PÃO, POESIA E LEITURA NA INFÂNCIA: O PODER DOS LIVROS NA HUMANIZAÇÃO DAS CRIANÇAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/15828
Resumo: Trata-se de texto base de uma apresentação oral em mesa redonda intitulada “Um olhar estético e poético para as produções de leitura (literária) e escrita na/para Infância”, durante o Congresso SemiEdu - 2022: (Trans)Ver a vida pelas lentes de uma educação científica, sensível, ética, estética e artística, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá-MT.  Nele são discutidas questões relacionadas à leitura literária e escrita na infância e humanização das crianças. Dessa forma, discute-se linguagem, leitura, escrita, literatura infantil e os contextos dos atos humanos a tais concepções relacionados.  O debate tematiza a conjugação entre as palavras eleitas para expressar o título: pão como nutrição real e simbólica, leitura, infâncias, livros, crianças e humanização.
id UFMT-3_92d79e005a26183e6dd261e895f5d469
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/15828
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling PÃO, POESIA E LEITURA NA INFÂNCIA: O PODER DOS LIVROS NA HUMANIZAÇÃO DAS CRIANÇASEducaçãoInfânciaLeituraLiteratura InfantilHumanizaçãoTrata-se de texto base de uma apresentação oral em mesa redonda intitulada “Um olhar estético e poético para as produções de leitura (literária) e escrita na/para Infância”, durante o Congresso SemiEdu - 2022: (Trans)Ver a vida pelas lentes de uma educação científica, sensível, ética, estética e artística, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá-MT.  Nele são discutidas questões relacionadas à leitura literária e escrita na infância e humanização das crianças. Dessa forma, discute-se linguagem, leitura, escrita, literatura infantil e os contextos dos atos humanos a tais concepções relacionados.  O debate tematiza a conjugação entre as palavras eleitas para expressar o título: pão como nutrição real e simbólica, leitura, infâncias, livros, crianças e humanização.Universidade Federal de Mato Grosso2023-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1582810.29286/rep.v32ijan/dez.15828Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 353-3712238-20970104-596210.29286/rep.v32ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/15828/12537Copyright (c) 2023 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões2023-07-29T21:47:35Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/15828Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2023-07-29T21:47:35Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv PÃO, POESIA E LEITURA NA INFÂNCIA: O PODER DOS LIVROS NA HUMANIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
title PÃO, POESIA E LEITURA NA INFÂNCIA: O PODER DOS LIVROS NA HUMANIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
spellingShingle PÃO, POESIA E LEITURA NA INFÂNCIA: O PODER DOS LIVROS NA HUMANIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões
Educação
Infância
Leitura
Literatura Infantil
Humanização
title_short PÃO, POESIA E LEITURA NA INFÂNCIA: O PODER DOS LIVROS NA HUMANIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
title_full PÃO, POESIA E LEITURA NA INFÂNCIA: O PODER DOS LIVROS NA HUMANIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
title_fullStr PÃO, POESIA E LEITURA NA INFÂNCIA: O PODER DOS LIVROS NA HUMANIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
title_full_unstemmed PÃO, POESIA E LEITURA NA INFÂNCIA: O PODER DOS LIVROS NA HUMANIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
title_sort PÃO, POESIA E LEITURA NA INFÂNCIA: O PODER DOS LIVROS NA HUMANIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
author GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões
author_facet GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Infância
Leitura
Literatura Infantil
Humanização
topic Educação
Infância
Leitura
Literatura Infantil
Humanização
description Trata-se de texto base de uma apresentação oral em mesa redonda intitulada “Um olhar estético e poético para as produções de leitura (literária) e escrita na/para Infância”, durante o Congresso SemiEdu - 2022: (Trans)Ver a vida pelas lentes de uma educação científica, sensível, ética, estética e artística, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá-MT.  Nele são discutidas questões relacionadas à leitura literária e escrita na infância e humanização das crianças. Dessa forma, discute-se linguagem, leitura, escrita, literatura infantil e os contextos dos atos humanos a tais concepções relacionados.  O debate tematiza a conjugação entre as palavras eleitas para expressar o título: pão como nutrição real e simbólica, leitura, infâncias, livros, crianças e humanização.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/15828
10.29286/rep.v32ijan/dez.15828
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/15828
identifier_str_mv 10.29286/rep.v32ijan/dez.15828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/15828/12537
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 353-371
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v32ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711217711841280