CONSUMISTAS OU SUJEITOS DE SUAS EXISTÊNCIAS? ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DE JUVENTUDES DA ESCOLA PÚBLICA NA CULTURA DO CONSUMO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9139 |
Resumo: | O presente trabalho analisa representações produzidas por jovens estudantes de uma escola pública carioca, compartilhadas em um grupo focal sobre suas práticas de consumo. Inspirados em Michel De Certeau, operamos com as noções de “estratégia” e “tática” para compreender as interações das juventudes com suas realidades socioculturais, e, a partir delas, as ações criadas para a satisfação de desejos de consumo ou subversão dos dispositivos sociais de fomento ao mesmo. Por fim, a partir das narrativas dos sujeitos da pesquisa, indiciamos e debatemos elementos-chave para a compreensão de suas experiências face aos contraditórios cotidianos nos quais se inserem. |
id |
UFMT-3_0b7ff93800f40df116bbf11d1ce6ae1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/9139 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
CONSUMISTAS OU SUJEITOS DE SUAS EXISTÊNCIAS? ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DE JUVENTUDES DA ESCOLA PÚBLICA NA CULTURA DO CONSUMOjuventudesconsumoeducação escolareducação ambiental.O presente trabalho analisa representações produzidas por jovens estudantes de uma escola pública carioca, compartilhadas em um grupo focal sobre suas práticas de consumo. Inspirados em Michel De Certeau, operamos com as noções de “estratégia” e “tática” para compreender as interações das juventudes com suas realidades socioculturais, e, a partir delas, as ações criadas para a satisfação de desejos de consumo ou subversão dos dispositivos sociais de fomento ao mesmo. Por fim, a partir das narrativas dos sujeitos da pesquisa, indiciamos e debatemos elementos-chave para a compreensão de suas experiências face aos contraditórios cotidianos nos quais se inserem.Universidade Federal de Mato Grosso2021-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativo; Grupo focal.application/pdfapplication/ziphttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/913910.29286/rep.v30ijan/dez.9139Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-182238-20970104-596210.29286/rep.v30ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9139/8174https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9139/10829https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9139/10830https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9139/10831https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9139/10833https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9139/10832Copyright (c) 2021 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento SANTOS, Matheus Sampaio Favrat dosLIMA, Maria Jacqueline Girão Soares de2022-03-24T19:09:13Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/9139Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2022-03-24T19:09:13Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSUMISTAS OU SUJEITOS DE SUAS EXISTÊNCIAS? ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DE JUVENTUDES DA ESCOLA PÚBLICA NA CULTURA DO CONSUMO |
title |
CONSUMISTAS OU SUJEITOS DE SUAS EXISTÊNCIAS? ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DE JUVENTUDES DA ESCOLA PÚBLICA NA CULTURA DO CONSUMO |
spellingShingle |
CONSUMISTAS OU SUJEITOS DE SUAS EXISTÊNCIAS? ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DE JUVENTUDES DA ESCOLA PÚBLICA NA CULTURA DO CONSUMO BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento juventudes consumo educação escolar educação ambiental. |
title_short |
CONSUMISTAS OU SUJEITOS DE SUAS EXISTÊNCIAS? ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DE JUVENTUDES DA ESCOLA PÚBLICA NA CULTURA DO CONSUMO |
title_full |
CONSUMISTAS OU SUJEITOS DE SUAS EXISTÊNCIAS? ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DE JUVENTUDES DA ESCOLA PÚBLICA NA CULTURA DO CONSUMO |
title_fullStr |
CONSUMISTAS OU SUJEITOS DE SUAS EXISTÊNCIAS? ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DE JUVENTUDES DA ESCOLA PÚBLICA NA CULTURA DO CONSUMO |
title_full_unstemmed |
CONSUMISTAS OU SUJEITOS DE SUAS EXISTÊNCIAS? ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DE JUVENTUDES DA ESCOLA PÚBLICA NA CULTURA DO CONSUMO |
title_sort |
CONSUMISTAS OU SUJEITOS DE SUAS EXISTÊNCIAS? ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DE JUVENTUDES DA ESCOLA PÚBLICA NA CULTURA DO CONSUMO |
author |
BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento |
author_facet |
BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento SANTOS, Matheus Sampaio Favrat dos LIMA, Maria Jacqueline Girão Soares de |
author_role |
author |
author2 |
SANTOS, Matheus Sampaio Favrat dos LIMA, Maria Jacqueline Girão Soares de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento SANTOS, Matheus Sampaio Favrat dos LIMA, Maria Jacqueline Girão Soares de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
juventudes consumo educação escolar educação ambiental. |
topic |
juventudes consumo educação escolar educação ambiental. |
description |
O presente trabalho analisa representações produzidas por jovens estudantes de uma escola pública carioca, compartilhadas em um grupo focal sobre suas práticas de consumo. Inspirados em Michel De Certeau, operamos com as noções de “estratégia” e “tática” para compreender as interações das juventudes com suas realidades socioculturais, e, a partir delas, as ações criadas para a satisfação de desejos de consumo ou subversão dos dispositivos sociais de fomento ao mesmo. Por fim, a partir das narrativas dos sujeitos da pesquisa, indiciamos e debatemos elementos-chave para a compreensão de suas experiências face aos contraditórios cotidianos nos quais se inserem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Qualitativo; Grupo focal. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9139 10.29286/rep.v30ijan/dez.9139 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9139 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v30ijan/dez.9139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9139/8174 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9139/10829 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9139/10830 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9139/10831 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9139/10833 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9139/10832 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-18 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v30ijan/dez reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711216859348992 |