Paulo Freire: um olhar de amorosidade para a educação escolar indígena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/187357 |
Resumo: | Este artigo resultou da análise do documento “Um diálogo com Paulo Freire sobre educação indígena”, que reproduz um diálogo do educador de 1982 na 8ª Assembleia Regional do Conselho Indigenista Missionário (Cimi). A análise documental foi o procedimento metodológico adotado neste estudo. Dentre outras questões, tal método permitiu compreender o pensamento fronteiriço de Paulo Freire por meio da articulação entre classe e etnia. De forma geral, o encontro propiciou uma importante reflexão sobre a alteridade e pontuou considerações e perguntas próprias das vivências dialógicas e do enfrentamento de tensões entre culturas assimétricas. Embora Paulo Freire tenha afirmado não ser especialista no tema, ele discutiu questões acerca da condição de opressão das pessoas nestes contextos e, assim, interpretou comportamentos de resistência e sugeriu caminhos emancipatórios. |
id |
USP-71_210e05091fa47aae224b1920b5e82017 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/187357 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Paulo Freire: um olhar de amorosidade para a educação escolar indígenaPaulo Freire: um olhar de amorosidade para a educação escolar indígenaPaulo Freire: a tender observation of the school education of indigenous peoplesPaulo FreireIndigenous school educationIndigenous peopleResistanceHistoryPaulo FreireEducação escolar indígenaPovos indígenasResistênciaHistóriaPaulo FreireEducação escolar indígenaPovos indígenasResistênciapersonagens da HistóriaEste artigo resultou da análise do documento “Um diálogo com Paulo Freire sobre educação indígena”, que reproduz um diálogo do educador de 1982 na 8ª Assembleia Regional do Conselho Indigenista Missionário (Cimi). A análise documental foi o procedimento metodológico adotado neste estudo. Dentre outras questões, tal método permitiu compreender o pensamento fronteiriço de Paulo Freire por meio da articulação entre classe e etnia. De forma geral, o encontro propiciou uma importante reflexão sobre a alteridade e pontuou considerações e perguntas próprias das vivências dialógicas e do enfrentamento de tensões entre culturas assimétricas. Embora Paulo Freire tenha afirmado não ser especialista no tema, ele discutiu questões acerca da condição de opressão das pessoas nestes contextos e, assim, interpretou comportamentos de resistência e sugeriu caminhos emancipatórios. Este artigo resultou da análise do documento “Um diálogo com Paulo Freire sobre educação indígena”, que reproduz um diálogo do educador de 1982 na 8ª Assembleia Regional do Conselho Indigenista Missionário (Cimi). A análise documental foi o procedimento metodológico adotado neste estudo. Dentre outras questões, tal método permitiu compreender o pensamento fronteiriço de Paulo Freire por meio da articulação entre classe e etnia. De forma geral, o encontro propiciou uma importante reflexão sobre a alteridade e pontuou considerações e perguntas próprias das vivências dialógicas e do enfrentamento de tensões entre culturas assimétricas. Embora Paulo Freire tenha afirmado não ser especialista no tema, ele discutiu questões acerca da condição de opressão das pessoas nestes contextos e, assim, interpretou comportamentos de resistência e sugeriu caminhos emancipatórios.This writing resulted from the analysis of the document: A dialogue with Paulo Freire on Indigenous Education (FREIRE, 1982) that took place in June 1982 in Cuiaba, Mato Grosso at the 8th Regional Assembly of the Indigenist Missionary Council (CIMI). The document analysis was the methodological procedure adopted in this study, among other issues, which allowed us to understand Paulo Freire’s borderline thinking through class and ethnicity articulation. In general, the meeting provided an important reflection on alterity punctuated by considerations and questions specific to dialogical experiences and the confrontation of tensions between asymmetric cultures. Although from the beginning of the event Paulo Freire stated that he was not an expert on the subject, it was possible to discuss issues of the oppressed condition in these contexts and thus interpret resistance behaviors and suggest emancipatory paths.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê 100 Anos de Paulo Freireapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/18735710.11606/issn.2316-9125.v26i2p121-133Comunicação & Educação; v. 26 n. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 121-133Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 121-133Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 121-1332316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/187357/178689Copyright (c) 2021 Josélia Gomes Neveshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNeves, Josélia Gomes2022-07-19T19:17:26Zoai:revistas.usp.br:article/187357Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:34.460427Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Paulo Freire: um olhar de amorosidade para a educação escolar indígena Paulo Freire: um olhar de amorosidade para a educação escolar indígena Paulo Freire: a tender observation of the school education of indigenous peoples |
title |
Paulo Freire: um olhar de amorosidade para a educação escolar indígena |
spellingShingle |
Paulo Freire: um olhar de amorosidade para a educação escolar indígena Neves, Josélia Gomes Paulo Freire Indigenous school education Indigenous people Resistance History Paulo Freire Educação escolar indígena Povos indígenas Resistência História Paulo Freire Educação escolar indígena Povos indígenas Resistência personagens da História |
title_short |
Paulo Freire: um olhar de amorosidade para a educação escolar indígena |
title_full |
Paulo Freire: um olhar de amorosidade para a educação escolar indígena |
title_fullStr |
Paulo Freire: um olhar de amorosidade para a educação escolar indígena |
title_full_unstemmed |
Paulo Freire: um olhar de amorosidade para a educação escolar indígena |
title_sort |
Paulo Freire: um olhar de amorosidade para a educação escolar indígena |
author |
Neves, Josélia Gomes |
author_facet |
Neves, Josélia Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Josélia Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paulo Freire Indigenous school education Indigenous people Resistance History Paulo Freire Educação escolar indígena Povos indígenas Resistência História Paulo Freire Educação escolar indígena Povos indígenas Resistência personagens da História |
topic |
Paulo Freire Indigenous school education Indigenous people Resistance History Paulo Freire Educação escolar indígena Povos indígenas Resistência História Paulo Freire Educação escolar indígena Povos indígenas Resistência personagens da História |
description |
Este artigo resultou da análise do documento “Um diálogo com Paulo Freire sobre educação indígena”, que reproduz um diálogo do educador de 1982 na 8ª Assembleia Regional do Conselho Indigenista Missionário (Cimi). A análise documental foi o procedimento metodológico adotado neste estudo. Dentre outras questões, tal método permitiu compreender o pensamento fronteiriço de Paulo Freire por meio da articulação entre classe e etnia. De forma geral, o encontro propiciou uma importante reflexão sobre a alteridade e pontuou considerações e perguntas próprias das vivências dialógicas e do enfrentamento de tensões entre culturas assimétricas. Embora Paulo Freire tenha afirmado não ser especialista no tema, ele discutiu questões acerca da condição de opressão das pessoas nestes contextos e, assim, interpretou comportamentos de resistência e sugeriu caminhos emancipatórios. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Dossiê 100 Anos de Paulo Freire |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/187357 10.11606/issn.2316-9125.v26i2p121-133 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/187357 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v26i2p121-133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/187357/178689 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Josélia Gomes Neves https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Josélia Gomes Neves https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 26 n. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 121-133 Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 121-133 Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 121-133 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092867235840 |