Repertórios profissionais da docência no contexto do ensino de Ciências e Biologia: o estudo de caso em uma escola da rede pública estadual de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Endrigo Antunes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191549
Resumo: O presente estudo insere-se no campo das políticas públicas educacionais para a educação básica do estado de São Paulo, mais especificamente na proposição curricular do referido estado que preconiza o ensino e a aprendizagem de habilidades nos diferentes ciclos. Compreendendo os Repertórios Profissionais da Docência como sendo o conjunto das práticas pedagógicas que os professores realizam em sala de aula buscando gerar situações nas quais os alunos venham a manifestar por meio de determinadas ações, o alcance de objetivos de aprendizagem ou mesmo o desenvolvimento de habilidades, a presente tese teve como objetivo geral investigar as condições de mediação do trabalho do professor que viabilizariam construir dimensões estimadas e relevantes de Repertórios Profissionais da Docência no ensino de conteúdos curriculares dos componentes de Ciências e de Biologia. Teve como hipótese inicial a perspectiva de que interações dialógicas entre professores e pesquisadores e entre professores e alunos constituem-se como condições favorecedoras ao desenvolvimento ou ao aprimoramento de práticas pedagógicas (repertórios) que permitam evidenciar o alcance de objetivos de aprendizagens (desenvolvimento de habilidades) por parte dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso na qual foram estabelecidas interações dialógicas com três professores de uma escola pública de educação básica do interior do estado de São Paulo objetivando viabilizar reflexões sobre suas concepções e práticas educativas. As ações metodológicas tiveram como premissas investigar como os professores de Ciências e Biologia definem quais serão os objetivos de aprendizagens que irão orientar suas aulas, bem como investigar como é feita a interpretação das habilidades que fazem parte do currículo oficial do estado de São Paulo. Também foram objeto de investigação os critérios utilizados pelos professores de Ciências e Biologia para selecionarem os conteúdos de aprendizagens a serem abordados em suas aulas, bem como a escolha e a execução das práticas pedagógicas e avaliativas. Diante disso, foram realizados diálogos sobre o planejamento das aulas que, em seguida, foram filmadas e editadas em episódios pontuais. Com utilização da metodologia da autoscopia, durante a exibição dos respectivos episódios a cada professor, foram conduzidas discussões e reflexões sobre suas ações, bem como sobre as suas interações com os alunos. Os resultados apontam que as interações dialógicas pautadas nos pressupostos da Teoria do Agir Comunicativo entre professores e pesquisadores possui grande potencial formativo, sendo considerada uma importante condição favorecedora para o desenvolvimento ou mesmo o aprimoramento de Repertórios Profissionais da Docência. Da mesma forma, interações dialógicas entre professores e alunos pautadas nos pressupostos da ação educativa orientada pelo entendimento também são condições favorecedoras para a mediação de aprendizagens baseadas em diálogos sobre determinados conteúdos. Observou-se também em um dos professores participantes da pesquisa a superação de práticas vinculadas a uma educação bancária, na qual, após se assistir e refletir sobre suas ações em sala de aula, apresentou críticas reflexivas sobre si mesmo. Dessa maneira, mediante a exposição continuada desse participante a novos ciclos de autoscopia, foram evidenciados Repertórios Profissionais da Docência definidos pela promoção de uma educação mais dialógica e menos centrada na figura do professor.
