As potencialidades da literatura infantil como recurso didático em ciências: construindo um instrumento de análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SEDANO, Luciana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: ALMEIDA, Silvana Carvalho de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8411
Resumo: Este texto objetiva construir um instrumento metodológico que analisa obras literárias procurando compreender os Indícios da Promoção da Alfabetização Científica por meio de obras literárias nas aulas de Ciências. Percebe-se uma ausência de instrumentos metodológicos que fundamentem a pesquisa com a inserção de obras literárias nas aulas de Ciências. Como resultado da proposição teórica e análise dos dados, foi revelado que o instrumento de análise científica elaborado auxilia o professor a pesquisar materiais que contemplem atividades de leitura prazerosas e de descoberta, investigação e produção de conhecimentos a partir da literatura, auxiliando assim no processo de Alfabetização Científica nas aulas de Ciências.
id UFMT-3_5c35dbcebcb5d40cc6a589e49ecac28a
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/8411
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling As potencialidades da literatura infantil como recurso didático em ciências: construindo um instrumento de análiseEnsino de Ciências. Literatura Infantil. Leitura. Instrumento de análiseEnsino de Ciências para os anos iniciais do Ensino FundamentalEste texto objetiva construir um instrumento metodológico que analisa obras literárias procurando compreender os Indícios da Promoção da Alfabetização Científica por meio de obras literárias nas aulas de Ciências. Percebe-se uma ausência de instrumentos metodológicos que fundamentem a pesquisa com a inserção de obras literárias nas aulas de Ciências. Como resultado da proposição teórica e análise dos dados, foi revelado que o instrumento de análise científica elaborado auxilia o professor a pesquisar materiais que contemplem atividades de leitura prazerosas e de descoberta, investigação e produção de conhecimentos a partir da literatura, auxiliando assim no processo de Alfabetização Científica nas aulas de Ciências.Universidade Federal de Mato Grosso2020-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/841110.29286/rep.v29ijan/dez.8411Revista de Educação Pública; v. 29 (2020): Revista de Educação Pública, v. 29 jan./dez. 2020; 1-222238-20970104-596210.29286/rep.v29ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8411/7770Copyright (c) 2020 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSEDANO, LucianaALMEIDA, Silvana Carvalho de2020-05-25T20:44:32Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/8411Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2020-05-25T20:44:32Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv As potencialidades da literatura infantil como recurso didático em ciências: construindo um instrumento de análise
title As potencialidades da literatura infantil como recurso didático em ciências: construindo um instrumento de análise
spellingShingle As potencialidades da literatura infantil como recurso didático em ciências: construindo um instrumento de análise
SEDANO, Luciana
Ensino de Ciências. Literatura Infantil. Leitura. Instrumento de análise
Ensino de Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental
title_short As potencialidades da literatura infantil como recurso didático em ciências: construindo um instrumento de análise
title_full As potencialidades da literatura infantil como recurso didático em ciências: construindo um instrumento de análise
title_fullStr As potencialidades da literatura infantil como recurso didático em ciências: construindo um instrumento de análise
title_full_unstemmed As potencialidades da literatura infantil como recurso didático em ciências: construindo um instrumento de análise
title_sort As potencialidades da literatura infantil como recurso didático em ciências: construindo um instrumento de análise
author SEDANO, Luciana
author_facet SEDANO, Luciana
ALMEIDA, Silvana Carvalho de
author_role author
author2 ALMEIDA, Silvana Carvalho de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SEDANO, Luciana
ALMEIDA, Silvana Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências. Literatura Infantil. Leitura. Instrumento de análise
Ensino de Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental
topic Ensino de Ciências. Literatura Infantil. Leitura. Instrumento de análise
Ensino de Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental
description Este texto objetiva construir um instrumento metodológico que analisa obras literárias procurando compreender os Indícios da Promoção da Alfabetização Científica por meio de obras literárias nas aulas de Ciências. Percebe-se uma ausência de instrumentos metodológicos que fundamentem a pesquisa com a inserção de obras literárias nas aulas de Ciências. Como resultado da proposição teórica e análise dos dados, foi revelado que o instrumento de análise científica elaborado auxilia o professor a pesquisar materiais que contemplem atividades de leitura prazerosas e de descoberta, investigação e produção de conhecimentos a partir da literatura, auxiliando assim no processo de Alfabetização Científica nas aulas de Ciências.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8411
10.29286/rep.v29ijan/dez.8411
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8411
identifier_str_mv 10.29286/rep.v29ijan/dez.8411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8411/7770
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 29 (2020): Revista de Educação Pública, v. 29 jan./dez. 2020; 1-22
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v29ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216831037440