CONSUMISTAS OU SUJEITOS DE SUAS EXISTÊNCIAS? ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DE JUVENTUDES DA ESCOLA PÚBLICA NA CULTURA DO CONSUMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: SANTOS, Matheus Sampaio Favrat dos, LIMA, Maria Jacqueline Girão Soares de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9139
Resumo: O presente trabalho analisa representações produzidas por jovens estudantes de uma escola pública carioca, compartilhadas em um grupo focal sobre suas práticas de consumo. Inspirados em Michel De Certeau, operamos com as noções de “estratégia” e “tática” para compreender as interações das juventudes com suas realidades socioculturais, e, a partir delas, as ações criadas para a satisfação de desejos de consumo ou subversão dos dispositivos sociais de fomento ao mesmo. Por fim, a partir das narrativas dos sujeitos da pesquisa, indiciamos e debatemos elementos-chave para a compreensão de suas experiências face aos contraditórios cotidianos nos quais se inserem.
id UFMT-3_0b7ff93800f40df116bbf11d1ce6ae1a
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/9139
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling CONSUMISTAS OU SUJEITOS DE SUAS EXISTÊNCIAS? ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DE JUVENTUDES DA ESCOLA PÚBLICA NA CULTURA DO CONSUMOjuventudesconsumoeducação escolareducação ambiental.O presente trabalho analisa representações produzidas por jovens estudantes de uma escola pública carioca, compartilhadas em um grupo focal sobre suas práticas de consumo. Inspirados em Michel De Certeau, operamos com as noções de “estratégia” e “tática” para compreender as interações das juventudes com suas realidades socioculturais, e, a partir delas, as ações criadas para a satisfação de desejos de consumo ou subversão dos dispositivos sociais de fomento ao mesmo. Por fim, a partir das narrativas dos sujeitos da pesquisa, indiciamos e debatemos elementos-chave para a compreensão de suas experiências face aos contraditórios cotidianos nos quais se inserem.Universidade Federal de Mato Grosso2021-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativo; Grupo focal.application/pdfapplication/ziphttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/913910.29286/rep.v30ijan/dez.9139Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-182238-20970104-596210.29286/rep.v30ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9139/8174https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9139/10829https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9139/10830https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9139/10831https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9139/10833https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9139/10832Copyright (c) 2021 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento SANTOS, Matheus Sampaio Favrat dosLIMA, Maria Jacqueline Girão Soares de2022-03-24T19:09:13Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/9139Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2022-03-24T19:09:13Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSUMISTAS OU SUJEITOS DE SUAS EXISTÊNCIAS? ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DE JUVENTUDES DA ESCOLA PÚBLICA NA CULTURA DO CONSUMO
title CONSUMISTAS OU SUJEITOS DE SUAS EXISTÊNCIAS? ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DE JUVENTUDES DA ESCOLA PÚBLICA NA CULTURA DO CONSUMO
spellingShingle CONSUMISTAS OU SUJEITOS DE SUAS EXISTÊNCIAS? ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DE JUVENTUDES DA ESCOLA PÚBLICA NA CULTURA DO CONSUMO
BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento
juventudes
consumo
educação escolar
educação ambiental.
title_short CONSUMISTAS OU SUJEITOS DE SUAS EXISTÊNCIAS? ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DE JUVENTUDES DA ESCOLA PÚBLICA NA CULTURA DO CONSUMO
title_full CONSUMISTAS OU SUJEITOS DE SUAS EXISTÊNCIAS? ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DE JUVENTUDES DA ESCOLA PÚBLICA NA CULTURA DO CONSUMO
title_fullStr CONSUMISTAS OU SUJEITOS DE SUAS EXISTÊNCIAS? ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DE JUVENTUDES DA ESCOLA PÚBLICA NA CULTURA DO CONSUMO
title_full_unstemmed CONSUMISTAS OU SUJEITOS DE SUAS EXISTÊNCIAS? ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DE JUVENTUDES DA ESCOLA PÚBLICA NA CULTURA DO CONSUMO
title_sort CONSUMISTAS OU SUJEITOS DE SUAS EXISTÊNCIAS? ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DE JUVENTUDES DA ESCOLA PÚBLICA NA CULTURA DO CONSUMO
author BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento
author_facet BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento
SANTOS, Matheus Sampaio Favrat dos
LIMA, Maria Jacqueline Girão Soares de
author_role author
author2 SANTOS, Matheus Sampaio Favrat dos
LIMA, Maria Jacqueline Girão Soares de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento
SANTOS, Matheus Sampaio Favrat dos
LIMA, Maria Jacqueline Girão Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv juventudes
consumo
educação escolar
educação ambiental.
topic juventudes
consumo
educação escolar
educação ambiental.
description O presente trabalho analisa representações produzidas por jovens estudantes de uma escola pública carioca, compartilhadas em um grupo focal sobre suas práticas de consumo. Inspirados em Michel De Certeau, operamos com as noções de “estratégia” e “tática” para compreender as interações das juventudes com suas realidades socioculturais, e, a partir delas, as ações criadas para a satisfação de desejos de consumo ou subversão dos dispositivos sociais de fomento ao mesmo. Por fim, a partir das narrativas dos sujeitos da pesquisa, indiciamos e debatemos elementos-chave para a compreensão de suas experiências face aos contraditórios cotidianos nos quais se inserem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Qualitativo; Grupo focal.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9139
10.29286/rep.v30ijan/dez.9139
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9139
identifier_str_mv 10.29286/rep.v30ijan/dez.9139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9139/8174
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9139/10829
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9139/10830
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9139/10831
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9139/10833
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9139/10832
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-18
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v30ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216859348992