A PEDAGOGIA GUARANI NAS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES GUARANI E KAIOWÁ DO MATO GROSSO DO SUL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEIRA, Carlos Magno Naglis
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: ABREU, Aurieler Jaime de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11729
Resumo: In order to present the perception of Guarani and Kaiowá teachers about Guarani pedagogy from the reports of the Indigenous Knowledge at School/MEC/SECADI reports, the article is the result of reflections by the Research Group on Intercultural Education and Traditional Peoples/CNPq in the Graduate Program in Education at UCDB. Supported by indigenous and non-indigenous authors, the research showed that Guarani pedagogy is transmitted orally, has its own elements and modes that are passed on by different subjects; like the older ones, spread among the members and learned among the children themselves, they cover traditional knowledge, autonomy, strategy and experience.
id UFMT-3_91d3a6bdc4e61779367788baa09ef134
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/11729
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling A PEDAGOGIA GUARANI NAS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES GUARANI E KAIOWÁ DO MATO GROSSO DO SULIn order to present the perception of Guarani and Kaiowá teachers about Guarani pedagogy from the reports of the Indigenous Knowledge at School/MEC/SECADI reports, the article is the result of reflections by the Research Group on Intercultural Education and Traditional Peoples/CNPq in the Graduate Program in Education at UCDB. Supported by indigenous and non-indigenous authors, the research showed that Guarani pedagogy is transmitted orally, has its own elements and modes that are passed on by different subjects; like the older ones, spread among the members and learned among the children themselves, they cover traditional knowledge, autonomy, strategy and experience.Utilizando como eixo teórico autores indígenas e não indígenas que dialogam com os estudos da cultura e da pedagogia guarani, a pesquisa apresenta as percepções dos professores guarani e kaiowá do Mato Grosso do Sul sobre a pedagogia guarani. Tendo como objeto de análise os relatórios da Ação Saberes Indígenas na Escola/MEC/SECADI, o trabalho demostrou que a pedagogia guarani é transmitida de maneira oral, possuindo elementos e modos próprios, apresentando reflexões sobre os conhecimentos tradicionais, autonomia e modo de ser que se fazem presentes entre os membros da comunidade e que circulam com as crianças na escola. Universidade Federal de Mato Grosso2021-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1172910.29286/rep.v30ijan/dez.11729Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-202238-20970104-596210.29286/rep.v30ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11729/8361https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11729/10864https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11729/10865https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11729/10866https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11729/10868https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11729/10867Copyright (c) 2021 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessVIEIRA, Carlos Magno Naglis ABREU, Aurieler Jaime de 2022-03-24T19:09:13Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/11729Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2022-03-24T19:09:13Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A PEDAGOGIA GUARANI NAS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES GUARANI E KAIOWÁ DO MATO GROSSO DO SUL
title A PEDAGOGIA GUARANI NAS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES GUARANI E KAIOWÁ DO MATO GROSSO DO SUL
spellingShingle A PEDAGOGIA GUARANI NAS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES GUARANI E KAIOWÁ DO MATO GROSSO DO SUL
VIEIRA, Carlos Magno Naglis
title_short A PEDAGOGIA GUARANI NAS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES GUARANI E KAIOWÁ DO MATO GROSSO DO SUL
title_full A PEDAGOGIA GUARANI NAS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES GUARANI E KAIOWÁ DO MATO GROSSO DO SUL
title_fullStr A PEDAGOGIA GUARANI NAS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES GUARANI E KAIOWÁ DO MATO GROSSO DO SUL
title_full_unstemmed A PEDAGOGIA GUARANI NAS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES GUARANI E KAIOWÁ DO MATO GROSSO DO SUL
title_sort A PEDAGOGIA GUARANI NAS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES GUARANI E KAIOWÁ DO MATO GROSSO DO SUL
author VIEIRA, Carlos Magno Naglis
author_facet VIEIRA, Carlos Magno Naglis
ABREU, Aurieler Jaime de
author_role author
author2 ABREU, Aurieler Jaime de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VIEIRA, Carlos Magno Naglis
ABREU, Aurieler Jaime de
description In order to present the perception of Guarani and Kaiowá teachers about Guarani pedagogy from the reports of the Indigenous Knowledge at School/MEC/SECADI reports, the article is the result of reflections by the Research Group on Intercultural Education and Traditional Peoples/CNPq in the Graduate Program in Education at UCDB. Supported by indigenous and non-indigenous authors, the research showed that Guarani pedagogy is transmitted orally, has its own elements and modes that are passed on by different subjects; like the older ones, spread among the members and learned among the children themselves, they cover traditional knowledge, autonomy, strategy and experience.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11729
10.29286/rep.v30ijan/dez.11729
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11729
identifier_str_mv 10.29286/rep.v30ijan/dez.11729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11729/8361
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11729/10864
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11729/10865
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11729/10866
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11729/10868
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11729/10867
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-20
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v30ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711217450745856