REPERTÓRIOS PROFISSIONAIS DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes MARTINS, Endrigo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: LOPES JUNIOR, Jair
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11244
Resumo: Este artigo apresenta uma síntese de doutorado em Ensino de Ciências que teve como objetivo investigar as relações entre as interações dialógicas professor-pesquisador e professor-aluno com dimensões estimadas e relevantes de “Repertórios Profissionais da Docência. Os dados empíricos foram produzidos a partir de sessões de autoscopia, por meio de seleção de episódios gravados, nas aulas de Biologia de uma professora da rede pública estadual de São Paulo. Os resultados demostraram que, após reflexões sobre suas próprias práticas, a professora de Biologia demonstrou indícios de uma possível mudança de práticas pedagógicas que inicialmente caracterizavam serem pautadas em uma educação bancária.
id UFMT-3_30754214c720bc095d4532aeecf273c1
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/11244
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling REPERTÓRIOS PROFISSIONAIS DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIAEducação bancáriaHabilidades e competênciasEnsino de CiênciasAutoscopiaEste artigo apresenta uma síntese de doutorado em Ensino de Ciências que teve como objetivo investigar as relações entre as interações dialógicas professor-pesquisador e professor-aluno com dimensões estimadas e relevantes de “Repertórios Profissionais da Docência. Os dados empíricos foram produzidos a partir de sessões de autoscopia, por meio de seleção de episódios gravados, nas aulas de Biologia de uma professora da rede pública estadual de São Paulo. Os resultados demostraram que, após reflexões sobre suas próprias práticas, a professora de Biologia demonstrou indícios de uma possível mudança de práticas pedagógicas que inicialmente caracterizavam serem pautadas em uma educação bancária.Universidade Federal de Mato Grosso2021-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1124410.29286/rep.v30ijan/dez.11244Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-212238-20970104-596210.29286/rep.v30ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11244/10111https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11244/10934https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11244/10935https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11244/10937https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11244/10936Copyright (c) 2021 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAntunes MARTINS, Endrigo LOPES JUNIOR, Jair2022-03-24T19:09:13Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/11244Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2022-03-24T19:09:13Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv REPERTÓRIOS PROFISSIONAIS DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
title REPERTÓRIOS PROFISSIONAIS DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
spellingShingle REPERTÓRIOS PROFISSIONAIS DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Antunes MARTINS, Endrigo
Educação bancária
Habilidades e competências
Ensino de Ciências
Autoscopia
title_short REPERTÓRIOS PROFISSIONAIS DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
title_full REPERTÓRIOS PROFISSIONAIS DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
title_fullStr REPERTÓRIOS PROFISSIONAIS DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
title_full_unstemmed REPERTÓRIOS PROFISSIONAIS DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
title_sort REPERTÓRIOS PROFISSIONAIS DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
author Antunes MARTINS, Endrigo
author_facet Antunes MARTINS, Endrigo
LOPES JUNIOR, Jair
author_role author
author2 LOPES JUNIOR, Jair
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes MARTINS, Endrigo
LOPES JUNIOR, Jair
dc.subject.por.fl_str_mv Educação bancária
Habilidades e competências
Ensino de Ciências
Autoscopia
topic Educação bancária
Habilidades e competências
Ensino de Ciências
Autoscopia
description Este artigo apresenta uma síntese de doutorado em Ensino de Ciências que teve como objetivo investigar as relações entre as interações dialógicas professor-pesquisador e professor-aluno com dimensões estimadas e relevantes de “Repertórios Profissionais da Docência. Os dados empíricos foram produzidos a partir de sessões de autoscopia, por meio de seleção de episódios gravados, nas aulas de Biologia de uma professora da rede pública estadual de São Paulo. Os resultados demostraram que, após reflexões sobre suas próprias práticas, a professora de Biologia demonstrou indícios de uma possível mudança de práticas pedagógicas que inicialmente caracterizavam serem pautadas em uma educação bancária.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11244
10.29286/rep.v30ijan/dez.11244
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11244
identifier_str_mv 10.29286/rep.v30ijan/dez.11244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11244/10111
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11244/10934
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11244/10935
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11244/10937
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11244/10936
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-21
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v30ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711217438162944