Avaliação do clima escolar por estudantes e professores: construção e validação de instrumentos de medida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
DOI: | 10.29286/rep.v27i64.3733 |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3733 |
Resumo: | O presente estudo objetivou a construção e análise de evidências de validação de instrumentos de medida para avaliar o clima escolar, na perspectiva de alunos e professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Após revisão de pesquisas nacionais e internacionais que investigavam o clima escolar, foram elaboradas uma matriz de referência e itens avaliativos adequados às escolas brasileiras. Feita a análise de conteúdo por especialistas, foram aplicados em uma amostra de 797 alunos e 243 professores de escolas públicas e particulares. Para validação de construto, foi utilizado o modelo teórico Reflexivo, em que, no procedimento de Análise Fatorial Confirmatória, foram obtidas cargas fatoriais significantes, nos diferentes instrumentos. Palavras-chave: Avaliação do Clima Escolar. Construção e Validação de Instrumentos. Realidade Escolar Brasileira. |
id |
UFMT-3_0fb704cc67371a0a6a995f4dc7de510c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3733 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
spelling |
Avaliação do clima escolar por estudantes e professores: construção e validação de instrumentos de medidaAvaliação do clima escolar. Construção e validação de instrumentos. Realidade escolar brasileira.Avaliação do clima escolar e Validação de instrumentos de medidaO presente estudo objetivou a construção e análise de evidências de validação de instrumentos de medida para avaliar o clima escolar, na perspectiva de alunos e professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Após revisão de pesquisas nacionais e internacionais que investigavam o clima escolar, foram elaboradas uma matriz de referência e itens avaliativos adequados às escolas brasileiras. Feita a análise de conteúdo por especialistas, foram aplicados em uma amostra de 797 alunos e 243 professores de escolas públicas e particulares. Para validação de construto, foi utilizado o modelo teórico Reflexivo, em que, no procedimento de Análise Fatorial Confirmatória, foram obtidas cargas fatoriais significantes, nos diferentes instrumentos. Palavras-chave: Avaliação do Clima Escolar. Construção e Validação de Instrumentos. Realidade Escolar Brasileira.Universidade Federal de Mato Grosso2017-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/373310.29286/rep.v27i64.3733Revista de Educação Pública; v. 27 n. 64 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 64, jan./abr. 2018; 67-902238-20970104-596210.29286/rep.v27i64reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3733/pdfCopyright (c) 2017 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoro, AdrianoMorais, Alessandra deVinha, Telma PileggiTognetta, Luciene Regina Paulino2017-12-30T15:56:56Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3733Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-12-30T15:56:56Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do clima escolar por estudantes e professores: construção e validação de instrumentos de medida |
title |
Avaliação do clima escolar por estudantes e professores: construção e validação de instrumentos de medida |
spellingShingle |
Avaliação do clima escolar por estudantes e professores: construção e validação de instrumentos de medida Avaliação do clima escolar por estudantes e professores: construção e validação de instrumentos de medida Moro, Adriano Avaliação do clima escolar. Construção e validação de instrumentos. Realidade escolar brasileira. Avaliação do clima escolar e Validação de instrumentos de medida Moro, Adriano Avaliação do clima escolar. Construção e validação de instrumentos. Realidade escolar brasileira. Avaliação do clima escolar e Validação de instrumentos de medida |
title_short |
Avaliação do clima escolar por estudantes e professores: construção e validação de instrumentos de medida |
title_full |
Avaliação do clima escolar por estudantes e professores: construção e validação de instrumentos de medida |
title_fullStr |
Avaliação do clima escolar por estudantes e professores: construção e validação de instrumentos de medida Avaliação do clima escolar por estudantes e professores: construção e validação de instrumentos de medida |
title_full_unstemmed |
Avaliação do clima escolar por estudantes e professores: construção e validação de instrumentos de medida Avaliação do clima escolar por estudantes e professores: construção e validação de instrumentos de medida |
title_sort |
Avaliação do clima escolar por estudantes e professores: construção e validação de instrumentos de medida |
author |
Moro, Adriano |
author_facet |
Moro, Adriano Moro, Adriano Morais, Alessandra de Vinha, Telma Pileggi Tognetta, Luciene Regina Paulino Morais, Alessandra de Vinha, Telma Pileggi Tognetta, Luciene Regina Paulino |
author_role |
author |
author2 |
Morais, Alessandra de Vinha, Telma Pileggi Tognetta, Luciene Regina Paulino |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moro, Adriano Morais, Alessandra de Vinha, Telma Pileggi Tognetta, Luciene Regina Paulino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação do clima escolar. Construção e validação de instrumentos. Realidade escolar brasileira. Avaliação do clima escolar e Validação de instrumentos de medida |
topic |
Avaliação do clima escolar. Construção e validação de instrumentos. Realidade escolar brasileira. Avaliação do clima escolar e Validação de instrumentos de medida |
description |
O presente estudo objetivou a construção e análise de evidências de validação de instrumentos de medida para avaliar o clima escolar, na perspectiva de alunos e professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Após revisão de pesquisas nacionais e internacionais que investigavam o clima escolar, foram elaboradas uma matriz de referência e itens avaliativos adequados às escolas brasileiras. Feita a análise de conteúdo por especialistas, foram aplicados em uma amostra de 797 alunos e 243 professores de escolas públicas e particulares. Para validação de construto, foi utilizado o modelo teórico Reflexivo, em que, no procedimento de Análise Fatorial Confirmatória, foram obtidas cargas fatoriais significantes, nos diferentes instrumentos. Palavras-chave: Avaliação do Clima Escolar. Construção e Validação de Instrumentos. Realidade Escolar Brasileira. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3733 10.29286/rep.v27i64.3733 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3733 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v27i64.3733 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3733/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 27 n. 64 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 64, jan./abr. 2018; 67-90 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v27i64 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1822182907303690240 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.29286/rep.v27i64.3733 |