tem-se como objetivo identificar as dificuldades para lidar com alunos com deficiência, reveladas pelos professores, bem como analisar suas ações e reflexões sobre práticas pedagógicas. Toma-se como referência teórica e metodológica os pressupostos da perspectiva histórico-cultural. Baseando-se na pesquisa colaborativa, foram realizadas reuniões com docentes de uma escola pública. Nas análises, identificou-se duas unidades de análise: ações e reflexões dos professores e pesquisadores para ensinar alunos com deficiência e dificuldades reveladas pelos professores em suas práticas pedagógicas. Os resultados mostram o papel fundamental da reflexão de professores e pesquisadores sobre as ações pedagógicas para o ensino de alunos com deficiência.Palavras-Chave: Formação Docente. Educação Inclusiva. Pesquisa Colaborativa. Alunos com Deficiência.Universidade Federal de Mato Grosso2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empírica de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/317810.29286/rep.v26i61.3178Revista de Educação Pública; v. 26 n. 61 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 61, jan./abr. 2017; 57-762238-20970104-596210.29286/rep.v26i61reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3178/pdfCopyright (c) 2017 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFREITAS, Ana Paula deMONTEIRO, Maria Inês BacellarCAMARGO, Evani Andreatta Amaral2017-05-03T23:52:03Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3178Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-05-03T23:52:03Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações e reflexões de docentes e pesquisadores sobre a prática pedagógica com alunos com deficiência
title Ações e reflexões de docentes e pesquisadores sobre a prática pedagógica com alunos com deficiência
spellingShingle Ações e reflexões de docentes e pesquisadores sobre a prática pedagógica com alunos com deficiência
FREITAS, Ana Paula de
Formação Docente. Relações de Ensino. Educação Inclusiva. Pesquisa Colaborativa.
Formação Continuada de Professores. Educação Inclusiva.
title_short Ações e reflexões de docentes e pesquisadores sobre a prática pedagógica com alunos com deficiência
title_full Ações e reflexões de docentes e pesquisadores sobre a prática pedagógica com alunos com deficiência
title_fullStr Ações e reflexões de docentes e pesquisadores sobre a prática pedagógica com alunos com deficiência
title_full_unstemmed Ações e reflexões de docentes e pesquisadores sobre a prática pedagógica com alunos com deficiência
title_sort Ações e reflexões de docentes e pesquisadores sobre a prática pedagógica com alunos com deficiência
author FREITAS, Ana Paula de
author_facet FREITAS, Ana Paula de
MONTEIRO, Maria Inês Bacellar
CAMARGO, Evani Andreatta Amaral
author_role author
author2 MONTEIRO, Maria Inês Bacellar
CAMARGO, Evani Andreatta Amaral
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FREITAS, Ana Paula de
MONTEIRO, Maria Inês Bacellar
CAMARGO, Evani Andreatta Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Docente. Relações de Ensino. Educação Inclusiva. Pesquisa Colaborativa.
Formação Continuada de Professores. Educação Inclusiva.
topic Formação Docente. Relações de Ensino. Educação Inclusiva. Pesquisa Colaborativa.
Formação Continuada de Professores. Educação Inclusiva.
description Neste texto tem-se como objetivo identificar as dificuldades para lidar com alunos com deficiência, reveladas pelos professores, bem como analisar suas ações e reflexões sobre práticas pedagógicas. Toma-se como referência teórica e metodológica os pressupostos da perspectiva histórico-cultural. Baseando-se na pesquisa colaborativa, foram realizadas reuniões com docentes de uma escola pública. Nas análises, identificou-se duas unidades de análise: ações e reflexões dos professores e pesquisadores para ensinar alunos com deficiência e dificuldades reveladas pelos professores em suas práticas pedagógicas. Os resultados mostram o papel fundamental da reflexão de professores e pesquisadores sobre as ações pedagógicas para o ensino de alunos com deficiência.Palavras-Chave: Formação Docente. Educação Inclusiva. Pesquisa Colaborativa. Alunos com Deficiência.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa empírica de campo.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3178
10.29286/rep.v26i61.3178
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3178
identifier_str_mv 10.29286/rep.v26i61.3178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3178/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 26 n. 61 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 61, jan./abr. 2017; 57-76
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v26i61
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216008953856