Identidade docente: reflexões de professores de Química sobre a trajetória acadêmica e profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRITO, Assicleide da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: LOPES, Edinéia Tavares, LIMA, Maria Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2325
Resumo: ResumoEste trabalho tem como objetivo investigar a construção da identidade docente em Química, a partir da trajetória acadêmica e profissional de professores iniciantes nessa docência. A investigação foi realizada por meio de narrativas de histórias de vida de sete egressos da primeira turma do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe (CLQ/UFS). Com a análise, foi possível estabelecer relações entre os elementos dos períodos de formação e da atuação profissional e as expectativas positivas desses professores para continuidade da carreira profissional. Palavras-chave: Identidade Docente. Licenciatura em Química. Saberes Docentes. História de Vida.
id UFMT-3_5d0071f3a3a85b2808a6019cf03abc2d
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2325
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Identidade docente: reflexões de professores de Química sobre a trajetória acadêmica e profissionalIdentidade Docente. Licenciatura em Química. Saberes Docentes. História de Vida.Formação de professoresResumoEste trabalho tem como objetivo investigar a construção da identidade docente em Química, a partir da trajetória acadêmica e profissional de professores iniciantes nessa docência. A investigação foi realizada por meio de narrativas de histórias de vida de sete egressos da primeira turma do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe (CLQ/UFS). Com a análise, foi possível estabelecer relações entre os elementos dos períodos de formação e da atuação profissional e as expectativas positivas desses professores para continuidade da carreira profissional. Palavras-chave: Identidade Docente. Licenciatura em Química. Saberes Docentes. História de Vida.Universidade Federal de Mato Grosso2017-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa qualitativa. História de Vidaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/232510.29286/rep.v26i63.2325Revista de Educação Pública; v. 26 n. 63 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 63, set./dez. 2017; 907-9262238-20970104-596210.29286/rep.v26i63reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2325/pdfCopyright (c) 2017 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBRITO, Assicleide da SilvaLOPES, Edinéia TavaresLIMA, Maria Batista2017-09-05T10:32:22Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2325Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-09-05T10:32:22Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidade docente: reflexões de professores de Química sobre a trajetória acadêmica e profissional
title Identidade docente: reflexões de professores de Química sobre a trajetória acadêmica e profissional
spellingShingle Identidade docente: reflexões de professores de Química sobre a trajetória acadêmica e profissional
BRITO, Assicleide da Silva
Identidade Docente. Licenciatura em Química. Saberes Docentes. História de Vida.
Formação de professores
title_short Identidade docente: reflexões de professores de Química sobre a trajetória acadêmica e profissional
title_full Identidade docente: reflexões de professores de Química sobre a trajetória acadêmica e profissional
title_fullStr Identidade docente: reflexões de professores de Química sobre a trajetória acadêmica e profissional
title_full_unstemmed Identidade docente: reflexões de professores de Química sobre a trajetória acadêmica e profissional
title_sort Identidade docente: reflexões de professores de Química sobre a trajetória acadêmica e profissional
author BRITO, Assicleide da Silva
author_facet BRITO, Assicleide da Silva
LOPES, Edinéia Tavares
LIMA, Maria Batista
author_role author
author2 LOPES, Edinéia Tavares
LIMA, Maria Batista
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BRITO, Assicleide da Silva
LOPES, Edinéia Tavares
LIMA, Maria Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade Docente. Licenciatura em Química. Saberes Docentes. História de Vida.
Formação de professores
topic Identidade Docente. Licenciatura em Química. Saberes Docentes. História de Vida.
Formação de professores
description ResumoEste trabalho tem como objetivo investigar a construção da identidade docente em Química, a partir da trajetória acadêmica e profissional de professores iniciantes nessa docência. A investigação foi realizada por meio de narrativas de histórias de vida de sete egressos da primeira turma do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe (CLQ/UFS). Com a análise, foi possível estabelecer relações entre os elementos dos períodos de formação e da atuação profissional e as expectativas positivas desses professores para continuidade da carreira profissional. Palavras-chave: Identidade Docente. Licenciatura em Química. Saberes Docentes. História de Vida.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa qualitativa. História de Vida
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2325
10.29286/rep.v26i63.2325
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2325
identifier_str_mv 10.29286/rep.v26i63.2325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2325/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 26 n. 63 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 63, set./dez. 2017; 907-926
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v26i63
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215955476480