Educação Básica: experiências formativas realizadas na comunidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/5160 |
Resumo: | O texto apresenta o relato de uma experiência formativa do curso de licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, realizada num contexto de colaboração com uma instituição escolar da comunidade. Numa lógica de investigação das práticas em contexto, realizou-se um estudo qualitativo que permitiu compreender o valor formativo das atividades realizadas, caraterizando as aprendizagens que os estudantes construíram. Concluiu-se que a participação dos estudantes – futuros professores de crianças nos primeiros anos – complementa a formação e permite o desenvolvimento da profissionalidade, pois amplia o conhecimento didático, o conhecimento experiencial, o conhecimento de diferentes contextos educativos e valoriza a relação entre a escola e a comunidade. |
id |
RCAP_708419a2e615527f89b71591abb145c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5160 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação Básica: experiências formativas realizadas na comunidadeEducação BásicaComunidadeFormação de professoresProfissionalidade docenteO texto apresenta o relato de uma experiência formativa do curso de licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, realizada num contexto de colaboração com uma instituição escolar da comunidade. Numa lógica de investigação das práticas em contexto, realizou-se um estudo qualitativo que permitiu compreender o valor formativo das atividades realizadas, caraterizando as aprendizagens que os estudantes construíram. Concluiu-se que a participação dos estudantes – futuros professores de crianças nos primeiros anos – complementa a formação e permite o desenvolvimento da profissionalidade, pois amplia o conhecimento didático, o conhecimento experiencial, o conhecimento de diferentes contextos educativos e valoriza a relação entre a escola e a comunidade.Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) Universidade Lusófona de Humanidades e TecnologiasIC-OnlineMagueta, Lúcia2020-10-16T14:56:38Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/5160porMagueta (2020). Educação Básica: experiências formativas realizadas na comunidade. In Galego, C. (ED.) (2020). Profissionalidade Docente Desafios na Formação de Professores. Atas do Congresso Internacional Projeto T0-INN. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:50:46Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5160Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:49.816205Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Básica: experiências formativas realizadas na comunidade |
title |
Educação Básica: experiências formativas realizadas na comunidade |
spellingShingle |
Educação Básica: experiências formativas realizadas na comunidade Magueta, Lúcia Educação Básica Comunidade Formação de professores Profissionalidade docente |
title_short |
Educação Básica: experiências formativas realizadas na comunidade |
title_full |
Educação Básica: experiências formativas realizadas na comunidade |
title_fullStr |
Educação Básica: experiências formativas realizadas na comunidade |
title_full_unstemmed |
Educação Básica: experiências formativas realizadas na comunidade |
title_sort |
Educação Básica: experiências formativas realizadas na comunidade |
author |
Magueta, Lúcia |
author_facet |
Magueta, Lúcia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magueta, Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Básica Comunidade Formação de professores Profissionalidade docente |
topic |
Educação Básica Comunidade Formação de professores Profissionalidade docente |
description |
O texto apresenta o relato de uma experiência formativa do curso de licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, realizada num contexto de colaboração com uma instituição escolar da comunidade. Numa lógica de investigação das práticas em contexto, realizou-se um estudo qualitativo que permitiu compreender o valor formativo das atividades realizadas, caraterizando as aprendizagens que os estudantes construíram. Concluiu-se que a participação dos estudantes – futuros professores de crianças nos primeiros anos – complementa a formação e permite o desenvolvimento da profissionalidade, pois amplia o conhecimento didático, o conhecimento experiencial, o conhecimento de diferentes contextos educativos e valoriza a relação entre a escola e a comunidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-16T14:56:38Z 2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/5160 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/5160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Magueta (2020). Educação Básica: experiências formativas realizadas na comunidade. In Galego, C. (ED.) (2020). Profissionalidade Docente Desafios na Formação de Professores. Atas do Congresso Internacional Projeto T0-INN. Lisboa: Edições Universitárias Lusófona |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136981443149824 |