ARTICULAÇÃO ENTRE PROVA BRASIL E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9536 |
Resumo: | As escolas públicas municipais de Campinas (SP) possuem uma política pública de avaliação institucional, de caráter democrático e emancipatório; concomitante à Prova Brasil, que dá origem ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e estabelece metas para as escolas. Com isso, o objetivo deste artigo é analisar quais são as percepções dos professores das escolas públicas sobre a articulação entre a Prova Brasil e a avaliação institucional. Por meio de entrevistas semiestruturadas e grupo focal em duas escolas, concluiu-se que há articulação entre a Prova Brasil e a avaliação institucional, promovida em diferentes reuniões presentes no ambiente escolar. |
id |
UFMT-3_73bd377529932c10873e90bd62ea972d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/9536 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
ARTICULAÇÃO ENTRE PROVA BRASIL E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORESProva Brasil. Avaliação institucional. Qualidade do ensino fundamental.Política PúblicaAs escolas públicas municipais de Campinas (SP) possuem uma política pública de avaliação institucional, de caráter democrático e emancipatório; concomitante à Prova Brasil, que dá origem ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e estabelece metas para as escolas. Com isso, o objetivo deste artigo é analisar quais são as percepções dos professores das escolas públicas sobre a articulação entre a Prova Brasil e a avaliação institucional. Por meio de entrevistas semiestruturadas e grupo focal em duas escolas, concluiu-se que há articulação entre a Prova Brasil e a avaliação institucional, promovida em diferentes reuniões presentes no ambiente escolar.Universidade Federal de Mato Grosso2021-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empírica de campoapplication/pdfapplication/ziphttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/953610.29286/rep.v30ijan/dez.9536Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-172238-20970104-596210.29286/rep.v30ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9536/8175https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9536/10824https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9536/10825https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9536/10826https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9536/10828https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9536/10827Copyright (c) 2021 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCRUZ, Carla Daniela Ramos da RIOS, Mônica Piccione Gomes 2022-03-24T19:09:13Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/9536Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2022-03-24T19:09:13Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ARTICULAÇÃO ENTRE PROVA BRASIL E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES |
title |
ARTICULAÇÃO ENTRE PROVA BRASIL E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES |
spellingShingle |
ARTICULAÇÃO ENTRE PROVA BRASIL E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES CRUZ, Carla Daniela Ramos da Prova Brasil. Avaliação institucional. Qualidade do ensino fundamental. Política Pública |
title_short |
ARTICULAÇÃO ENTRE PROVA BRASIL E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES |
title_full |
ARTICULAÇÃO ENTRE PROVA BRASIL E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES |
title_fullStr |
ARTICULAÇÃO ENTRE PROVA BRASIL E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
ARTICULAÇÃO ENTRE PROVA BRASIL E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES |
title_sort |
ARTICULAÇÃO ENTRE PROVA BRASIL E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES |
author |
CRUZ, Carla Daniela Ramos da |
author_facet |
CRUZ, Carla Daniela Ramos da RIOS, Mônica Piccione Gomes |
author_role |
author |
author2 |
RIOS, Mônica Piccione Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CRUZ, Carla Daniela Ramos da RIOS, Mônica Piccione Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prova Brasil. Avaliação institucional. Qualidade do ensino fundamental. Política Pública |
topic |
Prova Brasil. Avaliação institucional. Qualidade do ensino fundamental. Política Pública |
description |
As escolas públicas municipais de Campinas (SP) possuem uma política pública de avaliação institucional, de caráter democrático e emancipatório; concomitante à Prova Brasil, que dá origem ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e estabelece metas para as escolas. Com isso, o objetivo deste artigo é analisar quais são as percepções dos professores das escolas públicas sobre a articulação entre a Prova Brasil e a avaliação institucional. Por meio de entrevistas semiestruturadas e grupo focal em duas escolas, concluiu-se que há articulação entre a Prova Brasil e a avaliação institucional, promovida em diferentes reuniões presentes no ambiente escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa empírica de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9536 10.29286/rep.v30ijan/dez.9536 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9536 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v30ijan/dez.9536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9536/8175 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9536/10824 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9536/10825 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9536/10826 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9536/10828 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9536/10827 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-17 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v30ijan/dez reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711217408802816 |