Enunciar é argumentar: analisando um episódio de uma aula de História com base em Bakhtin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart, Cecilia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643530
Resumo: O objetivo desse artigo é discutir o pressuposto de que, com base na teoria da enunciação de Bakhtin, enunciar é argumentar. A argumentação é inerente ao princípio dialógico dos enunciados, considerando que todo enunciado é dirigido a alguém, na cadeia enunciativa infinita. Enunciar é agir sobre os outros, o que significa que vai além de compreender e responder enunciados. Esse interesse relaciona-se com uma questão que permanentemente enfrentamos na escola: a dificuldade que alunos têm de compreender e elaborar o discurso verbal, especialmente em registros mais formais, em áreas do conhecimento que se distanciam do cotidiano. Uma categoria relevante para nossa discussão é a de linguagens sociais, considerando que as diferenças entre elas se dão no plano de diferentes textualidades, isto é, de diferentes modos de argumentar. Analisamos, no artigo, interações discursivas ocorridas na parte inicial de uma aula de História, numa turma de 5ª série.
id UNICAMP-18_344acc85655c6357da09c418f22ddf6b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643530
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Enunciar é argumentar: analisando um episódio de uma aula de História com base em BakhtinEnunciar é argumentar: analisando um episódio de uma aula de História com base em BakhtinEnunciar é argumentar: analisando um episódio de uma aula de História com base em BakhtinDiscursoLinguagens sociaisAula de históriaBakhtinArgumentaçãoDiscursoLinguagens sociaisAula de história BakhtinArgumentaçãoEducaçãoDiscourseArgumentationSocial languagesHistory classBakhtinO objetivo desse artigo é discutir o pressuposto de que, com base na teoria da enunciação de Bakhtin, enunciar é argumentar. A argumentação é inerente ao princípio dialógico dos enunciados, considerando que todo enunciado é dirigido a alguém, na cadeia enunciativa infinita. Enunciar é agir sobre os outros, o que significa que vai além de compreender e responder enunciados. Esse interesse relaciona-se com uma questão que permanentemente enfrentamos na escola: a dificuldade que alunos têm de compreender e elaborar o discurso verbal, especialmente em registros mais formais, em áreas do conhecimento que se distanciam do cotidiano. Uma categoria relevante para nossa discussão é a de linguagens sociais, considerando que as diferenças entre elas se dão no plano de diferentes textualidades, isto é, de diferentes modos de argumentar. Analisamos, no artigo, interações discursivas ocorridas na parte inicial de uma aula de História, numa turma de 5ª série.O objetivo desse artigo é discutir o pressuposto de que, com base na teoria da enunciação de Bakhtin, enunciar é argumentar. A argumentação é inerente ao princípio dialógico dos enunciados, considerando que todo enunciado é dirigido a alguém, na cadeia enunciativa infinita. Enunciar é agir sobre os outros, o que significa que vai além de compreender e responder enunciados. Esse interesse relaciona-se com uma questão que permanentemente enfrentamos na escola: a dificuldade que alunos têm de compreender e elaborar o discurso verbal, especialmente em registros mais formais, em áreas do conhecimento que se distanciam do cotidiano. Uma categoria relevante para nossa discussão é a de linguagens sociais, considerando que as diferenças entre elas se dão no plano de diferentes textualidades, isto é, de diferentes modos de argumentar. Analisamos, no artigo, interações discursivas ocorridas na parte inicial de uma aula de História, numa turma de 5ª série.O objetivo desse artigo é discutir o pressuposto de que, com base na teoria da enunciação de Bakhtin, enunciar é argumentar. A argumentação é inerente ao princípio dialógico dos enunciados, considerando que todo enunciado é dirigido a alguém, na cadeia enunciativa infinita. Enunciar é agir sobre os outros, o que significa que vai além de compreender e responder enunciados. Esse interesse relaciona-se com uma questão que permanentemente enfrentamos na escola: a dificuldade que alunos têm de compreender e elaborar o discurso verbal, especialmente em registros mais formais, em áreas do conhecimento que se distanciam