Arandu: a pedagogia Guarani das belas palavras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Isael da Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/276625
Resumo: Esta tese aborda a educação tradicional guarani e os processos próprios de aprendizagem e ensino. Trata-se de uma pedagogia própria, cujos saberes se pautam principalmente nas narrativas orais dos sábios e sábias guarani, considerados os guardiões dos conhecimentos originários, que são transmitidos de geração para geração. O estudo decorre de um conviver com os Guarani Nhandewa da região norte do Paraná, povo ao qual pertenço, da escuta e dos registros das narrativas orais sobre o tekoporã (modo de ser guarani). O objetivo desta tese foi construir subsídios teóricos/metodológicos para a compreensão e sistematização da pedagogia guarani, dos seus princípios e dos seus fundamentos, contribuindo para a organização dos currículos e programas escolares, bem como na construção de diálogos interculturais, inspirados nos paradigmas da educação escolar indígena. A tese articula diferentes fontes para compor uma narrativa sobre o modo de ser guarani e conta com a roda de conversa, metodologia fundamental na construção colaborativa para o fortalecimento da epistemologia guarani. Com isto, foi possível apresentar e refletir sobre o conceito de tekoa (local onde se dão as condições para o modo de ser guarani), bem como compreender aspectos da educação tradicional, da organização social e das práticas de aprendizagem e ensino.
id URGS_f51495319d90ba94b7e66bf547fc0ddf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276625
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Pinheiro, Isael da SilvaBergamaschi, Maria Aparecida2024-07-19T06:23:43Z2024http://hdl.handle.net/10183/276625001206791Esta tese aborda a educação tradicional guarani e os processos próprios de aprendizagem e ensino. Trata-se de uma pedagogia própria, cujos saberes se pautam principalmente nas narrativas orais dos sábios e sábias guarani, considerados os guardiões dos conhecimentos originários, que são transmitidos de geração para geração. O estudo decorre de um conviver com os Guarani Nhandewa da região norte do Paraná, povo ao qual pertenço, da escuta e dos registros das narrativas orais sobre o tekoporã (modo de ser guarani). O objetivo desta tese foi construir subsídios teóricos/metodológicos para a compreensão e sistematização da pedagogia guarani, dos seus princípios e dos seus fundamentos, contribuindo para a organização dos currículos e programas escolares, bem como na construção de diálogos interculturais, inspirados nos paradigmas da educação escolar indígena. A tese articula diferentes fontes para compor uma narrativa sobre o modo de ser guarani e conta com a roda de conversa, metodologia fundamental na construção colaborativa para o fortalecimento da epistemologia guarani. Com isto, foi possível apresentar e refletir sobre o conceito de tekoa (local onde se dão as condições para o modo de ser guarani), bem como compreender aspectos da educação tradicional, da organização social e das práticas de aprendizagem e ensino.Kowa tese omonhe’e mbo’epy rehegua guarani há mbaixapa onhembohasa Arandu. Ha umi Arandu oikuawa ha' e itujawea xamoi kuera. Ko tembiapo tembiapo onhepyrū xe reko guarani nhandewa norte pegua. Mamo ahendu marandu itujaveagui mba’exapa jaiko va’erã tekoporã nhandewa. Upearã Ko kuatiare ojehai heta teko mb’erã ikatu ojepuru mbo’eha roga rupi. Imbarete jevy haguã nhandereko Porã ha nhembo’e ojekuawe haguã.Avei mb’eixapa ojeporu va’erã mbo’ehao rupi, ikatu haguã ojepuru Arandu guarani imbarete jevy haguã. Kowa Arandu jehai mbo’ e haope jaikua haguã nhanderekorã. Arandu guarani nhandewa ikatu nhamombarete mbo’ehaopy ikatu haguã mitã kuera ohexa jevy tekoporã yvy apere opa ara ojekuawe hawã teko Porã, Mbo’e porã.application/pdfporEducação indígenaEscolaGuaraniArandu: a pedagogia Guarani das belas palavrasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2024doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001206791.pdf.txt001206791.pdf.txtExtracted Texttext/plain402045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276625/2/001206791.pdf.txt077d600c91e789309d55bb34b45649a5MD52ORIGINAL001206791.pdfTexto completoapplication/pdf6306209http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276625/1/001206791.pdfb4ccb6e37406f611dd770f6edd6843e5MD5110183/2766252024-07-20 06:24:51.688178oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276625Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-07-20T09:24:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arandu: a pedagogia Guarani das belas palavras
title Arandu: a pedagogia Guarani das belas palavras
spellingShingle Arandu: a pedagogia Guarani das belas palavras
Pinheiro, Isael da Silva
Educação indígena
Escola
Guarani
title_short Arandu: a pedagogia Guarani das belas palavras
title_full Arandu: a pedagogia Guarani das belas palavras
title_fullStr Arandu: a pedagogia Guarani das belas palavras
title_full_unstemmed Arandu: a pedagogia Guarani das belas palavras
title_sort Arandu: a pedagogia Guarani das belas palavras
author Pinheiro, Isael da Silva
author_facet Pinheiro, Isael da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Isael da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bergamaschi, Maria Aparecida
contributor_str_mv Bergamaschi, Maria Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação indígena
Escola
Guarani
topic Educação indígena
Escola
Guarani
description Esta tese aborda a educação tradicional guarani e os processos próprios de aprendizagem e ensino. Trata-se de uma pedagogia própria, cujos saberes se pautam principalmente nas narrativas orais dos sábios e sábias guarani, considerados os guardiões dos conhecimentos originários, que são transmitidos de geração para geração. O estudo decorre de um conviver com os Guarani Nhandewa da região norte do Paraná, povo ao qual pertenço, da escuta e dos registros das narrativas orais sobre o tekoporã (modo de ser guarani). O objetivo desta tese foi construir subsídios teóricos/metodológicos para a compreensão e sistematização da pedagogia guarani, dos seus princípios e dos seus fundamentos, contribuindo para a organização dos currículos e programas escolares, bem como na construção de diálogos interculturais, inspirados nos paradigmas da educação escolar indígena. A tese articula diferentes fontes para compor uma narrativa sobre o modo de ser guarani e conta com a roda de conversa, metodologia fundamental na construção colaborativa para o fortalecimento da epistemologia guarani. Com isto, foi possível apresentar e refletir sobre o conceito de tekoa (local onde se dão as condições para o modo de ser guarani), bem como compreender aspectos da educação tradicional, da organização social e das práticas de aprendizagem e ensino.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-07-19T06:23:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/276625
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001206791
url http://hdl.handle.net/10183/276625
identifier_str_mv 001206791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276625/2/001206791.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276625/1/001206791.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 077d600c91e789309d55bb34b45649a5
b4ccb6e37406f611dd770f6edd6843e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085646759362560