PÃO, POESIA E LEITURA NA INFÂNCIA: O PODER DOS LIVROS NA HUMANIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/15828 |
Resumo: | Trata-se de texto base de uma apresentação oral em mesa redonda intitulada “Um olhar estético e poético para as produções de leitura (literária) e escrita na/para Infância”, durante o Congresso SemiEdu - 2022: (Trans)Ver a vida pelas lentes de uma educação científica, sensível, ética, estética e artística, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá-MT. Nele são discutidas questões relacionadas à leitura literária e escrita na infância e humanização das crianças. Dessa forma, discute-se linguagem, leitura, escrita, literatura infantil e os contextos dos atos humanos a tais concepções relacionados. O debate tematiza a conjugação entre as palavras eleitas para expressar o título: pão como nutrição real e simbólica, leitura, infâncias, livros, crianças e humanização. |
id |
UFMT-3_92d79e005a26183e6dd261e895f5d469 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/15828 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
PÃO, POESIA E LEITURA NA INFÂNCIA: O PODER DOS LIVROS NA HUMANIZAÇÃO DAS CRIANÇASEducaçãoInfânciaLeituraLiteratura InfantilHumanizaçãoTrata-se de texto base de uma apresentação oral em mesa redonda intitulada “Um olhar estético e poético para as produções de leitura (literária) e escrita na/para Infância”, durante o Congresso SemiEdu - 2022: (Trans)Ver a vida pelas lentes de uma educação científica, sensível, ética, estética e artística, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá-MT. Nele são discutidas questões relacionadas à leitura literária e escrita na infância e humanização das crianças. Dessa forma, discute-se linguagem, leitura, escrita, literatura infantil e os contextos dos atos humanos a tais concepções relacionados. O debate tematiza a conjugação entre as palavras eleitas para expressar o título: pão como nutrição real e simbólica, leitura, infâncias, livros, crianças e humanização.Universidade Federal de Mato Grosso2023-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1582810.29286/rep.v32ijan/dez.15828Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 353-3712238-20970104-596210.29286/rep.v32ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/15828/12537Copyright (c) 2023 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões2023-07-29T21:47:35Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/15828Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2023-07-29T21:47:35Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PÃO, POESIA E LEITURA NA INFÂNCIA: O PODER DOS LIVROS NA HUMANIZAÇÃO DAS CRIANÇAS |
title |
PÃO, POESIA E LEITURA NA INFÂNCIA: O PODER DOS LIVROS NA HUMANIZAÇÃO DAS CRIANÇAS |
spellingShingle |
PÃO, POESIA E LEITURA NA INFÂNCIA: O PODER DOS LIVROS NA HUMANIZAÇÃO DAS CRIANÇAS GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões Educação Infância Leitura Literatura Infantil Humanização |
title_short |
PÃO, POESIA E LEITURA NA INFÂNCIA: O PODER DOS LIVROS NA HUMANIZAÇÃO DAS CRIANÇAS |
title_full |
PÃO, POESIA E LEITURA NA INFÂNCIA: O PODER DOS LIVROS NA HUMANIZAÇÃO DAS CRIANÇAS |
title_fullStr |
PÃO, POESIA E LEITURA NA INFÂNCIA: O PODER DOS LIVROS NA HUMANIZAÇÃO DAS CRIANÇAS |
title_full_unstemmed |
PÃO, POESIA E LEITURA NA INFÂNCIA: O PODER DOS LIVROS NA HUMANIZAÇÃO DAS CRIANÇAS |
title_sort |
PÃO, POESIA E LEITURA NA INFÂNCIA: O PODER DOS LIVROS NA HUMANIZAÇÃO DAS CRIANÇAS |
author |
GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões |
author_facet |
GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infância Leitura Literatura Infantil Humanização |
topic |
Educação Infância Leitura Literatura Infantil Humanização |
description |
Trata-se de texto base de uma apresentação oral em mesa redonda intitulada “Um olhar estético e poético para as produções de leitura (literária) e escrita na/para Infância”, durante o Congresso SemiEdu - 2022: (Trans)Ver a vida pelas lentes de uma educação científica, sensível, ética, estética e artística, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá-MT. Nele são discutidas questões relacionadas à leitura literária e escrita na infância e humanização das crianças. Dessa forma, discute-se linguagem, leitura, escrita, literatura infantil e os contextos dos atos humanos a tais concepções relacionados. O debate tematiza a conjugação entre as palavras eleitas para expressar o título: pão como nutrição real e simbólica, leitura, infâncias, livros, crianças e humanização. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/15828 10.29286/rep.v32ijan/dez.15828 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/15828 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v32ijan/dez.15828 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/15828/12537 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 353-371 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v32ijan/dez reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711217711841280 |