Ações e reflexões de docentes e pesquisadores sobre a prática pedagógica com alunos com deficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3178 |
Resumo: | Neste texto tem-se como objetivo identificar as dificuldades para lidar com alunos com deficiência, reveladas pelos professores, bem como analisar suas ações e reflexões sobre práticas pedagógicas. Toma-se como referência teórica e metodológica os pressupostos da perspectiva histórico-cultural. Baseando-se na pesquisa colaborativa, foram realizadas reuniões com docentes de uma escola pública. Nas análises, identificou-se duas unidades de análise: ações e reflexões dos professores e pesquisadores para ensinar alunos com deficiência e dificuldades reveladas pelos professores em suas práticas pedagógicas. Os resultados mostram o papel fundamental da reflexão de professores e pesquisadores sobre as ações pedagógicas para o ensino de alunos com deficiência.Palavras-Chave: Formação Docente. Educação Inclusiva. Pesquisa Colaborativa. Alunos com Deficiência. |
id |
UFMT-3_04d1bb0548786e3c780cb9ee90ef8f56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3178 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Ações e reflexões de docentes e pesquisadores sobre a prática pedagógica com alunos com deficiênciaFormação Docente. Relações de Ensino. Educação Inclusiva. Pesquisa Colaborativa.Formação Continuada de Professores. Educação Inclusiva.Neste texto tem-se como objetivo identificar as dificuldades para lidar com alunos com deficiência, reveladas pelos professores, bem como analisar suas ações e reflexões sobre práticas pedagógicas. Toma-se como referência teórica e metodológica os pressupostos da perspectiva histórico-cultural. Baseando-se na pesquisa colaborativa, foram realizadas reuniões com docentes de uma escola pública. Nas análises, identificou-se duas unidades de análise: ações e reflexões dos professores e pesquisadores para ensinar alunos com deficiência e dificuldades reveladas pelos professores em suas práticas pedagógicas. Os resultados mostram o papel fundamental da reflexão de professores e pesquisadores sobre as ações pedagógicas para o ensino de alunos com deficiência.Palavras-Chave: Formação Docente. Educação Inclusiva. Pesquisa Colaborativa. Alunos com Deficiência.Universidade Federal de Mato Grosso2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empírica de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/317810.29286/rep.v26i61.3178Revista de Educação Pública; v. 26 n. 61 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 61, jan./abr. 2017; 57-762238-20970104-596210.29286/rep.v26i61reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3178/pdfCopyright (c) 2017 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFREITAS, Ana Paula deMONTEIRO, Maria Inês BacellarCAMARGO, Evani Andreatta Amaral2017-05-03T23:52:03Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3178Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-05-03T23:52:03Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ações e reflexões de docentes e pesquisadores sobre a prática pedagógica com alunos com deficiência |
title |
Ações e reflexões de docentes e pesquisadores sobre a prática pedagógica com alunos com deficiência |
spellingShingle |
Ações e reflexões de docentes e pesquisadores sobre a prática pedagógica com alunos com deficiência FREITAS, Ana Paula de Formação Docente. Relações de Ensino. Educação Inclusiva. Pesquisa Colaborativa. Formação Continuada de Professores. Educação Inclusiva. |
title_short |
Ações e reflexões de docentes e pesquisadores sobre a prática pedagógica com alunos com deficiência |
title_full |
Ações e reflexões de docentes e pesquisadores sobre a prática pedagógica com alunos com deficiência |
title_fullStr |
Ações e reflexões de docentes e pesquisadores sobre a prática pedagógica com alunos com deficiência |
title_full_unstemmed |
Ações e reflexões de docentes e pesquisadores sobre a prática pedagógica com alunos com deficiência |
title_sort |
Ações e reflexões de docentes e pesquisadores sobre a prática pedagógica com alunos com deficiência |
author |
FREITAS, Ana Paula de |
author_facet |
FREITAS, Ana Paula de MONTEIRO, Maria Inês Bacellar CAMARGO, Evani Andreatta Amaral |
author_role |
author |
author2 |
MONTEIRO, Maria Inês Bacellar CAMARGO, Evani Andreatta Amaral |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FREITAS, Ana Paula de MONTEIRO, Maria Inês Bacellar CAMARGO, Evani Andreatta Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Docente. Relações de Ensino. Educação Inclusiva. Pesquisa Colaborativa. Formação Continuada de Professores. Educação Inclusiva. |
topic |
Formação Docente. Relações de Ensino. Educação Inclusiva. Pesquisa Colaborativa. Formação Continuada de Professores. Educação Inclusiva. |
description |
Neste texto tem-se como objetivo identificar as dificuldades para lidar com alunos com deficiência, reveladas pelos professores, bem como analisar suas ações e reflexões sobre práticas pedagógicas. Toma-se como referência teórica e metodológica os pressupostos da perspectiva histórico-cultural. Baseando-se na pesquisa colaborativa, foram realizadas reuniões com docentes de uma escola pública. Nas análises, identificou-se duas unidades de análise: ações e reflexões dos professores e pesquisadores para ensinar alunos com deficiência e dificuldades reveladas pelos professores em suas práticas pedagógicas. Os resultados mostram o papel fundamental da reflexão de professores e pesquisadores sobre as ações pedagógicas para o ensino de alunos com deficiência.Palavras-Chave: Formação Docente. Educação Inclusiva. Pesquisa Colaborativa. Alunos com Deficiência. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa empírica de campo. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3178 10.29286/rep.v26i61.3178 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3178 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v26i61.3178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3178/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 26 n. 61 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 61, jan./abr. 2017; 57-76 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v26i61 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711216008953856 |