A representação do corpo e do movimento humano nos discursos de crianças: um estudo transcultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/914 |
Resumo: | Esse trabalho objetivou compreender como se desenvolve uma linguagem para o movimento humano. Participaram da pesquisa 103 crianças de sete e de dez anos do Brasil e da Inglaterra. A tarefa para um dos sujeitos era atravessar uma série de obstáculos de olhos vendados, seguindo as instruções de um parceiro sobre os movimentos a serem executados. Os resultados mostram diferenças significativas entre as crianças de sete e de dez anos de idade e entre as crianças de mesma idade, mas pertencentes a diferentes sistemas de educação no Brasil. Entretanto, poucas diferenças foram percebidas entre as crianças brasileiras e as inglesas.Palavras-chave: Descrição do Movimento. Desenvolvimento. Cultura. Interação.AbstractThe aim of this work is to understand how a language for human movement develops. Participated in the experiment 103 children aged seven and ten from Brazil and England. For one of the subjects, the task was to cross a series of obstacles while blindfolded, following the instructions of a partner on the movements to be performed during the crossing. The results show that there were significant differences between children aged seven and ten, and between children of the same age but from different education systems in Brazil. However, few differences were found between Brazilian and English children.Keywords: Description of Movement. Development. Culture. Interaction. |
id |
UFMT-3_8977eabfb52035fbf3efc03ca51d20f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/914 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
A representação do corpo e do movimento humano nos discursos de crianças: um estudo transculturalDescrição do Movimento. Desenvolvimento. Cultura. InteraçãoCriança e estudo transcultural.Esse trabalho objetivou compreender como se desenvolve uma linguagem para o movimento humano. Participaram da pesquisa 103 crianças de sete e de dez anos do Brasil e da Inglaterra. A tarefa para um dos sujeitos era atravessar uma série de obstáculos de olhos vendados, seguindo as instruções de um parceiro sobre os movimentos a serem executados. Os resultados mostram diferenças significativas entre as crianças de sete e de dez anos de idade e entre as crianças de mesma idade, mas pertencentes a diferentes sistemas de educação no Brasil. Entretanto, poucas diferenças foram percebidas entre as crianças brasileiras e as inglesas.Palavras-chave: Descrição do Movimento. Desenvolvimento. Cultura. Interação.AbstractThe aim of this work is to understand how a language for human movement develops. Participated in the experiment 103 children aged seven and ten from Brazil and England. For one of the subjects, the task was to cross a series of obstacles while blindfolded, following the instructions of a partner on the movements to be performed during the crossing. The results show that there were significant differences between children aged seven and ten, and between children of the same age but from different education systems in Brazil. However, few differences were found between Brazilian and English children.Keywords: Description of Movement. Development. Culture. Interaction.Universidade Federal de Mato Grosso2013-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/91410.29286/rep.v22i49/1.914Revista de Educação Pública; v. 22 n. 49/1 (2013): Revista de Educação Pública - Edição Temática SemiEdu 2012; 265-2812238-20970104-596210.29286/rep.v22i49/1reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/914/715SILVA, Ariane Franco Lopes dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:34Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/914Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:34Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A representação do corpo e do movimento humano nos discursos de crianças: um estudo transcultural |
title |
A representação do corpo e do movimento humano nos discursos de crianças: um estudo transcultural |
spellingShingle |
A representação do corpo e do movimento humano nos discursos de crianças: um estudo transcultural SILVA, Ariane Franco Lopes da Descrição do Movimento. Desenvolvimento. Cultura. Interação Criança e estudo transcultural. |
title_short |
A representação do corpo e do movimento humano nos discursos de crianças: um estudo transcultural |
title_full |
A representação do corpo e do movimento humano nos discursos de crianças: um estudo transcultural |
title_fullStr |
A representação do corpo e do movimento humano nos discursos de crianças: um estudo transcultural |
title_full_unstemmed |
A representação do corpo e do movimento humano nos discursos de crianças: um estudo transcultural |
title_sort |
A representação do corpo e do movimento humano nos discursos de crianças: um estudo transcultural |
author |
SILVA, Ariane Franco Lopes da |
author_facet |
SILVA, Ariane Franco Lopes da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Ariane Franco Lopes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Descrição do Movimento. Desenvolvimento. Cultura. Interação Criança e estudo transcultural. |
topic |
Descrição do Movimento. Desenvolvimento. Cultura. Interação Criança e estudo transcultural. |
description |
Esse trabalho objetivou compreender como se desenvolve uma linguagem para o movimento humano. Participaram da pesquisa 103 crianças de sete e de dez anos do Brasil e da Inglaterra. A tarefa para um dos sujeitos era atravessar uma série de obstáculos de olhos vendados, seguindo as instruções de um parceiro sobre os movimentos a serem executados. Os resultados mostram diferenças significativas entre as crianças de sete e de dez anos de idade e entre as crianças de mesma idade, mas pertencentes a diferentes sistemas de educação no Brasil. Entretanto, poucas diferenças foram percebidas entre as crianças brasileiras e as inglesas.Palavras-chave: Descrição do Movimento. Desenvolvimento. Cultura. Interação.AbstractThe aim of this work is to understand how a language for human movement develops. Participated in the experiment 103 children aged seven and ten from Brazil and England. For one of the subjects, the task was to cross a series of obstacles while blindfolded, following the instructions of a partner on the movements to be performed during the crossing. The results show that there were significant differences between children aged seven and ten, and between children of the same age but from different education systems in Brazil. However, few differences were found between Brazilian and English children.Keywords: Description of Movement. Development. Culture. Interaction. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion não avaliado Pesquisa. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/914 10.29286/rep.v22i49/1.914 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/914 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v22i49/1.914 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/914/715 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 22 n. 49/1 (2013): Revista de Educação Pública - Edição Temática SemiEdu 2012; 265-281 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v22i49/1 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215208890368 |