Avaliação do clima escolar por estudantes e professores: construção e validação de instrumentos de medida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moro, Adriano
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Morais, Alessandra de, Vinha, Telma Pileggi, Tognetta, Luciene Regina Paulino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
DOI: 10.29286/rep.v27i64.3733
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3733
Resumo: O presente estudo objetivou a construção e análise de evidências de validação de instrumentos de medida para avaliar o clima escolar, na perspectiva de alunos e professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Após revisão de pesquisas nacionais e internacionais que investigavam o clima escolar, foram elaboradas uma matriz de referência e itens avaliativos adequados às escolas brasileiras. Feita a análise de conteúdo por especialistas, foram aplicados em uma amostra de 797 alunos e 243 professores de escolas públicas e particulares. Para validação de construto, foi utilizado o modelo teórico Reflexivo, em que, no procedimento de Análise Fatorial Confirmatória, foram obtidas cargas fatoriais significantes, nos diferentes instrumentos. Palavras-chave: Avaliação do Clima Escolar. Construção e Validação de Instrumentos. Realidade Escolar Brasileira.
id UFMT-3_0fb704cc67371a0a6a995f4dc7de510c
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3733
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
spelling Avaliação do clima escolar por estudantes e professores: construção e validação de instrumentos de medidaAvaliação do clima escolar. Construção e validação de instrumentos. Realidade escolar brasileira.Avaliação do clima escolar e Validação de instrumentos de medidaO presente estudo objetivou a construção e análise de evidências de validação de instrumentos de medida para avaliar o clima escolar, na perspectiva de alunos e professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Após revisão de pesquisas nacionais e internacionais que investigavam o clima escolar, foram elaboradas uma matriz de referência e itens avaliativos adequados às escolas brasileiras. Feita a análise de conteúdo por especialistas, foram aplicados em uma amostra de 797 alunos e 243 professores de escolas públicas e particulares. Para validação de construto, foi utilizado o modelo teórico Reflexivo, em que, no procedimento de Análise Fatorial Confirmatória, foram obtidas cargas fatoriais significantes, nos diferentes instrumentos. Palavras-chave: Avaliação do Clima Escolar. Construção e Validação de Instrumentos. Realidade Escolar Brasileira.Universidade Federal de Mato Grosso2017-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/373310.29286/rep.v27i64.3733Revista de Educação Pública; v. 27 n. 64 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 64, jan./abr. 2018; 67-902238-20970104-596210.29286/rep.v27i64reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3733/pdfCopyright (c) 2017 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoro, AdrianoMorais, Alessandra deVinha, Telma PileggiTognetta, Luciene Regina Paulino2017-12-30T15:56:56Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3733Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-12-30T15:56:56Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do clima escolar por estudantes e professores: construção e validação de instrumentos de medida
title Avaliação do clima escolar por estudantes e professores: construção e validação de instrumentos de medida
spellingShingle Avaliação do clima escolar por estudantes e professores: construção e validação de instrumentos de medida
Avaliação do clima escolar por estudantes e professores: construção e validação de instrumentos de medida
Moro, Adriano
Avaliação do clima escolar. Construção e validação de instrumentos. Realidade escolar brasileira.
Avaliação do clima escolar e Validação de instrumentos de medida
Moro, Adriano
Avaliação do clima escolar. Construção e validação de instrumentos. Realidade escolar brasileira.
Avaliação do clima escolar e Validação de instrumentos de medida
title_short Avaliação do clima escolar por estudantes e professores: construção e validação de instrumentos de medida
title_full Avaliação do clima escolar por estudantes e professores: construção e validação de instrumentos de medida
title_fullStr Avaliação do clima escolar por estudantes e professores: construção e validação de instrumentos de medida
Avaliação do clima escolar por estudantes e professores: construção e validação de instrumentos de medida
title_full_unstemmed Avaliação do clima escolar por estudantes e professores: construção e validação de instrumentos de medida
Avaliação do clima escolar por estudantes e professores: construção e validação de instrumentos de medida
title_sort Avaliação do clima escolar por estudantes e professores: construção e validação de instrumentos de medida
author Moro, Adriano
author_facet Moro, Adriano
Moro, Adriano
Morais, Alessandra de
Vinha, Telma Pileggi
Tognetta, Luciene Regina Paulino
Morais, Alessandra de
Vinha, Telma Pileggi
Tognetta, Luciene Regina Paulino
author_role author
author2 Morais, Alessandra de
Vinha, Telma Pileggi
Tognetta, Luciene Regina Paulino
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moro, Adriano
Morais, Alessandra de
Vinha, Telma Pileggi
Tognetta, Luciene Regina Paulino
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação do clima escolar. Construção e validação de instrumentos. Realidade escolar brasileira.
Avaliação do clima escolar e Validação de instrumentos de medida
topic Avaliação do clima escolar. Construção e validação de instrumentos. Realidade escolar brasileira.
Avaliação do clima escolar e Validação de instrumentos de medida
description O presente estudo objetivou a construção e análise de evidências de validação de instrumentos de medida para avaliar o clima escolar, na perspectiva de alunos e professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Após revisão de pesquisas nacionais e internacionais que investigavam o clima escolar, foram elaboradas uma matriz de referência e itens avaliativos adequados às escolas brasileiras. Feita a análise de conteúdo por especialistas, foram aplicados em uma amostra de 797 alunos e 243 professores de escolas públicas e particulares. Para validação de construto, foi utilizado o modelo teórico Reflexivo, em que, no procedimento de Análise Fatorial Confirmatória, foram obtidas cargas fatoriais significantes, nos diferentes instrumentos. Palavras-chave: Avaliação do Clima Escolar. Construção e Validação de Instrumentos. Realidade Escolar Brasileira.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3733
10.29286/rep.v27i64.3733
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3733
identifier_str_mv 10.29286/rep.v27i64.3733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3733/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 27 n. 64 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 64, jan./abr. 2018; 67-90
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v27i64
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1822182907303690240
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.29286/rep.v27i64.3733