Uma base à Base: quando o currículo precisa ser tudo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2377 |
Resumo: | Pautado na teoria do discurso (TD) de Laclau e Mouffe, este artigo orienta uma discussão cujo objetivo é reativar sentidos de educação e de currículo excluídos nas articulações em defesa de uma Base Nacional Curricular Comum (BNCC), lida como necessária à qualidade do ensino. Especificamente, focaliza o texto Currículo da Educação Básica no Brasil: concepções e políticas, de Guiomar N. de Mello, interpretando-o como parte de um processo de constituição hegemônica. Um discurso contingente e provisório, atravessado por ambivalências, que, como todo momento da política, projeta à universalidade uma leitura particular sobre o currículo. |
id |
UFMT-3_3c4741ea82eaee2cca6147bc48673026 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2377 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma base à Base: quando o currículo precisa ser tudoPolíticas de currículo. Teoria do Discurso. Base Nacional Curricular ComumPolíticas de currículo Pautado na teoria do discurso (TD) de Laclau e Mouffe, este artigo orienta uma discussão cujo objetivo é reativar sentidos de educação e de currículo excluídos nas articulações em defesa de uma Base Nacional Curricular Comum (BNCC), lida como necessária à qualidade do ensino. Especificamente, focaliza o texto Currículo da Educação Básica no Brasil: concepções e políticas, de Guiomar N. de Mello, interpretando-o como parte de um processo de constituição hegemônica. Um discurso contingente e provisório, atravessado por ambivalências, que, como todo momento da política, projeta à universalidade uma leitura particular sobre o currículo. Universidade Federal de Mato Grosso2015-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoEnsaioapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/237710.29286/rep.v24i56.2377Revista de Educação Pública; v. 24 n. 56 (2015): Revista de Educação Pública, v. 24, n. 56, maio/ago. 2015; 455-4692238-20970104-596210.29286/rep.v24i56reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2377/pdfPEREIRA, Talita VidalCOSTA, Hugo Heleno CamiloCUNHA, Érika Virgílio Rodrigues dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:43Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2377Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:43Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma base à Base: quando o currículo precisa ser tudo |
title |
Uma base à Base: quando o currículo precisa ser tudo |
spellingShingle |
Uma base à Base: quando o currículo precisa ser tudo PEREIRA, Talita Vidal Políticas de currículo. Teoria do Discurso. Base Nacional Curricular Comum Políticas de currículo |
title_short |
Uma base à Base: quando o currículo precisa ser tudo |
title_full |
Uma base à Base: quando o currículo precisa ser tudo |
title_fullStr |
Uma base à Base: quando o currículo precisa ser tudo |
title_full_unstemmed |
Uma base à Base: quando o currículo precisa ser tudo |
title_sort |
Uma base à Base: quando o currículo precisa ser tudo |
author |
PEREIRA, Talita Vidal |
author_facet |
PEREIRA, Talita Vidal COSTA, Hugo Heleno Camilo CUNHA, Érika Virgílio Rodrigues da |
author_role |
author |
author2 |
COSTA, Hugo Heleno Camilo CUNHA, Érika Virgílio Rodrigues da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEREIRA, Talita Vidal COSTA, Hugo Heleno Camilo CUNHA, Érika Virgílio Rodrigues da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas de currículo. Teoria do Discurso. Base Nacional Curricular Comum Políticas de currículo |
topic |
Políticas de currículo. Teoria do Discurso. Base Nacional Curricular Comum Políticas de currículo |
description |
Pautado na teoria do discurso (TD) de Laclau e Mouffe, este artigo orienta uma discussão cujo objetivo é reativar sentidos de educação e de currículo excluídos nas articulações em defesa de uma Base Nacional Curricular Comum (BNCC), lida como necessária à qualidade do ensino. Especificamente, focaliza o texto Currículo da Educação Básica no Brasil: concepções e políticas, de Guiomar N. de Mello, interpretando-o como parte de um processo de constituição hegemônica. Um discurso contingente e provisório, atravessado por ambivalências, que, como todo momento da política, projeta à universalidade uma leitura particular sobre o currículo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion não avaliado Ensaio |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2377 10.29286/rep.v24i56.2377 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2377 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v24i56.2377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2377/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 24 n. 56 (2015): Revista de Educação Pública, v. 24, n. 56, maio/ago. 2015; 455-469 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v24i56 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215960719360 |