Profissionalidade do professor de educação básica nas Representações Sociais de estudantes de Pedagogia
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9029 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi o de analisar os elementos de profissionalidade presentes nas representações sociais de estudantes concluintes do curso de pedagogia para a docência na educação básica. A opção por um estudo qualitativo referendado na Teoria das Representações Sociais e articulado à Teoria do Núcleo Central, em um viés plurimetodológico, possibilitou a análise prototípica com os dados produzidos pelas evocações de 165 participantes, confirmada pela Análise de Similitude. A profissionalidade constituída priorizou duas das cinco disposições indicadas por Nóvoa (2009): “tato pedagógico” e “conhecimento”, requerendo uma (re)adequação ao espaço/tempo histórico e assegurar o exercício profissional docente. |
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Profissionalidade do professor de educação básica nas Representações Sociais de estudantes de PedagogiaRepresentações sociais. Profissionalidade docente. Educação básica.Formação do professorO objetivo deste estudo foi o de analisar os elementos de profissionalidade presentes nas representações sociais de estudantes concluintes do curso de pedagogia para a docência na educação básica. A opção por um estudo qualitativo referendado na Teoria das Representações Sociais e articulado à Teoria do Núcleo Central, em um viés plurimetodológico, possibilitou a análise prototípica com os dados produzidos pelas evocações de 165 participantes, confirmada pela Análise de Similitude. A profissionalidade constituída priorizou duas das cinco disposições indicadas por Nóvoa (2009): “tato pedagógico” e “conhecimento”, requerendo uma (re)adequação ao espaço/tempo histórico e assegurar o exercício profissional docente. Universidade Federal de Mato Grosso2020-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empiricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/902910.29286/rep.v29ijan/dez.9029Revista de Educação Pública; v. 29 (2020): Revista de Educação Pública, v. 29 jan./dez. 2020; 1-172238-20970104-596210.29286/rep.v29ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9029/7735Copyright (c) 2020 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessDONATO, Sueli PereiraENS, Romilda TeodoraPULLIN, Elsa Maria Mendes Pessoa2020-03-11T11:19:05Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/9029Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2020-03-11T11:19:05Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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