ARTICULAÇÃO ENTRE PROVA BRASIL E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRUZ, Carla Daniela Ramos da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: RIOS, Mônica Piccione Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9536
Resumo: As escolas públicas municipais de Campinas (SP) possuem uma política pública de avaliação institucional, de caráter democrático e emancipatório; concomitante à Prova Brasil, que dá origem ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e estabelece metas para as escolas. Com isso, o objetivo deste artigo é analisar quais são as percepções dos professores das escolas públicas sobre a articulação entre a Prova Brasil e a avaliação institucional. Por meio de entrevistas semiestruturadas e grupo focal em duas escolas, concluiu-se que há articulação entre a Prova Brasil e a avaliação institucional, promovida em diferentes reuniões presentes no ambiente escolar.
id UFMT-3_73bd377529932c10873e90bd62ea972d
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/9536
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling ARTICULAÇÃO ENTRE PROVA BRASIL E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORESProva Brasil. Avaliação institucional. Qualidade do ensino fundamental.Política PúblicaAs escolas públicas municipais de Campinas (SP) possuem uma política pública de avaliação institucional, de caráter democrático e emancipatório; concomitante à Prova Brasil, que dá origem ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e estabelece metas para as escolas. Com isso, o objetivo deste artigo é analisar quais são as percepções dos professores das escolas públicas sobre a articulação entre a Prova Brasil e a avaliação institucional. Por meio de entrevistas semiestruturadas e grupo focal em duas escolas, concluiu-se que há articulação entre a Prova Brasil e a avaliação institucional, promovida em diferentes reuniões presentes no ambiente escolar.Universidade Federal de Mato Grosso2021-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empírica de campoapplication/pdfapplication/ziphttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/953610.29286/rep.v30ijan/dez.9536Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-172238-20970104-596210.29286/rep.v30ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9536/8175https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9536/10824https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9536/10825https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9536/10826https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9536/10828https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9536/10827Copyright (c) 2021 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCRUZ, Carla Daniela Ramos da RIOS, Mônica Piccione Gomes 2022-03-24T19:09:13Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/9536Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2022-03-24T19:09:13Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv ARTICULAÇÃO ENTRE PROVA BRASIL E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES
title ARTICULAÇÃO ENTRE PROVA BRASIL E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES
spellingShingle ARTICULAÇÃO ENTRE PROVA BRASIL E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES
CRUZ, Carla Daniela Ramos da
Prova Brasil. Avaliação institucional. Qualidade do ensino fundamental.
Política Pública
title_short ARTICULAÇÃO ENTRE PROVA BRASIL E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES
title_full ARTICULAÇÃO ENTRE PROVA BRASIL E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES
title_fullStr ARTICULAÇÃO ENTRE PROVA BRASIL E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES
title_full_unstemmed ARTICULAÇÃO ENTRE PROVA BRASIL E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES
title_sort ARTICULAÇÃO ENTRE PROVA BRASIL E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES
author CRUZ, Carla Daniela Ramos da
author_facet CRUZ, Carla Daniela Ramos da
RIOS, Mônica Piccione Gomes
author_role author
author2 RIOS, Mônica Piccione Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CRUZ, Carla Daniela Ramos da
RIOS, Mônica Piccione Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Prova Brasil. Avaliação institucional. Qualidade do ensino fundamental.
Política Pública
topic Prova Brasil. Avaliação institucional. Qualidade do ensino fundamental.
Política Pública
description As escolas públicas municipais de Campinas (SP) possuem uma política pública de avaliação institucional, de caráter democrático e emancipatório; concomitante à Prova Brasil, que dá origem ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e estabelece metas para as escolas. Com isso, o objetivo deste artigo é analisar quais são as percepções dos professores das escolas públicas sobre a articulação entre a Prova Brasil e a avaliação institucional. Por meio de entrevistas semiestruturadas e grupo focal em duas escolas, concluiu-se que há articulação entre a Prova Brasil e a avaliação institucional, promovida em diferentes reuniões presentes no ambiente escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa empírica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9536
10.29286/rep.v30ijan/dez.9536
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9536
identifier_str_mv 10.29286/rep.v30ijan/dez.9536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9536/8175
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9536/10824
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9536/10825
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9536/10826
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9536/10828
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9536/10827
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-17
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v30ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711217408802816