do cotidiano. Uma categoria relevante para nossa discussão é a de linguagens sociais, considerando que as diferenças entre elas se dão no plano de diferentes textualidades, isto é, de diferentes modos de argumentar. Analisamos, no artigo, interações discursivas ocorridas na parte inicial de uma aula de História, numa turma de 5ª série.Universidade Estadual de Campinas2016-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto Textoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643530Pro-Posições; Vol. 18 No. 3: set./dez.2007[54]; 93-107Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 3: set./dez.2007[54]; 93-107Pro-Posições; v. 18 n. 3: set./dez.2007[54]; 93-1071980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643530/29775Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2016 Pro-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGoulart, Cecilia2022-08-12T14:30:05Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643530Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-08-12T14:30:05Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Enunciar é argumentar: analisando um episódio de uma aula de História com base em Bakhtin
Enunciar é argumentar: analisando um episódio de uma aula de História com base em Bakhtin
Enunciar é argumentar: analisando um episódio de uma aula de História com base em Bakhtin
title Enunciar é argumentar: analisando um episódio de uma aula de História com base em Bakhtin
spellingShingle Enunciar é argumentar: analisando um episódio de uma aula de História com base em Bakhtin
Goulart, Cecilia
Discurso
Linguagens sociais
Aula de história
Bakhtin
Argumentação
Discurso
Linguagens sociais
Aula de história
Bakhtin
Argumentação
Educação
Discourse
Argumentation
Social languages
History class
Bakhtin
title_short Enunciar é argumentar: analisando um episódio de uma aula de História com base em Bakhtin
title_full Enunciar é argumentar: analisando um episódio de uma aula de História com base em Bakhtin
title_fullStr Enunciar é argumentar: analisando um episódio de uma aula de História com base em Bakhtin
title_full_unstemmed Enunciar é argumentar: analisando um episódio de uma aula de História com base em Bakhtin
title_sort Enunciar é argumentar: analisando um episódio de uma aula de História com base em Bakhtin
author Goulart, Cecilia
author_facet Goulart, Cecilia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulart, Cecilia
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso
Linguagens sociais
Aula de história
Bakhtin
Argumentação
Discurso
Linguagens sociais
Aula de história
Bakhtin
Argumentação
Educação
Discourse
Argumentation
Social languages
History class
Bakhtin
topic Discurso
Linguagens sociais
Aula de história
Bakhtin
Argumentação
Discurso
Linguagens sociais
Aula de história
Bakhtin
Argumentação
Educação
Discourse
Argumentation
Social languages
History class
Bakhtin
description O objetivo desse artigo é discutir o pressuposto de que, com base na teoria da enunciação de Bakhtin, enunciar é argumentar. A argumentação é inerente ao princípio dialógico dos enunciados, considerando que todo enunciado é dirigido a alguém, na cadeia enunciativa infinita. Enunciar é agir sobre os outros, o que significa que vai além de compreender e responder enunciados. Esse interesse relaciona-se com uma questão que permanentemente enfrentamos na escola: a dificuldade que alunos têm de compreender e elaborar o discurso verbal, especialmente em registros mais formais, em áreas do conhecimento que se distanciam do cotidiano. Uma categoria relevante para nossa discussão é a de linguagens sociais, considerando que as diferenças entre elas se dão no plano de diferentes textualidades, isto é, de diferentes modos de argumentar. Analisamos, no artigo, interações discursivas ocorridas na parte inicial de uma aula de História, numa turma de 5ª série.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643530
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643530/29775
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporáneo
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 18 No. 3: set./dez.2007[54]; 93-107
Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 3: set./dez.2007[54]; 93-107
Pro-Posições; v. 18 n. 3: set./dez.2007[54]; 93-107
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217185298153472