A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR EM DEBATE: por uma outra lógica de construção social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7195 |
Resumo: | O presente artigo se refere à democratização da gestão escolar municipal. O objetivo é analisar a perspectiva dos sujeitos envolvidos no exercício do aprendizado da democratização da gestão da escola pública, a partir dos posicionamentos assumidos nos diferentes momentos vivenciados no cotidiano do processo decisório. O percurso metodológico ancorou-se na perspectiva do materialismo histórico e dialético, observando as contradições da realidade no que se refere ao desenvolvimento da gestão escolar numa instituição pública da região amazônica. Como instrumento de coleta de dados, usaram-se questionários, os quais foram direcionados a representantes de pais e representantes de trabalhadores de apoio de uma escola pública no município de Altamira-PA, representada pelo nome fictício de Clarice Lispector. Os resultados revelaram que a construção da gestão democrática da escola exige trabalho coletivo e exercício diário de participação, uma vez que a democracia, na vertente liberal presente na escola, é insuficiente para responder às expectativas de transformação social. |
id |
UNOCHAPO-1_7e80877f1217d4cf9fb167cfa553654b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7195 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR EM DEBATE: por uma outra lógica de construção socialDemocratização da gestão. Escola pública. Mudanças.O presente artigo se refere à democratização da gestão escolar municipal. O objetivo é analisar a perspectiva dos sujeitos envolvidos no exercício do aprendizado da democratização da gestão da escola pública, a partir dos posicionamentos assumidos nos diferentes momentos vivenciados no cotidiano do processo decisório. O percurso metodológico ancorou-se na perspectiva do materialismo histórico e dialético, observando as contradições da realidade no que se refere ao desenvolvimento da gestão escolar numa instituição pública da região amazônica. Como instrumento de coleta de dados, usaram-se questionários, os quais foram direcionados a representantes de pais e representantes de trabalhadores de apoio de uma escola pública no município de Altamira-PA, representada pelo nome fictício de Clarice Lispector. Os resultados revelaram que a construção da gestão democrática da escola exige trabalho coletivo e exercício diário de participação, uma vez que a democracia, na vertente liberal presente na escola, é insuficiente para responder às expectativas de transformação social. Unochapecó2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/719510.22196/rp.v24i1.7195Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-21Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-211984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7195/3835NacionalCopyright (c) 2022 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSOUSA, RAIMUNDOMadson de Oliveira Maia, Anderson Galvão Queiroz, Luiz Miguel da Silva Queiroz, Rafael 2023-01-17T16:32:29Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7195Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-17T16:32:29Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR EM DEBATE: por uma outra lógica de construção social |
title |
A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR EM DEBATE: por uma outra lógica de construção social |
spellingShingle |
A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR EM DEBATE: por uma outra lógica de construção social SOUSA, RAIMUNDO Democratização da gestão. Escola pública. Mudanças. |
title_short |
A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR EM DEBATE: por uma outra lógica de construção social |
title_full |
A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR EM DEBATE: por uma outra lógica de construção social |
title_fullStr |
A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR EM DEBATE: por uma outra lógica de construção social |
title_full_unstemmed |
A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR EM DEBATE: por uma outra lógica de construção social |
title_sort |
A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR EM DEBATE: por uma outra lógica de construção social |
author |
SOUSA, RAIMUNDO |
author_facet |
SOUSA, RAIMUNDO Madson de Oliveira Maia, Anderson Galvão Queiroz, Luiz Miguel da Silva Queiroz, Rafael |
author_role |
author |
author2 |
Madson de Oliveira Maia, Anderson Galvão Queiroz, Luiz Miguel da Silva Queiroz, Rafael |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUSA, RAIMUNDO Madson de Oliveira Maia, Anderson Galvão Queiroz, Luiz Miguel da Silva Queiroz, Rafael |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Democratização da gestão. Escola pública. Mudanças. |
topic |
Democratização da gestão. Escola pública. Mudanças. |
description |
O presente artigo se refere à democratização da gestão escolar municipal. O objetivo é analisar a perspectiva dos sujeitos envolvidos no exercício do aprendizado da democratização da gestão da escola pública, a partir dos posicionamentos assumidos nos diferentes momentos vivenciados no cotidiano do processo decisório. O percurso metodológico ancorou-se na perspectiva do materialismo histórico e dialético, observando as contradições da realidade no que se refere ao desenvolvimento da gestão escolar numa instituição pública da região amazônica. Como instrumento de coleta de dados, usaram-se questionários, os quais foram direcionados a representantes de pais e representantes de trabalhadores de apoio de uma escola pública no município de Altamira-PA, representada pelo nome fictício de Clarice Lispector. Os resultados revelaram que a construção da gestão democrática da escola exige trabalho coletivo e exercício diário de participação, uma vez que a democracia, na vertente liberal presente na escola, é insuficiente para responder às expectativas de transformação social. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7195 10.22196/rp.v24i1.7195 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7195 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v24i1.7195 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7195/3835 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Nacional |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-21 Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-21 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320991572590592 |