O currículo na cultura digital: impressões de autores de materiais didáticos para formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CERNY, Roseli Zen
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: BURIGO, Carla Cristina Dutra, TOSSATI, Nayara Müller
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3679
Resumo: Este artigo tem por objetivo compreender os sentidos que autores de materiais didáticos atribuem ao currículo na cultura digital durante o processo de planejamento e desenvolvimento de um curso na modalidade a distância. A inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ao currículo pode contribuir para construir ações colaborativas e formar uma sociedade mais democrática, favorecendo reconfigurações das práticas pedagógicas. Realizamos uma investigação qualitativa, buscando a compreensão do fenômeno em seu contexto, privilegiando a percepção dos sujeitos nele presentes, que mostram um imbricamento entre currículo e cultura digital, contribuindo para repensar a formação de professores.Palavras-chave: Currículo. Cultura Digital. Material Didático. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.
id UFMT-3_611385e854ceec8bb294e5bdcf38d732
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3679
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling O currículo na cultura digital: impressões de autores de materiais didáticos para formação de professoresCurrículo. Cultura Digital. Material Didático. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.CurrículoEste artigo tem por objetivo compreender os sentidos que autores de materiais didáticos atribuem ao currículo na cultura digital durante o processo de planejamento e desenvolvimento de um curso na modalidade a distância. A inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ao currículo pode contribuir para construir ações colaborativas e formar uma sociedade mais democrática, favorecendo reconfigurações das práticas pedagógicas. Realizamos uma investigação qualitativa, buscando a compreensão do fenômeno em seu contexto, privilegiando a percepção dos sujeitos nele presentes, que mostram um imbricamento entre currículo e cultura digital, contribuindo para repensar a formação de professores.Palavras-chave: Currículo. Cultura Digital. Material Didático. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.Universidade Federal de Mato Grosso2016-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/367910.29286/rep.v25i59/1.3679Revista de Educação Pública; v. 25 n. 59/1 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 59/1, maio/ago. 2016 - Edição Temática SemiEdu 2015; 341-3532238-20970104-596210.29286/rep.v25i59/1reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3679/2577CERNY, Roseli ZenBURIGO, Carla Cristina DutraTOSSATI, Nayara Müllerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-28T15:36:18Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3679Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2018-03-28T15:36:18Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv O currículo na cultura digital: impressões de autores de materiais didáticos para formação de professores
title O currículo na cultura digital: impressões de autores de materiais didáticos para formação de professores
spellingShingle O currículo na cultura digital: impressões de autores de materiais didáticos para formação de professores
CERNY, Roseli Zen
Currículo. Cultura Digital. Material Didático. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.
Currículo
title_short O currículo na cultura digital: impressões de autores de materiais didáticos para formação de professores
title_full O currículo na cultura digital: impressões de autores de materiais didáticos para formação de professores
title_fullStr O currículo na cultura digital: impressões de autores de materiais didáticos para formação de professores
title_full_unstemmed O currículo na cultura digital: impressões de autores de materiais didáticos para formação de professores
title_sort O currículo na cultura digital: impressões de autores de materiais didáticos para formação de professores
author CERNY, Roseli Zen
author_facet CERNY, Roseli Zen
BURIGO, Carla Cristina Dutra
TOSSATI, Nayara Müller
author_role author
author2 BURIGO, Carla Cristina Dutra
TOSSATI, Nayara Müller
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CERNY, Roseli Zen
BURIGO, Carla Cristina Dutra
TOSSATI, Nayara Müller
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo. Cultura Digital. Material Didático. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.
Currículo
topic Currículo. Cultura Digital. Material Didático. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.
Currículo
description Este artigo tem por objetivo compreender os sentidos que autores de materiais didáticos atribuem ao currículo na cultura digital durante o processo de planejamento e desenvolvimento de um curso na modalidade a distância. A inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ao currículo pode contribuir para construir ações colaborativas e formar uma sociedade mais democrática, favorecendo reconfigurações das práticas pedagógicas. Realizamos uma investigação qualitativa, buscando a compreensão do fenômeno em seu contexto, privilegiando a percepção dos sujeitos nele presentes, que mostram um imbricamento entre currículo e cultura digital, contribuindo para repensar a formação de professores.Palavras-chave: Currículo. Cultura Digital. Material Didático. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3679
10.29286/rep.v25i59/1.3679
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3679
identifier_str_mv 10.29286/rep.v25i59/1.3679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3679/2577
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 25 n. 59/1 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 59/1, maio/ago. 2016 - Edição Temática SemiEdu 2015; 341-353
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v25i59/1
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216030973952