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Compreendendo os Repertórios Profissionais da Docência como sendo o conjunto das práticas pedagógicas que os professores realizam em sala de aula buscando gerar situações nas quais os alunos venham a manifestar por meio de determinadas ações, o alcance de objetivos de aprendizagem ou mesmo o desenvolvimento de habilidades, a presente tese teve como objetivo geral investigar as condições de mediação do trabalho do professor que viabilizariam construir dimensões estimadas e relevantes de Repertórios Profissionais da Docência no ensino de conteúdos curriculares dos componentes de Ciências e de Biologia. Teve como hipótese inicial a perspectiva de que interações dialógicas entre professores e pesquisadores e entre professores e alunos constituem-se como condições favorecedoras ao desenvolvimento ou ao aprimoramento de práticas pedagógicas (repertórios) que permitam evidenciar o alcance de objetivos de aprendizagens (desenvolvimento de habilidades) por parte dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso na qual foram estabelecidas interações dialógicas com três professores de uma escola pública de educação básica do interior do estado de São Paulo objetivando viabilizar reflexões sobre suas concepções e práticas educativas. As ações metodológicas tiveram como premissas investigar como os professores de Ciências e Biologia definem quais serão os objetivos de aprendizagens que irão orientar suas aulas, bem como investigar como é feita a interpretação das habilidades que fazem parte do currículo oficial do estado de São Paulo. Também foram objeto de investigação os critérios utilizados pelos professores de Ciências e Biologia para selecionarem os conteúdos de aprendizagens a serem abordados em suas aulas, bem como a escolha e a execução das práticas pedagógicas e avaliativas. Diante disso, foram realizados diálogos sobre o planejamento das aulas que, em seguida, foram filmadas e editadas em episódios pontuais. Com utilização da metodologia da autoscopia, durante a exibição dos respectivos episódios a cada professor, foram conduzidas discussões e reflexões sobre suas ações, bem como sobre as suas interações com os alunos. Os resultados apontam que as interações dialógicas pautadas nos pressupostos da Teoria do Agir Comunicativo entre professores e pesquisadores possui grande potencial formativo, sendo considerada uma importante condição favorecedora para o desenvolvimento ou mesmo o aprimoramento de Repertórios Profissionais da Docência. Da mesma forma, interações dialógicas entre professores e alunos pautadas nos pressupostos da ação educativa orientada pelo entendimento também são condições favorecedoras para a mediação de aprendizagens baseadas em diálogos sobre determinados conteúdos. Observou-se também em um dos professores participantes da pesquisa a superação de práticas vinculadas a uma educação bancária, na qual, após se assistir e refletir sobre suas ações em sala de aula, apresentou críticas reflexivas sobre si mesmo. Dessa maneira, mediante a exposição continuada desse participante a novos ciclos de autoscopia, foram evidenciados Repertórios Profissionais da Docência definidos pela promoção de uma educação mais dialógica e menos centrada na figura do professor.The present study is inserted in the field of educational public policies for the basic education of the state of São Paulo, more specifically in the curricular proposition of the state that advocates the teaching and learning of skills in different cycles. Understanding the Professional Teaching Repertoires as being the set of pedagogical practices that teachers perform in the classroom seeking to generate situations in which students will manifest through certain actions, the achievement of learning goals or even the development of skills, This thesis aimed to investigate the conditions of mediation of the teacher's work that would make it possible to construct estimated and relevant dimensions of Professional Teaching Repertoires in the teaching of curriculum contents of the Science and Biology components. The initial thesis was the perspective that dialogic interactions between teachers and researchers and between teachers and students constitute favorable conditions for the development or improvement of pedagogical practices (repertoires) that make it possible to highlight the achievement of learning objectives (skills development). by the students. This is a qualitative research of the case study type in which dialogic interactions were established with three teachers of a public school of basic education in the interior of the state of São Paulo aiming to enable reflections on their conceptions and educational practices. The methodological actions had as their premises to investigate how the Science and Biology teachers define what will be the learning objectives that will guide their classes, as well as investigate how the interpretation of the skills that are part of the official curriculum of the state of São Paulo. Also investigated were the criteria used by science and biology teachers to select the learning contents to be addressed in their classes, as well as the choice and implementation of pedagogical and evaluative practices. Thus, dialogues were held about the planning of the classes, which were then filmed and edited in specific episodes. Using the autoscopy methodology, during the exhibition of the respective episodes to each teacher, discussions and reflections were conducted on their actions, as well as on their interactions with students. The results indicate that the dialogical interactions based on the assumptions of the Communicative Acting Theory between teachers and researchers have great formative potential, being considered an important favorable condition for the development or even improvement of Professional Teaching Repertoires. Similarly, dialogic interactions between teachers and students based on the assumptions of understanding-oriented educational action are also favorable conditions for the mediation of learning based on dialogues about certain contents. It was also observed in one of the teachers participating in the research the overcoming of practices linked to a banking education, in which, after watching and reflecting on their actions in the classroom, presented reflective criticism about himself. Thus, through the continuous exposure of this participant to new cycles of autoscopy, were shown Professional Teaching Repertoires defined by the promotion of a more dialogical education and less centered on the figure of the teacherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes Junior, Jair [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Endrigo Antunes2020-02-06T16:10:11Z2020-02-06T16:10:11Z2019-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19154900092882733004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-10T06:02:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191549Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:29:42.924410Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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