O olhar do aluno sobre o contexto do estudo da química e a possibilidade de transformação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4198 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo compreender a inconsistência entre o ensino e a aprendizagem na disciplina de química, levando em consideração a experiência de aprendizagem e as dificuldades expressas pelos alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Este estudo foi orientado pela abordagem qualitativa, seguindo os pressupostos da Teoria da Complexidade e da Teoria Fundamentada nos Dados. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário estruturado que possibilitou evidenciar, na visão do aluno, a química como uma disciplina complexa, porém, indispensável para compreender a vida, sendo essencial que os conteúdos sejam substanciados em seu cotidiano como meio de facilitar o seu entendimento. |
id |
UFMT-3_267668a34c22a96f4a3efa89d45e8232 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4198 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
O olhar do aluno sobre o contexto do estudo da química e a possibilidade de transformaçãoDisciplina de químicaAlunoEnsino e aprendizagemEducaçãoEnsino e aprendizagem na disciplina de químicaEsta pesquisa tem como objetivo compreender a inconsistência entre o ensino e a aprendizagem na disciplina de química, levando em consideração a experiência de aprendizagem e as dificuldades expressas pelos alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Este estudo foi orientado pela abordagem qualitativa, seguindo os pressupostos da Teoria da Complexidade e da Teoria Fundamentada nos Dados. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário estruturado que possibilitou evidenciar, na visão do aluno, a química como uma disciplina complexa, porém, indispensável para compreender a vida, sendo essencial que os conteúdos sejam substanciados em seu cotidiano como meio de facilitar o seu entendimento.Universidade Federal de Mato Grosso2020-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/419810.29286/rep.v29ijan/dez.4198Revista de Educação Pública; v. 29 (2020): Revista de Educação Pública, v. 29 jan./dez. 20202238-20970104-596210.29286/rep.v29ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4198/pdfCopyright (c) 2020 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLEÃO, Dayana FernandesSANTOS, Thyego Mychell MoreiraSOUZA, Rita Rodrigues de2020-05-26T12:32:06Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4198Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2020-05-26T12:32:06Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O olhar do aluno sobre o contexto do estudo da química e a possibilidade de transformação |
title |
O olhar do aluno sobre o contexto do estudo da química e a possibilidade de transformação |
spellingShingle |
O olhar do aluno sobre o contexto do estudo da química e a possibilidade de transformação LEÃO, Dayana Fernandes Disciplina de química Aluno Ensino e aprendizagem Educação Ensino e aprendizagem na disciplina de química |
title_short |
O olhar do aluno sobre o contexto do estudo da química e a possibilidade de transformação |
title_full |
O olhar do aluno sobre o contexto do estudo da química e a possibilidade de transformação |
title_fullStr |
O olhar do aluno sobre o contexto do estudo da química e a possibilidade de transformação |
title_full_unstemmed |
O olhar do aluno sobre o contexto do estudo da química e a possibilidade de transformação |
title_sort |
O olhar do aluno sobre o contexto do estudo da química e a possibilidade de transformação |
author |
LEÃO, Dayana Fernandes |
author_facet |
LEÃO, Dayana Fernandes SANTOS, Thyego Mychell Moreira SOUZA, Rita Rodrigues de |
author_role |
author |
author2 |
SANTOS, Thyego Mychell Moreira SOUZA, Rita Rodrigues de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LEÃO, Dayana Fernandes SANTOS, Thyego Mychell Moreira SOUZA, Rita Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Disciplina de química Aluno Ensino e aprendizagem Educação Ensino e aprendizagem na disciplina de química |
topic |
Disciplina de química Aluno Ensino e aprendizagem Educação Ensino e aprendizagem na disciplina de química |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo compreender a inconsistência entre o ensino e a aprendizagem na disciplina de química, levando em consideração a experiência de aprendizagem e as dificuldades expressas pelos alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Este estudo foi orientado pela abordagem qualitativa, seguindo os pressupostos da Teoria da Complexidade e da Teoria Fundamentada nos Dados. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário estruturado que possibilitou evidenciar, na visão do aluno, a química como uma disciplina complexa, porém, indispensável para compreender a vida, sendo essencial que os conteúdos sejam substanciados em seu cotidiano como meio de facilitar o seu entendimento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4198 10.29286/rep.v29ijan/dez.4198 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4198 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v29ijan/dez.4198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4198/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 29 (2020): Revista de Educação Pública, v. 29 jan./dez. 2020 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v29ijan/dez reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711216358129664 |