Educação Básica: experiências formativas realizadas na comunidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magueta, Lúcia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/5160
Resumo: O texto apresenta o relato de uma experiência formativa do curso de licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, realizada num contexto de colaboração com uma instituição escolar da comunidade. Numa lógica de investigação das práticas em contexto, realizou-se um estudo qualitativo que permitiu compreender o valor formativo das atividades realizadas, caraterizando as aprendizagens que os estudantes construíram. Concluiu-se que a participação dos estudantes – futuros professores de crianças nos primeiros anos – complementa a formação e permite o desenvolvimento da profissionalidade, pois amplia o conhecimento didático, o conhecimento experiencial, o conhecimento de diferentes contextos educativos e valoriza a relação entre a escola e a comunidade.
id RCAP_708419a2e615527f89b71591abb145c9
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5160
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação Básica: experiências formativas realizadas na comunidadeEducação BásicaComunidadeFormação de professoresProfissionalidade docenteO texto apresenta o relato de uma experiência formativa do curso de licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, realizada num contexto de colaboração com uma instituição escolar da comunidade. Numa lógica de investigação das práticas em contexto, realizou-se um estudo qualitativo que permitiu compreender o valor formativo das atividades realizadas, caraterizando as aprendizagens que os estudantes construíram. Concluiu-se que a participação dos estudantes – futuros professores de crianças nos primeiros anos – complementa a formação e permite o desenvolvimento da profissionalidade, pois amplia o conhecimento didático, o conhecimento experiencial, o conhecimento de diferentes contextos educativos e valoriza a relação entre a escola e a comunidade.Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) Universidade Lusófona de Humanidades e TecnologiasIC-OnlineMagueta, Lúcia2020-10-16T14:56:38Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/5160porMagueta (2020). Educação Básica: experiências formativas realizadas na comunidade. In Galego, C. (ED.) (2020). Profissionalidade Docente Desafios na Formação de Professores. Atas do Congresso Internacional Projeto T0-INN. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:50:46Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5160Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:49.816205Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação Básica: experiências formativas realizadas na comunidade
title Educação Básica: experiências formativas realizadas na comunidade
spellingShingle Educação Básica: experiências formativas realizadas na comunidade
Magueta, Lúcia
Educação Básica
Comunidade
Formação de professores
Profissionalidade docente
title_short Educação Básica: experiências formativas realizadas na comunidade
title_full Educação Básica: experiências formativas realizadas na comunidade
title_fullStr Educação Básica: experiências formativas realizadas na comunidade
title_full_unstemmed Educação Básica: experiências formativas realizadas na comunidade
title_sort Educação Básica: experiências formativas realizadas na comunidade
author Magueta, Lúcia
author_facet Magueta, Lúcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Magueta, Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Básica
Comunidade
Formação de professores
Profissionalidade docente
topic Educação Básica
Comunidade
Formação de professores
Profissionalidade docente
description O texto apresenta o relato de uma experiência formativa do curso de licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, realizada num contexto de colaboração com uma instituição escolar da comunidade. Numa lógica de investigação das práticas em contexto, realizou-se um estudo qualitativo que permitiu compreender o valor formativo das atividades realizadas, caraterizando as aprendizagens que os estudantes construíram. Concluiu-se que a participação dos estudantes – futuros professores de crianças nos primeiros anos – complementa a formação e permite o desenvolvimento da profissionalidade, pois amplia o conhecimento didático, o conhecimento experiencial, o conhecimento de diferentes contextos educativos e valoriza a relação entre a escola e a comunidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-16T14:56:38Z
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/5160
url http://hdl.handle.net/10400.8/5160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Magueta (2020). Educação Básica: experiências formativas realizadas na comunidade. In Galego, C. (ED.) (2020). Profissionalidade Docente Desafios na Formação de Professores. Atas do Congresso Internacional Projeto T0-INN. Lisboa: Edições Universitárias Lusófona
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136981443149824