Saberes de Infâncias e a Formação de Professores Indígenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALENCAR, Joelma C. P. M.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: PARENTE, Francilene de Aguiar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4997
Resumo: O presente texto tem como objetivo abordar alguns dos problemas que envolvem a oferta da Educação Infantil para as escolas indígenas no Estado do Pará. Como procedimentos metodológicos, contou com um levantamento bibliográfico e dados empíricos da realidade escolar indígena. Conclui-se apontando para a necessidade de se considerar os processos próprios de aprendizagem indígena nas práticas escolares, assim como de se tratar da Educação Infantil na formação dos professores indígenas, de modo a atentar para as especificidades da infância indígena e o projeto societário de cada povo indígena, conforme definido como um direito na Constituição de 1988.Palavras-chave: Criança Indígena. Infância. Escola. Formação de Professores.
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