Entre o universal e os específicos na construção da educação escolar indígena
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5001 |
Resumo: | Nesse artigo desenvolvemos uma análise crítica do sistema de avaliação da educação básica. A partir de dados colhidos junto ao IDEB constamos que as escolas indígenas em Santa Catarina avaliadas nos anos 2011 e 2013 ficaram entre os piores índices naquele estado. Buscamos compreender a metodologia e ideologia que orientaram as avaliações. Percebemos que há imposição de conteúdos e práticas metodológicas. A avaliação, sem respeitar as particularidades, segue sendo uma maneira de impor aos indígenas a integração à nação brasileira. A partir dos conceitos de colonialidade, concluímos que ao persistir esse modelo de avaliação as notas baixas são formas de resistência.Palavras-chave: Educação Escolar. Avaliação. Resistência. |
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Entre o universal e os específicos na construção da educação escolar indígenaEducação Escolar. Avaliação. Resistência.Avaliação da Educação Básica. Escolas Indígenas.Nesse artigo desenvolvemos uma análise crítica do sistema de avaliação da educação básica. A partir de dados colhidos junto ao IDEB constamos que as escolas indígenas em Santa Catarina avaliadas nos anos 2011 e 2013 ficaram entre os piores índices naquele estado. Buscamos compreender a metodologia e ideologia que orientaram as avaliações. Percebemos que há imposição de conteúdos e práticas metodológicas. A avaliação, sem respeitar as particularidades, segue sendo uma maneira de impor aos indígenas a integração à nação brasileira. A partir dos conceitos de colonialidade, concluímos que ao persistir esse modelo de avaliação as notas baixas são formas de resistência.Palavras-chave: Educação Escolar. Avaliação. Resistência.Universidade Federal de Mato Grosso2017-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/500110.29286/rep.v26i62/1.5001Revista de Educação Pública; v. 26 n. 62/1 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 62/1, maio/ago. 2017; 391-4032238-20970104-596210.29286/rep.v26i62/1reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5001/3373Copyright (c) 2017 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBRIGHENTI, Clovis Antonio2017-06-13T13:17:46Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5001Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-06-13T13:17:46Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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