O olhar do aluno sobre o contexto do estudo da química e a possibilidade de transformação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEÃO, Dayana Fernandes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: SANTOS, Thyego Mychell Moreira, SOUZA, Rita Rodrigues de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4198
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender a inconsistência entre o ensino e a aprendizagem na disciplina de química, levando em consideração a experiência de aprendizagem e as dificuldades expressas pelos alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Este estudo foi orientado pela abordagem qualitativa, seguindo os pressupostos da Teoria da Complexidade e da Teoria Fundamentada nos Dados. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário estruturado que possibilitou evidenciar, na visão do aluno, a química como uma disciplina complexa, porém, indispensável para compreender a vida, sendo essencial que os conteúdos sejam substanciados em seu cotidiano como meio de facilitar o seu entendimento.
id UFMT-3_267668a34c22a96f4a3efa89d45e8232
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4198
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling O olhar do aluno sobre o contexto do estudo da química e a possibilidade de transformaçãoDisciplina de químicaAlunoEnsino e aprendizagemEducaçãoEnsino e aprendizagem na disciplina de químicaEsta pesquisa tem como objetivo compreender a inconsistência entre o ensino e a aprendizagem na disciplina de química, levando em consideração a experiência de aprendizagem e as dificuldades expressas pelos alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Este estudo foi orientado pela abordagem qualitativa, seguindo os pressupostos da Teoria da Complexidade e da Teoria Fundamentada nos Dados. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário estruturado que possibilitou evidenciar, na visão do aluno, a química como uma disciplina complexa, porém, indispensável para compreender a vida, sendo essencial que os conteúdos sejam substanciados em seu cotidiano como meio de facilitar o seu entendimento.Universidade Federal de Mato Grosso2020-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/419810.29286/rep.v29ijan/dez.4198Revista de Educação Pública; v. 29 (2020): Revista de Educação Pública, v. 29 jan./dez. 20202238-20970104-596210.29286/rep.v29ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4198/pdfCopyright (c) 2020 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLEÃO, Dayana FernandesSANTOS, Thyego Mychell MoreiraSOUZA, Rita Rodrigues de2020-05-26T12:32:06Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4198Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2020-05-26T12:32:06Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv O olhar do aluno sobre o contexto do estudo da química e a possibilidade de transformação
title O olhar do aluno sobre o contexto do estudo da química e a possibilidade de transformação
spellingShingle O olhar do aluno sobre o contexto do estudo da química e a possibilidade de transformação
LEÃO, Dayana Fernandes
Disciplina de química
Aluno
Ensino e aprendizagem
Educação
Ensino e aprendizagem na disciplina de química
title_short O olhar do aluno sobre o contexto do estudo da química e a possibilidade de transformação
title_full O olhar do aluno sobre o contexto do estudo da química e a possibilidade de transformação
title_fullStr O olhar do aluno sobre o contexto do estudo da química e a possibilidade de transformação
title_full_unstemmed O olhar do aluno sobre o contexto do estudo da química e a possibilidade de transformação
title_sort O olhar do aluno sobre o contexto do estudo da química e a possibilidade de transformação
author LEÃO, Dayana Fernandes
author_facet LEÃO, Dayana Fernandes
SANTOS, Thyego Mychell Moreira
SOUZA, Rita Rodrigues de
author_role author
author2 SANTOS, Thyego Mychell Moreira
SOUZA, Rita Rodrigues de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LEÃO, Dayana Fernandes
SANTOS, Thyego Mychell Moreira
SOUZA, Rita Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Disciplina de química
Aluno
Ensino e aprendizagem
Educação
Ensino e aprendizagem na disciplina de química
topic Disciplina de química
Aluno
Ensino e aprendizagem
Educação
Ensino e aprendizagem na disciplina de química
description Esta pesquisa tem como objetivo compreender a inconsistência entre o ensino e a aprendizagem na disciplina de química, levando em consideração a experiência de aprendizagem e as dificuldades expressas pelos alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Este estudo foi orientado pela abordagem qualitativa, seguindo os pressupostos da Teoria da Complexidade e da Teoria Fundamentada nos Dados. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário estruturado que possibilitou evidenciar, na visão do aluno, a química como uma disciplina complexa, porém, indispensável para compreender a vida, sendo essencial que os conteúdos sejam substanciados em seu cotidiano como meio de facilitar o seu entendimento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4198
10.29286/rep.v29ijan/dez.4198
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4198
identifier_str_mv 10.29286/rep.v29ijan/dez.4198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4198/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 29 (2020): Revista de Educação Pública, v. 29 jan./dez. 2020
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v29ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216358129664