O trabalho pedagógico em uma escola organizada em ciclos: um olhar a partir da prática avaliativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/120618 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo principal aprofundar a análise sobre o processo avaliativo presente em uma escola organizada em ciclos, debruçando-se na reflexão da prática avaliativa e na concepção dos alunos e dos professores acerca dessa temática, sendo estes, entre outros, agentes intimamente ligados à avaliação na escola. Para a realização deste estudo, a metodologia empregada contou com a observação sistemática de uma turma de alunos do ciclo final do ensino fundamental (9º ano), bem como entrevistas com professores e alunos. Desta forma, pretendeu-se entender e refletir sobre o papel da avaliação na organização do trabalho pedagógico – os ciclos – e como essa nove organização requer que a avaliação seja diferenciada também, e assim contribuir para a construção de práticas pedagógicas e avaliativas transformadoras |
id |
UNSP_f702034bab9d068a5c4a60307558b329 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/120618 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O trabalho pedagógico em uma escola organizada em ciclos: um olhar a partir da prática avaliativaAvaliação educacionalDidáticaEscolas - AvaliaçãoPratica de ensinoEducaçãoRendimento escolar - AvaliaçãoCiclosEste trabalho teve como objetivo principal aprofundar a análise sobre o processo avaliativo presente em uma escola organizada em ciclos, debruçando-se na reflexão da prática avaliativa e na concepção dos alunos e dos professores acerca dessa temática, sendo estes, entre outros, agentes intimamente ligados à avaliação na escola. Para a realização deste estudo, a metodologia empregada contou com a observação sistemática de uma turma de alunos do ciclo final do ensino fundamental (9º ano), bem como entrevistas com professores e alunos. Desta forma, pretendeu-se entender e refletir sobre o papel da avaliação na organização do trabalho pedagógico – os ciclos – e como essa nove organização requer que a avaliação seja diferenciada também, e assim contribuir para a construção de práticas pedagógicas e avaliativas transformadorasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bertagna, Regiane Helena [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pires, Ricardo Matheus [UNESP]2015-03-23T15:27:39Z2015-03-23T15:27:39Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis95 f.application/pdfPIRES, Ricardo Matheus. O trabalho pedagógico em uma escola organizada em ciclos: um olhar a partir da prática avaliativa. 2012. 95 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura e bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.http://hdl.handle.net/11449/120618000716326pires_rm_tcc_rcla.pdf45380181500387180000-0003-4415-0978Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-02T06:10:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/120618Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:43:52.839954Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho pedagógico em uma escola organizada em ciclos: um olhar a partir da prática avaliativa |
title |
O trabalho pedagógico em uma escola organizada em ciclos: um olhar a partir da prática avaliativa |
spellingShingle |
O trabalho pedagógico em uma escola organizada em ciclos: um olhar a partir da prática avaliativa Pires, Ricardo Matheus [UNESP] Avaliação educacional Didática Escolas - Avaliação Pratica de ensino Educação Rendimento escolar - Avaliação Ciclos |
title_short |
O trabalho pedagógico em uma escola organizada em ciclos: um olhar a partir da prática avaliativa |
title_full |
O trabalho pedagógico em uma escola organizada em ciclos: um olhar a partir da prática avaliativa |
title_fullStr |
O trabalho pedagógico em uma escola organizada em ciclos: um olhar a partir da prática avaliativa |
title_full_unstemmed |
O trabalho pedagógico em uma escola organizada em ciclos: um olhar a partir da prática avaliativa |
title_sort |
O trabalho pedagógico em uma escola organizada em ciclos: um olhar a partir da prática avaliativa |
author |
Pires, Ricardo Matheus [UNESP] |
author_facet |
Pires, Ricardo Matheus [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bertagna, Regiane Helena [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Ricardo Matheus [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação educacional Didática Escolas - Avaliação Pratica de ensino Educação Rendimento escolar - Avaliação Ciclos |
topic |
Avaliação educacional Didática Escolas - Avaliação Pratica de ensino Educação Rendimento escolar - Avaliação Ciclos |
description |
Este trabalho teve como objetivo principal aprofundar a análise sobre o processo avaliativo presente em uma escola organizada em ciclos, debruçando-se na reflexão da prática avaliativa e na concepção dos alunos e dos professores acerca dessa temática, sendo estes, entre outros, agentes intimamente ligados à avaliação na escola. Para a realização deste estudo, a metodologia empregada contou com a observação sistemática de uma turma de alunos do ciclo final do ensino fundamental (9º ano), bem como entrevistas com professores e alunos. Desta forma, pretendeu-se entender e refletir sobre o papel da avaliação na organização do trabalho pedagógico – os ciclos – e como essa nove organização requer que a avaliação seja diferenciada também, e assim contribuir para a construção de práticas pedagógicas e avaliativas transformadoras |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2015-03-23T15:27:39Z 2015-03-23T15:27:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PIRES, Ricardo Matheus. O trabalho pedagógico em uma escola organizada em ciclos: um olhar a partir da prática avaliativa. 2012. 95 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura e bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012. http://hdl.handle.net/11449/120618 000716326 pires_rm_tcc_rcla.pdf 4538018150038718 0000-0003-4415-0978 |
identifier_str_mv |
PIRES, Ricardo Matheus. O trabalho pedagógico em uma escola organizada em ciclos: um olhar a partir da prática avaliativa. 2012. 95 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura e bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012. 000716326 pires_rm_tcc_rcla.pdf 4538018150038718 0000-0003-4415-0978 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/120618 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
95 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128693522923520 |