A formação de professores indígenas para a diversidade. The indigenous teachers training for diversity

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SECCHI, Darci
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/411
Resumo: O presente artigo trata do perfil de um novo ator educacional que atua no interior das aldeias e cuja ação consolida uma nova instituição denominada escola indígena. O principal argumento trazido ao debate diz respeito aos contornos dessa realidade, cuja pluralidade nem sempre é percebida pelo poder público e pelas próprias comunidades. É nos cursos de formação que residem os principais elementos configuradores da profissionalidade docente indígena. Naquele ambiente formativo se instaura a padronização de expectativas, a domesticação de idealizações e a atribuição de significados que definem o perfil dos atuais professores indígenas.
id UFMT-3_70830c2fa39dea5f8cdaf582c98adf5b
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/411
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling A formação de professores indígenas para a diversidade. The indigenous teachers training for diversityProfessores indígenas. Escolas indígenas. Formação de professores.Escola indígenaO presente artigo trata do perfil de um novo ator educacional que atua no interior das aldeias e cuja ação consolida uma nova instituição denominada escola indígena. O principal argumento trazido ao debate diz respeito aos contornos dessa realidade, cuja pluralidade nem sempre é percebida pelo poder público e pelas próprias comunidades. É nos cursos de formação que residem os principais elementos configuradores da profissionalidade docente indígena. Naquele ambiente formativo se instaura a padronização de expectativas, a domesticação de idealizações e a atribuição de significados que definem o perfil dos atuais professores indígenas.Universidade Federal de Mato Grosso2012-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/41110.29286/rep.v21i46.411Revista de Educação Pública; v. 21 n. 46 (2012): Revista de Educação Pública, maio/ago. 2012.; 331-3462238-20970104-596210.29286/rep.v21i46reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/411/377SECCHI, Darciinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:29Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/411Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:29Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores indígenas para a diversidade. The indigenous teachers training for diversity
title A formação de professores indígenas para a diversidade. The indigenous teachers training for diversity
spellingShingle A formação de professores indígenas para a diversidade. The indigenous teachers training for diversity
SECCHI, Darci
Professores indígenas. Escolas indígenas. Formação de professores.
Escola indígena
title_short A formação de professores indígenas para a diversidade. The indigenous teachers training for diversity
title_full A formação de professores indígenas para a diversidade. The indigenous teachers training for diversity
title_fullStr A formação de professores indígenas para a diversidade. The indigenous teachers training for diversity
title_full_unstemmed A formação de professores indígenas para a diversidade. The indigenous teachers training for diversity
title_sort A formação de professores indígenas para a diversidade. The indigenous teachers training for diversity
author SECCHI, Darci
author_facet SECCHI, Darci
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SECCHI, Darci
dc.subject.por.fl_str_mv Professores indígenas. Escolas indígenas. Formação de professores.
Escola indígena
topic Professores indígenas. Escolas indígenas. Formação de professores.
Escola indígena
description O presente artigo trata do perfil de um novo ator educacional que atua no interior das aldeias e cuja ação consolida uma nova instituição denominada escola indígena. O principal argumento trazido ao debate diz respeito aos contornos dessa realidade, cuja pluralidade nem sempre é percebida pelo poder público e pelas próprias comunidades. É nos cursos de formação que residem os principais elementos configuradores da profissionalidade docente indígena. Naquele ambiente formativo se instaura a padronização de expectativas, a domesticação de idealizações e a atribuição de significados que definem o perfil dos atuais professores indígenas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/411
10.29286/rep.v21i46.411
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/411
identifier_str_mv 10.29286/rep.v21i46.411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/411/377
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 21 n. 46 (2012): Revista de Educação Pública, maio/ago. 2012.; 331-346
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v21i46
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215047409664