Práticas corporais indígenas inseridas à Educação Física escolar não indígenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KEMPE, Gédson Cardoso
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: CHASSOT, Attico Inácio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5498
Resumo: Em aulas de Educação Física, observa-se práticas corporais alienígenas ao mundo cultural da Escola. Este estudo descrevePesquisa-Ação, com práticas corporais indígenas em educação física em escolas não-indígenas. Houve tentativas de compreender e utilizar práticas corporais, refletindo sobre padrões culturais, valorizandorelações de identidades e pluralidade sociocultural. Avaliou-sepráticas corporais indígenasemcaminho inverso: ao invés de impor aos indígenas a cultura dita branca, se trouxe a cultura destesà escola não-indígena. Dados foram coletados eanalisados em perspectiva qualitativa, utilizando-se observação, entrevista. O estudo cumpriu e fez cumprir Leis que disciplinam a trazida de cultura indígena à Escola.Palavras-chave: Educação Física. Práticas Corporais Indígenas. Formação de Professores. Lei 11.645/2008.
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