Teoria da atividade de estudo: etapas no seu desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PUENTES, Roberto Valdés
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7454
Resumo: Aborda-se o sistema Elkonin-Davidov-Repkin e, mais especificamente, a Teoria da Atividade de Estudo (TAE). O objetivo é o processo de gênese e consolidação da teoria a partir de uma periodização que se estabelece da análise das transformações experimentadas, ao longo de meio século, por três de seus indicadores ou aspectos principais: conceito, conteúdo e estrutura. Sobre a base desses aspectos e do diálogo com um volume amplo de fontes, foi possível identificar três etapas no desenvolvimento da TAE: operacional, motivacional e emocional. Conclui-se que a periodização proposta expressa o movimento dos representantes da teoria no sentido de desenvolver uma concepção didática com foco, principalmente, na constituição subjetiva das crianças.
id UFMT-3_658a2b677c9100b593a299803c8e21ad
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/7454
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Teoria da atividade de estudo: etapas no seu desenvolvimentoSistema Elkonin-Davidov-RepkinTeoria da Atividade de EstudoPeriodizaçãoAtividade de EstudoAborda-se o sistema Elkonin-Davidov-Repkin e, mais especificamente, a Teoria da Atividade de Estudo (TAE). O objetivo é o processo de gênese e consolidação da teoria a partir de uma periodização que se estabelece da análise das transformações experimentadas, ao longo de meio século, por três de seus indicadores ou aspectos principais: conceito, conteúdo e estrutura. Sobre a base desses aspectos e do diálogo com um volume amplo de fontes, foi possível identificar três etapas no desenvolvimento da TAE: operacional, motivacional e emocional. Conclui-se que a periodização proposta expressa o movimento dos representantes da teoria no sentido de desenvolver uma concepção didática com foco, principalmente, na constituição subjetiva das crianças.Universidade Federal de Mato Grosso2020-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa teóricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/745410.29286/rep.v29ijan/dez.7454Revista de Educação Pública; v. 29 (2020): Revista de Educação Pública, v. 29 jan./dez. 20202238-20970104-596210.29286/rep.v29ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7454/pdfCopyright (c) 2020 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPUENTES, Roberto Valdés2020-05-26T12:32:06Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/7454Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2020-05-26T12:32:06Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria da atividade de estudo: etapas no seu desenvolvimento
title Teoria da atividade de estudo: etapas no seu desenvolvimento
spellingShingle Teoria da atividade de estudo: etapas no seu desenvolvimento
PUENTES, Roberto Valdés
Sistema Elkonin-Davidov-Repkin
Teoria da Atividade de Estudo
Periodização
Atividade de Estudo
title_short Teoria da atividade de estudo: etapas no seu desenvolvimento
title_full Teoria da atividade de estudo: etapas no seu desenvolvimento
title_fullStr Teoria da atividade de estudo: etapas no seu desenvolvimento
title_full_unstemmed Teoria da atividade de estudo: etapas no seu desenvolvimento
title_sort Teoria da atividade de estudo: etapas no seu desenvolvimento
author PUENTES, Roberto Valdés
author_facet PUENTES, Roberto Valdés
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PUENTES, Roberto Valdés
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema Elkonin-Davidov-Repkin
Teoria da Atividade de Estudo
Periodização
Atividade de Estudo
topic Sistema Elkonin-Davidov-Repkin
Teoria da Atividade de Estudo
Periodização
Atividade de Estudo
description Aborda-se o sistema Elkonin-Davidov-Repkin e, mais especificamente, a Teoria da Atividade de Estudo (TAE). O objetivo é o processo de gênese e consolidação da teoria a partir de uma periodização que se estabelece da análise das transformações experimentadas, ao longo de meio século, por três de seus indicadores ou aspectos principais: conceito, conteúdo e estrutura. Sobre a base desses aspectos e do diálogo com um volume amplo de fontes, foi possível identificar três etapas no desenvolvimento da TAE: operacional, motivacional e emocional. Conclui-se que a periodização proposta expressa o movimento dos representantes da teoria no sentido de desenvolver uma concepção didática com foco, principalmente, na constituição subjetiva das crianças.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa teórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7454
10.29286/rep.v29ijan/dez.7454
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7454
identifier_str_mv 10.29286/rep.v29ijan/dez.7454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7454/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 29 (2020): Revista de Educação Pública, v. 29 jan./dez. 2020
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v29ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216781754368