Organização do trabalho pedagógico em ciclos e práticas avaliativas: a realidade de uma escola
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1909 |
Resumo: | O estudo evidencia como a avaliação é parte integrante do processo pedagógico da escola organizada em ciclos. Recorre-se à metodologia qualitativa por meio da análise dos documentos da escola, de observações de uma turma e de entrevistas com professores e alunos que a ela se vinculam. Dessa forma, pode-se entender que a organização do trabalho pedagógico em ciclos influencia na forma como a avaliação é executada dentro da escola e, portanto, se a organização muda, algumas lógicas também mudam e exigem que a instituição repense, reconstrua suas bases organizacionais a fim de responder à demanda de uma educação de qualidade. Palavras-chave: Avaliação escolar. Didática. Nota. Progressão continuada. |
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Organização do trabalho pedagógico em ciclos e práticas avaliativas: a realidade de uma escolaAvaliação escolar. Didática. Nota. Progressão continuadaAvaliação escolarO estudo evidencia como a avaliação é parte integrante do processo pedagógico da escola organizada em ciclos. Recorre-se à metodologia qualitativa por meio da análise dos documentos da escola, de observações de uma turma e de entrevistas com professores e alunos que a ela se vinculam. Dessa forma, pode-se entender que a organização do trabalho pedagógico em ciclos influencia na forma como a avaliação é executada dentro da escola e, portanto, se a organização muda, algumas lógicas também mudam e exigem que a instituição repense, reconstrua suas bases organizacionais a fim de responder à demanda de uma educação de qualidade. Palavras-chave: Avaliação escolar. Didática. Nota. Progressão continuada.Universidade Federal de Mato Grosso2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa empírica de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/190910.29286/rep.v26i61.1909Revista de Educação Pública; v. 26 n. 61 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 61, jan./abr. 2017; 31-532238-20970104-596210.29286/rep.v26i61reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1909/pdfCopyright (c) 2017 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPIRES, Ricardo MatheusBERTAGNA, Regiane Helena2017-05-03T23:52:03Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1909Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-05-03T23:52:03Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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