Práticas corporais indígenas inseridas à Educação Física escolar não indígenas
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5498 |
Resumo: | Em aulas de Educação Física, observa-se práticas corporais alienígenas ao mundo cultural da Escola. Este estudo descrevePesquisa-Ação, com práticas corporais indígenas em educação física em escolas não-indígenas. Houve tentativas de compreender e utilizar práticas corporais, refletindo sobre padrões culturais, valorizandorelações de identidades e pluralidade sociocultural. Avaliou-sepráticas corporais indígenasemcaminho inverso: ao invés de impor aos indígenas a cultura dita branca, se trouxe a cultura destesà escola não-indígena. Dados foram coletados eanalisados em perspectiva qualitativa, utilizando-se observação, entrevista. O estudo cumpriu e fez cumprir Leis que disciplinam a trazida de cultura indígena à Escola.Palavras-chave: Educação Física. Práticas Corporais Indígenas. Formação de Professores. Lei 11.645/2008. |
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Práticas corporais indígenas inseridas à Educação Física escolar não indígenasEducação Física. Práticas Corporais Indígenas. Formação de Professores. Lei 11.645/2008Educação Física escolarEm aulas de Educação Física, observa-se práticas corporais alienígenas ao mundo cultural da Escola. Este estudo descrevePesquisa-Ação, com práticas corporais indígenas em educação física em escolas não-indígenas. Houve tentativas de compreender e utilizar práticas corporais, refletindo sobre padrões culturais, valorizandorelações de identidades e pluralidade sociocultural. Avaliou-sepráticas corporais indígenasemcaminho inverso: ao invés de impor aos indígenas a cultura dita branca, se trouxe a cultura destesà escola não-indígena. Dados foram coletados eanalisados em perspectiva qualitativa, utilizando-se observação, entrevista. O estudo cumpriu e fez cumprir Leis que disciplinam a trazida de cultura indígena à Escola.Palavras-chave: Educação Física. Práticas Corporais Indígenas. Formação de Professores. Lei 11.645/2008.Universidade Federal de Mato Grosso2017-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/549810.29286/rep.v26i62/2.5498Revista de Educação Pública; v. 26 n. 62/2 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 62/2, maio/ago. 2017; 549-5672238-20970104-596210.29286/rep.v26i62/2reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5498/3622Copyright (c) 2017 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessKEMPE, Gédson CardosoCHASSOT, Attico Inácio2017-08-28T10:21:17Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5498Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-08-28T10:21:17Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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