As potencialidades da literatura infantil como recurso didático em ciências: construindo um instrumento de análise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8411 |
Resumo: | Este texto objetiva construir um instrumento metodológico que analisa obras literárias procurando compreender os Indícios da Promoção da Alfabetização Científica por meio de obras literárias nas aulas de Ciências. Percebe-se uma ausência de instrumentos metodológicos que fundamentem a pesquisa com a inserção de obras literárias nas aulas de Ciências. Como resultado da proposição teórica e análise dos dados, foi revelado que o instrumento de análise científica elaborado auxilia o professor a pesquisar materiais que contemplem atividades de leitura prazerosas e de descoberta, investigação e produção de conhecimentos a partir da literatura, auxiliando assim no processo de Alfabetização Científica nas aulas de Ciências. |
id |
UFMT-3_5c35dbcebcb5d40cc6a589e49ecac28a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/8411 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
As potencialidades da literatura infantil como recurso didático em ciências: construindo um instrumento de análiseEnsino de Ciências. Literatura Infantil. Leitura. Instrumento de análiseEnsino de Ciências para os anos iniciais do Ensino FundamentalEste texto objetiva construir um instrumento metodológico que analisa obras literárias procurando compreender os Indícios da Promoção da Alfabetização Científica por meio de obras literárias nas aulas de Ciências. Percebe-se uma ausência de instrumentos metodológicos que fundamentem a pesquisa com a inserção de obras literárias nas aulas de Ciências. Como resultado da proposição teórica e análise dos dados, foi revelado que o instrumento de análise científica elaborado auxilia o professor a pesquisar materiais que contemplem atividades de leitura prazerosas e de descoberta, investigação e produção de conhecimentos a partir da literatura, auxiliando assim no processo de Alfabetização Científica nas aulas de Ciências.Universidade Federal de Mato Grosso2020-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/841110.29286/rep.v29ijan/dez.8411Revista de Educação Pública; v. 29 (2020): Revista de Educação Pública, v. 29 jan./dez. 2020; 1-222238-20970104-596210.29286/rep.v29ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8411/7770Copyright (c) 2020 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSEDANO, LucianaALMEIDA, Silvana Carvalho de2020-05-25T20:44:32Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/8411Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2020-05-25T20:44:32Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As potencialidades da literatura infantil como recurso didático em ciências: construindo um instrumento de análise |
title |
As potencialidades da literatura infantil como recurso didático em ciências: construindo um instrumento de análise |
spellingShingle |
As potencialidades da literatura infantil como recurso didático em ciências: construindo um instrumento de análise SEDANO, Luciana Ensino de Ciências. Literatura Infantil. Leitura. Instrumento de análise Ensino de Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_short |
As potencialidades da literatura infantil como recurso didático em ciências: construindo um instrumento de análise |
title_full |
As potencialidades da literatura infantil como recurso didático em ciências: construindo um instrumento de análise |
title_fullStr |
As potencialidades da literatura infantil como recurso didático em ciências: construindo um instrumento de análise |
title_full_unstemmed |
As potencialidades da literatura infantil como recurso didático em ciências: construindo um instrumento de análise |
title_sort |
As potencialidades da literatura infantil como recurso didático em ciências: construindo um instrumento de análise |
author |
SEDANO, Luciana |
author_facet |
SEDANO, Luciana ALMEIDA, Silvana Carvalho de |
author_role |
author |
author2 |
ALMEIDA, Silvana Carvalho de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SEDANO, Luciana ALMEIDA, Silvana Carvalho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências. Literatura Infantil. Leitura. Instrumento de análise Ensino de Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental |
topic |
Ensino de Ciências. Literatura Infantil. Leitura. Instrumento de análise Ensino de Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental |
description |
Este texto objetiva construir um instrumento metodológico que analisa obras literárias procurando compreender os Indícios da Promoção da Alfabetização Científica por meio de obras literárias nas aulas de Ciências. Percebe-se uma ausência de instrumentos metodológicos que fundamentem a pesquisa com a inserção de obras literárias nas aulas de Ciências. Como resultado da proposição teórica e análise dos dados, foi revelado que o instrumento de análise científica elaborado auxilia o professor a pesquisar materiais que contemplem atividades de leitura prazerosas e de descoberta, investigação e produção de conhecimentos a partir da literatura, auxiliando assim no processo de Alfabetização Científica nas aulas de Ciências. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8411 10.29286/rep.v29ijan/dez.8411 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8411 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v29ijan/dez.8411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8411/7770 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 29 (2020): Revista de Educação Pública, v. 29 jan./dez. 2020; 1-22 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v29ijan/dez reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711216831037440 |