O currículo na cultura digital: impressões de autores de materiais didáticos para formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3679 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo compreender os sentidos que autores de materiais didáticos atribuem ao currículo na cultura digital durante o processo de planejamento e desenvolvimento de um curso na modalidade a distância. A inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ao currículo pode contribuir para construir ações colaborativas e formar uma sociedade mais democrática, favorecendo reconfigurações das práticas pedagógicas. Realizamos uma investigação qualitativa, buscando a compreensão do fenômeno em seu contexto, privilegiando a percepção dos sujeitos nele presentes, que mostram um imbricamento entre currículo e cultura digital, contribuindo para repensar a formação de professores.Palavras-chave: Currículo. Cultura Digital. Material Didático. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. |
id |
UFMT-3_611385e854ceec8bb294e5bdcf38d732 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3679 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
O currículo na cultura digital: impressões de autores de materiais didáticos para formação de professoresCurrículo. Cultura Digital. Material Didático. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.CurrículoEste artigo tem por objetivo compreender os sentidos que autores de materiais didáticos atribuem ao currículo na cultura digital durante o processo de planejamento e desenvolvimento de um curso na modalidade a distância. A inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ao currículo pode contribuir para construir ações colaborativas e formar uma sociedade mais democrática, favorecendo reconfigurações das práticas pedagógicas. Realizamos uma investigação qualitativa, buscando a compreensão do fenômeno em seu contexto, privilegiando a percepção dos sujeitos nele presentes, que mostram um imbricamento entre currículo e cultura digital, contribuindo para repensar a formação de professores.Palavras-chave: Currículo. Cultura Digital. Material Didático. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.Universidade Federal de Mato Grosso2016-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/367910.29286/rep.v25i59/1.3679Revista de Educação Pública; v. 25 n. 59/1 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 59/1, maio/ago. 2016 - Edição Temática SemiEdu 2015; 341-3532238-20970104-596210.29286/rep.v25i59/1reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3679/2577CERNY, Roseli ZenBURIGO, Carla Cristina DutraTOSSATI, Nayara Müllerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-28T15:36:18Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3679Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2018-03-28T15:36:18Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O currículo na cultura digital: impressões de autores de materiais didáticos para formação de professores |
title |
O currículo na cultura digital: impressões de autores de materiais didáticos para formação de professores |
spellingShingle |
O currículo na cultura digital: impressões de autores de materiais didáticos para formação de professores CERNY, Roseli Zen Currículo. Cultura Digital. Material Didático. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Currículo |
title_short |
O currículo na cultura digital: impressões de autores de materiais didáticos para formação de professores |
title_full |
O currículo na cultura digital: impressões de autores de materiais didáticos para formação de professores |
title_fullStr |
O currículo na cultura digital: impressões de autores de materiais didáticos para formação de professores |
title_full_unstemmed |
O currículo na cultura digital: impressões de autores de materiais didáticos para formação de professores |
title_sort |
O currículo na cultura digital: impressões de autores de materiais didáticos para formação de professores |
author |
CERNY, Roseli Zen |
author_facet |
CERNY, Roseli Zen BURIGO, Carla Cristina Dutra TOSSATI, Nayara Müller |
author_role |
author |
author2 |
BURIGO, Carla Cristina Dutra TOSSATI, Nayara Müller |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CERNY, Roseli Zen BURIGO, Carla Cristina Dutra TOSSATI, Nayara Müller |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo. Cultura Digital. Material Didático. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Currículo |
topic |
Currículo. Cultura Digital. Material Didático. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Currículo |
description |
Este artigo tem por objetivo compreender os sentidos que autores de materiais didáticos atribuem ao currículo na cultura digital durante o processo de planejamento e desenvolvimento de um curso na modalidade a distância. A inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ao currículo pode contribuir para construir ações colaborativas e formar uma sociedade mais democrática, favorecendo reconfigurações das práticas pedagógicas. Realizamos uma investigação qualitativa, buscando a compreensão do fenômeno em seu contexto, privilegiando a percepção dos sujeitos nele presentes, que mostram um imbricamento entre currículo e cultura digital, contribuindo para repensar a formação de professores.Palavras-chave: Currículo. Cultura Digital. Material Didático. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion não avaliado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3679 10.29286/rep.v25i59/1.3679 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3679 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v25i59/1.3679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3679/2577 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 25 n. 59/1 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 59/1, maio/ago. 2016 - Edição Temática SemiEdu 2015; 341-353 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v25i59/1 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711216030973952 |