Organização do trabalho pedagógico em ciclos e práticas avaliativas: a realidade de uma escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PIRES, Ricardo Matheus
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: BERTAGNA, Regiane Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1909
Resumo: O estudo evidencia como a avaliação é parte integrante do processo pedagógico da escola organizada em ciclos. Recorre-se à metodologia qualitativa por meio da análise dos documentos da escola, de observações de uma turma e de entrevistas com professores e alunos que a ela se vinculam. Dessa forma, pode-se entender que a organização do trabalho pedagógico em ciclos influencia na forma como a avaliação é executada dentro da escola e, portanto, se a organização muda, algumas lógicas também mudam e exigem que a instituição repense, reconstrua suas bases organizacionais a fim de responder à demanda de uma educação de qualidade. Palavras-chave: Avaliação escolar. Didática. Nota. Progressão continuada.
id UFMT-3_83314aac1b7665a71d627e77762010cf
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1909
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Organização do trabalho pedagógico em ciclos e práticas avaliativas: a realidade de uma escolaAvaliação escolar. Didática. Nota. Progressão continuadaAvaliação escolarO estudo evidencia como a avaliação é parte integrante do processo pedagógico da escola organizada em ciclos. Recorre-se à metodologia qualitativa por meio da análise dos documentos da escola, de observações de uma turma e de entrevistas com professores e alunos que a ela se vinculam. Dessa forma, pode-se entender que a organização do trabalho pedagógico em ciclos influencia na forma como a avaliação é executada dentro da escola e, portanto, se a organização muda, algumas lógicas também mudam e exigem que a instituição repense, reconstrua suas bases organizacionais a fim de responder à demanda de uma educação de qualidade. Palavras-chave: Avaliação escolar. Didática. Nota. Progressão continuada.Universidade Federal de Mato Grosso2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa empírica de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/190910.29286/rep.v26i61.1909Revista de Educação Pública; v. 26 n. 61 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 61, jan./abr. 2017; 31-532238-20970104-596210.29286/rep.v26i61reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1909/pdfCopyright (c) 2017 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPIRES, Ricardo MatheusBERTAGNA, Regiane Helena2017-05-03T23:52:03Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1909Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-05-03T23:52:03Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Organização do trabalho pedagógico em ciclos e práticas avaliativas: a realidade de uma escola
title Organização do trabalho pedagógico em ciclos e práticas avaliativas: a realidade de uma escola
spellingShingle Organização do trabalho pedagógico em ciclos e práticas avaliativas: a realidade de uma escola
PIRES, Ricardo Matheus
Avaliação escolar. Didática. Nota. Progressão continuada
Avaliação escolar
title_short Organização do trabalho pedagógico em ciclos e práticas avaliativas: a realidade de uma escola
title_full Organização do trabalho pedagógico em ciclos e práticas avaliativas: a realidade de uma escola
title_fullStr Organização do trabalho pedagógico em ciclos e práticas avaliativas: a realidade de uma escola
title_full_unstemmed Organização do trabalho pedagógico em ciclos e práticas avaliativas: a realidade de uma escola
title_sort Organização do trabalho pedagógico em ciclos e práticas avaliativas: a realidade de uma escola
author PIRES, Ricardo Matheus
author_facet PIRES, Ricardo Matheus
BERTAGNA, Regiane Helena
author_role author
author2 BERTAGNA, Regiane Helena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PIRES, Ricardo Matheus
BERTAGNA, Regiane Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação escolar. Didática. Nota. Progressão continuada
Avaliação escolar
topic Avaliação escolar. Didática. Nota. Progressão continuada
Avaliação escolar
description O estudo evidencia como a avaliação é parte integrante do processo pedagógico da escola organizada em ciclos. Recorre-se à metodologia qualitativa por meio da análise dos documentos da escola, de observações de uma turma e de entrevistas com professores e alunos que a ela se vinculam. Dessa forma, pode-se entender que a organização do trabalho pedagógico em ciclos influencia na forma como a avaliação é executada dentro da escola e, portanto, se a organização muda, algumas lógicas também mudam e exigem que a instituição repense, reconstrua suas bases organizacionais a fim de responder à demanda de uma educação de qualidade. Palavras-chave: Avaliação escolar. Didática. Nota. Progressão continuada.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
Pesquisa empírica de campo.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1909
10.29286/rep.v26i61.1909
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1909
identifier_str_mv 10.29286/rep.v26i61.1909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1909/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 26 n. 61 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 61, jan./abr. 2017; 31-53
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v26i61
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215926116352