Bernard Bolzano: o conceitualismo e a intuição. Bernard Bolzano: conceptualism and intuition
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/384 |
Resumo: | Bolzano, conhecido como o “pai da aritmetização da matemática”, tornou-se conhecido devido à clareza exemplar de conceitos, mas muitos educadores matemáticos atuais não valorizam esta virtude, não percebendo que não há tanta diferença entre calcular formalmente ou agir intuitivamente (afinal, não é tão importante se as regras de agir são explicitas ou implícitas), desde que sirva para formar conceitos, que era a preocupação de Bolzano. Neste trabalho mostramos a ligação de sua obra com a busca por clareza e comunicação do conhecimento (portanto de didática), e analisamos como sua noção de didática pode contribuir para os debates atuais da Educação Matemática. |
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Bernard Bolzano: o conceitualismo e a intuição. Bernard Bolzano: conceptualism and intuitionBernard Bolzano. Intuição. Explicação. Pensamento conceitual.Educação matemáticaBolzano, conhecido como o “pai da aritmetização da matemática”, tornou-se conhecido devido à clareza exemplar de conceitos, mas muitos educadores matemáticos atuais não valorizam esta virtude, não percebendo que não há tanta diferença entre calcular formalmente ou agir intuitivamente (afinal, não é tão importante se as regras de agir são explicitas ou implícitas), desde que sirva para formar conceitos, que era a preocupação de Bolzano. Neste trabalho mostramos a ligação de sua obra com a busca por clareza e comunicação do conhecimento (portanto de didática), e analisamos como sua noção de didática pode contribuir para os debates atuais da Educação Matemática.Universidade Federal de Mato Grosso2012-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/38410.29286/rep.v19i39.384Revista de Educação Pública; v. 19 n. 39 (2010): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2010.; 165-1802238-20970104-596210.29286/rep.v19i39reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/384/352Clímaco, HumbertoOtte, Michaelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:28Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/384Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:28Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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