Teoria da atividade de estudo: etapas no seu desenvolvimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7454 |
Resumo: | Aborda-se o sistema Elkonin-Davidov-Repkin e, mais especificamente, a Teoria da Atividade de Estudo (TAE). O objetivo é o processo de gênese e consolidação da teoria a partir de uma periodização que se estabelece da análise das transformações experimentadas, ao longo de meio século, por três de seus indicadores ou aspectos principais: conceito, conteúdo e estrutura. Sobre a base desses aspectos e do diálogo com um volume amplo de fontes, foi possível identificar três etapas no desenvolvimento da TAE: operacional, motivacional e emocional. Conclui-se que a periodização proposta expressa o movimento dos representantes da teoria no sentido de desenvolver uma concepção didática com foco, principalmente, na constituição subjetiva das crianças. |
id |
UFMT-3_658a2b677c9100b593a299803c8e21ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/7454 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Teoria da atividade de estudo: etapas no seu desenvolvimentoSistema Elkonin-Davidov-RepkinTeoria da Atividade de EstudoPeriodizaçãoAtividade de EstudoAborda-se o sistema Elkonin-Davidov-Repkin e, mais especificamente, a Teoria da Atividade de Estudo (TAE). O objetivo é o processo de gênese e consolidação da teoria a partir de uma periodização que se estabelece da análise das transformações experimentadas, ao longo de meio século, por três de seus indicadores ou aspectos principais: conceito, conteúdo e estrutura. Sobre a base desses aspectos e do diálogo com um volume amplo de fontes, foi possível identificar três etapas no desenvolvimento da TAE: operacional, motivacional e emocional. Conclui-se que a periodização proposta expressa o movimento dos representantes da teoria no sentido de desenvolver uma concepção didática com foco, principalmente, na constituição subjetiva das crianças.Universidade Federal de Mato Grosso2020-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa teóricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/745410.29286/rep.v29ijan/dez.7454Revista de Educação Pública; v. 29 (2020): Revista de Educação Pública, v. 29 jan./dez. 20202238-20970104-596210.29286/rep.v29ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7454/pdfCopyright (c) 2020 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPUENTES, Roberto Valdés2020-05-26T12:32:06Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/7454Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2020-05-26T12:32:06Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teoria da atividade de estudo: etapas no seu desenvolvimento |
title |
Teoria da atividade de estudo: etapas no seu desenvolvimento |
spellingShingle |
Teoria da atividade de estudo: etapas no seu desenvolvimento PUENTES, Roberto Valdés Sistema Elkonin-Davidov-Repkin Teoria da Atividade de Estudo Periodização Atividade de Estudo |
title_short |
Teoria da atividade de estudo: etapas no seu desenvolvimento |
title_full |
Teoria da atividade de estudo: etapas no seu desenvolvimento |
title_fullStr |
Teoria da atividade de estudo: etapas no seu desenvolvimento |
title_full_unstemmed |
Teoria da atividade de estudo: etapas no seu desenvolvimento |
title_sort |
Teoria da atividade de estudo: etapas no seu desenvolvimento |
author |
PUENTES, Roberto Valdés |
author_facet |
PUENTES, Roberto Valdés |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PUENTES, Roberto Valdés |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema Elkonin-Davidov-Repkin Teoria da Atividade de Estudo Periodização Atividade de Estudo |
topic |
Sistema Elkonin-Davidov-Repkin Teoria da Atividade de Estudo Periodização Atividade de Estudo |
description |
Aborda-se o sistema Elkonin-Davidov-Repkin e, mais especificamente, a Teoria da Atividade de Estudo (TAE). O objetivo é o processo de gênese e consolidação da teoria a partir de uma periodização que se estabelece da análise das transformações experimentadas, ao longo de meio século, por três de seus indicadores ou aspectos principais: conceito, conteúdo e estrutura. Sobre a base desses aspectos e do diálogo com um volume amplo de fontes, foi possível identificar três etapas no desenvolvimento da TAE: operacional, motivacional e emocional. Conclui-se que a periodização proposta expressa o movimento dos representantes da teoria no sentido de desenvolver uma concepção didática com foco, principalmente, na constituição subjetiva das crianças. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa teórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7454 10.29286/rep.v29ijan/dez.7454 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7454 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v29ijan/dez.7454 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7454/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 29 (2020): Revista de Educação Pública, v. 29 jan./dez. 2020 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v29ijan/dez reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711216781754368 |