Educação ambiental referenciada em Paulo Freire realizada em ambiente virtual: reflexões a partir da prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18104 |
Resumo: | Este artigo estabelece relações entre os princípios filosóficos, políticos e pedagógicos de Paulo Freire, registrados em alguns livros do autor publicados em diferentes momentos de sua vida, e a educação ambiental crítica. Na sequência, analisa uma experiência de educação ambiental realizada em ambiente virtual e promove reflexões sobre o desafio de ser freiriana/o na educação a distância.Aanálise da experiência se dá a partir da formação de professores desenvolvida pela organização sem fins lucrativos formigas-de-embaúba, em 2021, no contexto da pandemia de COVID-19.O estudo foi feito tendo por referência 5 categorias do pensamento de Paulo Freire: a educação compreendida como ato político, a Leitura de Mundo como ponto de partida e de chegada, o diálogo como pressuposto do fazer educativo, os Círculos de Cultura como opção político pedagógica e a problematização como princípio. Este artigo compartilha o caminho de educação ambiental a distância percorrido e apresenta dados qualitativos e quantitativos da experiência. |
id |
UFS-11_c2570bf5c56434e9bf2b48ff1a3484a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18104 |
network_acronym_str |
UFS-11 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental referenciada em Paulo Freire realizada em ambiente virtual: reflexões a partir da práticaEducação ambiental críticaPedagogia freirianaEducação a distânciaEste artigo estabelece relações entre os princípios filosóficos, políticos e pedagógicos de Paulo Freire, registrados em alguns livros do autor publicados em diferentes momentos de sua vida, e a educação ambiental crítica. Na sequência, analisa uma experiência de educação ambiental realizada em ambiente virtual e promove reflexões sobre o desafio de ser freiriana/o na educação a distância.Aanálise da experiência se dá a partir da formação de professores desenvolvida pela organização sem fins lucrativos formigas-de-embaúba, em 2021, no contexto da pandemia de COVID-19.O estudo foi feito tendo por referência 5 categorias do pensamento de Paulo Freire: a educação compreendida como ato político, a Leitura de Mundo como ponto de partida e de chegada, o diálogo como pressuposto do fazer educativo, os Círculos de Cultura como opção político pedagógica e a problematização como princípio. Este artigo compartilha o caminho de educação ambiental a distância percorrido e apresenta dados qualitativos e quantitativos da experiência.Universidade Federal de Sergipe2022-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1810410.47401/revisea.v9i1.18104Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 9 n. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-13Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-13Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 Núm. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-13Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-132359-499310.47401/revisea.v9i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18104/13053Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSheila Ceccon2022-09-29T14:50:38Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18104Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2022-09-29T14:50:38Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental referenciada em Paulo Freire realizada em ambiente virtual: reflexões a partir da prática |
title |
Educação ambiental referenciada em Paulo Freire realizada em ambiente virtual: reflexões a partir da prática |
spellingShingle |
Educação ambiental referenciada em Paulo Freire realizada em ambiente virtual: reflexões a partir da prática Sheila Ceccon Educação ambiental crítica Pedagogia freiriana Educação a distância |
title_short |
Educação ambiental referenciada em Paulo Freire realizada em ambiente virtual: reflexões a partir da prática |
title_full |
Educação ambiental referenciada em Paulo Freire realizada em ambiente virtual: reflexões a partir da prática |
title_fullStr |
Educação ambiental referenciada em Paulo Freire realizada em ambiente virtual: reflexões a partir da prática |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental referenciada em Paulo Freire realizada em ambiente virtual: reflexões a partir da prática |
title_sort |
Educação ambiental referenciada em Paulo Freire realizada em ambiente virtual: reflexões a partir da prática |
author |
Sheila Ceccon |
author_facet |
Sheila Ceccon |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sheila Ceccon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental crítica Pedagogia freiriana Educação a distância |
topic |
Educação ambiental crítica Pedagogia freiriana Educação a distância |
description |
Este artigo estabelece relações entre os princípios filosóficos, políticos e pedagógicos de Paulo Freire, registrados em alguns livros do autor publicados em diferentes momentos de sua vida, e a educação ambiental crítica. Na sequência, analisa uma experiência de educação ambiental realizada em ambiente virtual e promove reflexões sobre o desafio de ser freiriana/o na educação a distância.Aanálise da experiência se dá a partir da formação de professores desenvolvida pela organização sem fins lucrativos formigas-de-embaúba, em 2021, no contexto da pandemia de COVID-19.O estudo foi feito tendo por referência 5 categorias do pensamento de Paulo Freire: a educação compreendida como ato político, a Leitura de Mundo como ponto de partida e de chegada, o diálogo como pressuposto do fazer educativo, os Círculos de Cultura como opção político pedagógica e a problematização como princípio. Este artigo compartilha o caminho de educação ambiental a distância percorrido e apresenta dados qualitativos e quantitativos da experiência. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18104 10.47401/revisea.v9i1.18104 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18104 |
identifier_str_mv |
10.47401/revisea.v9i1.18104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18104/13053 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 9 n. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-13 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-13 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 Núm. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-13 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-13 2359-4993 10.47401/revisea.v9i1 reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
collection |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisea.se@gmail.com |
_version_ |
1803388213813837824 |