Educação básica e gestão da escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FALSARELLA, Ana Maria
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8396
Resumo: Este texto tem por objetivo discutir a gestão da escola básica pública sobre questões referentes à autonomia, à democratização do ensino e à construção de espaços de formação continuada. Analisa o discurso oficial disseminado pelas políticas educacionais e as contradições observadas quando de sua efetivação. Trata-se de texto explicativo que sistematiza parte dos estudos feitos pela pesquisadora entre 2001 e 2018. Conclui que a competência de liderança inclui o estabelecimento de relações participativas e que a forma centralizadora de implementação de programas educacionais no Brasil bem como a inexistência de integração entre as esferas públicas afeitas à educação são empecilhos ao exercício da gestão. 
id UFMT-3_8f910b5332b0aff286e77e4eaf7c5edb
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/8396
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Educação básica e gestão da escola públicaAutonomia escolar. Democratização do ensino. Gestão escolar e liderança. Formação continuada.Gestão da escola públicaEste texto tem por objetivo discutir a gestão da escola básica pública sobre questões referentes à autonomia, à democratização do ensino e à construção de espaços de formação continuada. Analisa o discurso oficial disseminado pelas políticas educacionais e as contradições observadas quando de sua efetivação. Trata-se de texto explicativo que sistematiza parte dos estudos feitos pela pesquisadora entre 2001 e 2018. Conclui que a competência de liderança inclui o estabelecimento de relações participativas e que a forma centralizadora de implementação de programas educacionais no Brasil bem como a inexistência de integração entre as esferas públicas afeitas à educação são empecilhos ao exercício da gestão. Universidade Federal de Mato Grosso2019-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/839610.29286/rep.v28i68.8396Revista de Educação Pública; v. 28 n. 68 (2019): Revista de Educação Pública, v. 28, n. 68, maio/ago. 2019; 379-3922238-20970104-596210.29286/rep.v28i68reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8396/5632Copyright (c) 2019 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFALSARELLA, Ana Maria2019-05-20T20:14:23Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/8396Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2019-05-20T20:14:23Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação básica e gestão da escola pública
title Educação básica e gestão da escola pública
spellingShingle Educação básica e gestão da escola pública
FALSARELLA, Ana Maria
Autonomia escolar. Democratização do ensino. Gestão escolar e liderança. Formação continuada.
Gestão da escola pública
title_short Educação básica e gestão da escola pública
title_full Educação básica e gestão da escola pública
title_fullStr Educação básica e gestão da escola pública
title_full_unstemmed Educação básica e gestão da escola pública
title_sort Educação básica e gestão da escola pública
author FALSARELLA, Ana Maria
author_facet FALSARELLA, Ana Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FALSARELLA, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia escolar. Democratização do ensino. Gestão escolar e liderança. Formação continuada.
Gestão da escola pública
topic Autonomia escolar. Democratização do ensino. Gestão escolar e liderança. Formação continuada.
Gestão da escola pública
description Este texto tem por objetivo discutir a gestão da escola básica pública sobre questões referentes à autonomia, à democratização do ensino e à construção de espaços de formação continuada. Analisa o discurso oficial disseminado pelas políticas educacionais e as contradições observadas quando de sua efetivação. Trata-se de texto explicativo que sistematiza parte dos estudos feitos pela pesquisadora entre 2001 e 2018. Conclui que a competência de liderança inclui o estabelecimento de relações participativas e que a forma centralizadora de implementação de programas educacionais no Brasil bem como a inexistência de integração entre as esferas públicas afeitas à educação são empecilhos ao exercício da gestão. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
Pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8396
10.29286/rep.v28i68.8396
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8396
identifier_str_mv 10.29286/rep.v28i68.8396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8396/5632
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 28 n. 68 (2019): Revista de Educação Pública, v. 28, n. 68, maio/ago. 2019; 379-392
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v28i68
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216818454528