Identidade docente: reflexões de professores de Química sobre a trajetória acadêmica e profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2325 |
Resumo: | ResumoEste trabalho tem como objetivo investigar a construção da identidade docente em Química, a partir da trajetória acadêmica e profissional de professores iniciantes nessa docência. A investigação foi realizada por meio de narrativas de histórias de vida de sete egressos da primeira turma do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe (CLQ/UFS). Com a análise, foi possível estabelecer relações entre os elementos dos períodos de formação e da atuação profissional e as expectativas positivas desses professores para continuidade da carreira profissional. Palavras-chave: Identidade Docente. Licenciatura em Química. Saberes Docentes. História de Vida. |
id |
UFMT-3_5d0071f3a3a85b2808a6019cf03abc2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2325 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Identidade docente: reflexões de professores de Química sobre a trajetória acadêmica e profissionalIdentidade Docente. Licenciatura em Química. Saberes Docentes. História de Vida.Formação de professoresResumoEste trabalho tem como objetivo investigar a construção da identidade docente em Química, a partir da trajetória acadêmica e profissional de professores iniciantes nessa docência. A investigação foi realizada por meio de narrativas de histórias de vida de sete egressos da primeira turma do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe (CLQ/UFS). Com a análise, foi possível estabelecer relações entre os elementos dos períodos de formação e da atuação profissional e as expectativas positivas desses professores para continuidade da carreira profissional. Palavras-chave: Identidade Docente. Licenciatura em Química. Saberes Docentes. História de Vida.Universidade Federal de Mato Grosso2017-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa qualitativa. História de Vidaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/232510.29286/rep.v26i63.2325Revista de Educação Pública; v. 26 n. 63 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 63, set./dez. 2017; 907-9262238-20970104-596210.29286/rep.v26i63reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2325/pdfCopyright (c) 2017 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBRITO, Assicleide da SilvaLOPES, Edinéia TavaresLIMA, Maria Batista2017-09-05T10:32:22Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2325Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-09-05T10:32:22Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidade docente: reflexões de professores de Química sobre a trajetória acadêmica e profissional |
title |
Identidade docente: reflexões de professores de Química sobre a trajetória acadêmica e profissional |
spellingShingle |
Identidade docente: reflexões de professores de Química sobre a trajetória acadêmica e profissional BRITO, Assicleide da Silva Identidade Docente. Licenciatura em Química. Saberes Docentes. História de Vida. Formação de professores |
title_short |
Identidade docente: reflexões de professores de Química sobre a trajetória acadêmica e profissional |
title_full |
Identidade docente: reflexões de professores de Química sobre a trajetória acadêmica e profissional |
title_fullStr |
Identidade docente: reflexões de professores de Química sobre a trajetória acadêmica e profissional |
title_full_unstemmed |
Identidade docente: reflexões de professores de Química sobre a trajetória acadêmica e profissional |
title_sort |
Identidade docente: reflexões de professores de Química sobre a trajetória acadêmica e profissional |
author |
BRITO, Assicleide da Silva |
author_facet |
BRITO, Assicleide da Silva LOPES, Edinéia Tavares LIMA, Maria Batista |
author_role |
author |
author2 |
LOPES, Edinéia Tavares LIMA, Maria Batista |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRITO, Assicleide da Silva LOPES, Edinéia Tavares LIMA, Maria Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Docente. Licenciatura em Química. Saberes Docentes. História de Vida. Formação de professores |
topic |
Identidade Docente. Licenciatura em Química. Saberes Docentes. História de Vida. Formação de professores |
description |
ResumoEste trabalho tem como objetivo investigar a construção da identidade docente em Química, a partir da trajetória acadêmica e profissional de professores iniciantes nessa docência. A investigação foi realizada por meio de narrativas de histórias de vida de sete egressos da primeira turma do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe (CLQ/UFS). Com a análise, foi possível estabelecer relações entre os elementos dos períodos de formação e da atuação profissional e as expectativas positivas desses professores para continuidade da carreira profissional. Palavras-chave: Identidade Docente. Licenciatura em Química. Saberes Docentes. História de Vida. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa qualitativa. História de Vida |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2325 10.29286/rep.v26i63.2325 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2325 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v26i63.2325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2325/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 26 n. 63 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 63, set./dez. 2017; 907-926 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v26i63 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215955476480 |