A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR EM DEBATE: por uma outra lógica de construção social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, RAIMUNDO
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Madson de Oliveira Maia, Anderson, Galvão Queiroz, Luiz Miguel, da Silva Queiroz, Rafael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7195
Resumo: O presente artigo se refere à democratização da gestão escolar municipal. O objetivo é analisar a perspectiva dos sujeitos envolvidos no exercício do aprendizado da democratização da gestão da escola pública, a partir dos posicionamentos assumidos nos diferentes momentos vivenciados no cotidiano do processo decisório. O percurso metodológico ancorou-se na perspectiva do materialismo histórico e dialético, observando as contradições da realidade no que se refere ao desenvolvimento da gestão escolar numa instituição pública da região amazônica. Como instrumento de coleta de dados, usaram-se questionários, os quais foram direcionados a representantes de pais e representantes de trabalhadores de apoio de uma escola pública no município de Altamira-PA, representada pelo nome fictício de Clarice Lispector. Os resultados revelaram que a construção da gestão democrática da escola exige trabalho coletivo e exercício diário de participação, uma vez que a democracia, na vertente liberal presente na escola, é insuficiente para responder às expectativas de transformação social.  
id UNOCHAPO-1_7e80877f1217d4cf9fb167cfa553654b
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7195
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR EM DEBATE: por uma outra lógica de construção socialDemocratização da gestão. Escola pública. Mudanças.O presente artigo se refere à democratização da gestão escolar municipal. O objetivo é analisar a perspectiva dos sujeitos envolvidos no exercício do aprendizado da democratização da gestão da escola pública, a partir dos posicionamentos assumidos nos diferentes momentos vivenciados no cotidiano do processo decisório. O percurso metodológico ancorou-se na perspectiva do materialismo histórico e dialético, observando as contradições da realidade no que se refere ao desenvolvimento da gestão escolar numa instituição pública da região amazônica. Como instrumento de coleta de dados, usaram-se questionários, os quais foram direcionados a representantes de pais e representantes de trabalhadores de apoio de uma escola pública no município de Altamira-PA, representada pelo nome fictício de Clarice Lispector. Os resultados revelaram que a construção da gestão democrática da escola exige trabalho coletivo e exercício diário de participação, uma vez que a democracia, na vertente liberal presente na escola, é insuficiente para responder às expectativas de transformação social.  Unochapecó2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/719510.22196/rp.v24i1.7195Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-21Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-211984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7195/3835NacionalCopyright (c) 2022 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSOUSA, RAIMUNDOMadson de Oliveira Maia, Anderson Galvão Queiroz, Luiz Miguel da Silva Queiroz, Rafael 2023-01-17T16:32:29Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7195Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-17T16:32:29Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR EM DEBATE: por uma outra lógica de construção social
title A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR EM DEBATE: por uma outra lógica de construção social
spellingShingle A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR EM DEBATE: por uma outra lógica de construção social
SOUSA, RAIMUNDO
Democratização da gestão. Escola pública. Mudanças.
title_short A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR EM DEBATE: por uma outra lógica de construção social
title_full A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR EM DEBATE: por uma outra lógica de construção social
title_fullStr A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR EM DEBATE: por uma outra lógica de construção social
title_full_unstemmed A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR EM DEBATE: por uma outra lógica de construção social
title_sort A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR EM DEBATE: por uma outra lógica de construção social
author SOUSA, RAIMUNDO
author_facet SOUSA, RAIMUNDO
Madson de Oliveira Maia, Anderson
Galvão Queiroz, Luiz Miguel
da Silva Queiroz, Rafael
author_role author
author2 Madson de Oliveira Maia, Anderson
Galvão Queiroz, Luiz Miguel
da Silva Queiroz, Rafael
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, RAIMUNDO
Madson de Oliveira Maia, Anderson
Galvão Queiroz, Luiz Miguel
da Silva Queiroz, Rafael
dc.subject.por.fl_str_mv Democratização da gestão. Escola pública. Mudanças.
topic Democratização da gestão. Escola pública. Mudanças.
description O presente artigo se refere à democratização da gestão escolar municipal. O objetivo é analisar a perspectiva dos sujeitos envolvidos no exercício do aprendizado da democratização da gestão da escola pública, a partir dos posicionamentos assumidos nos diferentes momentos vivenciados no cotidiano do processo decisório. O percurso metodológico ancorou-se na perspectiva do materialismo histórico e dialético, observando as contradições da realidade no que se refere ao desenvolvimento da gestão escolar numa instituição pública da região amazônica. Como instrumento de coleta de dados, usaram-se questionários, os quais foram direcionados a representantes de pais e representantes de trabalhadores de apoio de uma escola pública no município de Altamira-PA, representada pelo nome fictício de Clarice Lispector. Os resultados revelaram que a construção da gestão democrática da escola exige trabalho coletivo e exercício diário de participação, uma vez que a democracia, na vertente liberal presente na escola, é insuficiente para responder às expectativas de transformação social.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7195
10.22196/rp.v24i1.7195
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7195
identifier_str_mv 10.22196/rp.v24i1.7195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7195/3835
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Nacional
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-21
Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-21
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320991572590592