Paulo Freire e Educação ambiental: contribuições a partir da obra Pedagogia da Autonomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dickmann, Ivo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Carneiro, Sônia Maria Marchiorato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
DOI: 10.29286/rep.v21i45.334
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/334
Resumo: O presente estudo traz contribuições para o desenvolvimento da pedagogia crítica na Educação Ambiental, tendo como base o pensamento de Paulo Freire. Muito já se pesquisou sobre o pensamento pedagógico freiriano, mas há uma carência de estudos mais apurados no que tange à educação voltada às questões do meio ambiente. Neste estudo, com base na obra Pedagogia da Autonomia, são apontadas contribuições de Freire pertinentes à Educação Ambiental, quanto às concepções de ser humano, de mundo e de Educação. Também são postos os resultados finais da pesquisa e algumas considerações indicativas para a formação de educadores socioambientais.
id UFMT-3_9ab7c1684b2321aeb7aa5f5daf07ae11
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/334
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
spelling Paulo Freire e Educação ambiental: contribuições a partir da obra Pedagogia da AutonomiaPalavras-chavePedagogia freiriana. Educação ambiental. Formação de educadores. Educação Ambiental crítica.Educação ambientalO presente estudo traz contribuições para o desenvolvimento da pedagogia crítica na Educação Ambiental, tendo como base o pensamento de Paulo Freire. Muito já se pesquisou sobre o pensamento pedagógico freiriano, mas há uma carência de estudos mais apurados no que tange à educação voltada às questões do meio ambiente. Neste estudo, com base na obra Pedagogia da Autonomia, são apontadas contribuições de Freire pertinentes à Educação Ambiental, quanto às concepções de ser humano, de mundo e de Educação. Também são postos os resultados finais da pesquisa e algumas considerações indicativas para a formação de educadores socioambientais.Universidade Federal de Mato Grosso2012-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/33410.29286/rep.v21i45.334Revista de Educação Pública; v. 21 n. 45 (2012): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2012; 87-1022238-20970104-596210.29286/rep.v21i45reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/334/302Dickmann, IvoCarneiro, Sônia Maria Marchioratoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:26Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/334Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:26Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Paulo Freire e Educação ambiental: contribuições a partir da obra Pedagogia da Autonomia
title Paulo Freire e Educação ambiental: contribuições a partir da obra Pedagogia da Autonomia
spellingShingle Paulo Freire e Educação ambiental: contribuições a partir da obra Pedagogia da Autonomia
Paulo Freire e Educação ambiental: contribuições a partir da obra Pedagogia da Autonomia
Dickmann, Ivo
Palavras-chave
Pedagogia freiriana. Educação ambiental. Formação de educadores. Educação Ambiental crítica.
Educação ambiental
Dickmann, Ivo
Palavras-chave
Pedagogia freiriana. Educação ambiental. Formação de educadores. Educação Ambiental crítica.
Educação ambiental
title_short Paulo Freire e Educação ambiental: contribuições a partir da obra Pedagogia da Autonomia
title_full Paulo Freire e Educação ambiental: contribuições a partir da obra Pedagogia da Autonomia
title_fullStr Paulo Freire e Educação ambiental: contribuições a partir da obra Pedagogia da Autonomia
Paulo Freire e Educação ambiental: contribuições a partir da obra Pedagogia da Autonomia
title_full_unstemmed Paulo Freire e Educação ambiental: contribuições a partir da obra Pedagogia da Autonomia
Paulo Freire e Educação ambiental: contribuições a partir da obra Pedagogia da Autonomia
title_sort Paulo Freire e Educação ambiental: contribuições a partir da obra Pedagogia da Autonomia
author Dickmann, Ivo
author_facet Dickmann, Ivo
Dickmann, Ivo
Carneiro, Sônia Maria Marchiorato
Carneiro, Sônia Maria Marchiorato
author_role author
author2 Carneiro, Sônia Maria Marchiorato
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dickmann, Ivo
Carneiro, Sônia Maria Marchiorato
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave
Pedagogia freiriana. Educação ambiental. Formação de educadores. Educação Ambiental crítica.
Educação ambiental
topic Palavras-chave
Pedagogia freiriana. Educação ambiental. Formação de educadores. Educação Ambiental crítica.
Educação ambiental
description O presente estudo traz contribuições para o desenvolvimento da pedagogia crítica na Educação Ambiental, tendo como base o pensamento de Paulo Freire. Muito já se pesquisou sobre o pensamento pedagógico freiriano, mas há uma carência de estudos mais apurados no que tange à educação voltada às questões do meio ambiente. Neste estudo, com base na obra Pedagogia da Autonomia, são apontadas contribuições de Freire pertinentes à Educação Ambiental, quanto às concepções de ser humano, de mundo e de Educação. Também são postos os resultados finais da pesquisa e algumas considerações indicativas para a formação de educadores socioambientais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/334
10.29286/rep.v21i45.334
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/334
identifier_str_mv 10.29286/rep.v21i45.334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/334/302
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 21 n. 45 (2012): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2012; 87-102
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v21i45
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1822182902347071488
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.29286/rep.v21i45.334