Educação ambiental referenciada em Paulo Freire realizada em ambiente virtual: reflexões a partir da prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sheila Ceccon
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18104
Resumo: Este artigo estabelece relações entre os princípios filosóficos, políticos e pedagógicos de Paulo Freire, registrados em alguns livros do autor publicados em diferentes momentos de sua vida, e a educação ambiental crítica. Na sequência, analisa uma experiência de educação ambiental realizada em ambiente virtual e promove reflexões sobre o desafio de ser freiriana/o na educação a distância.Aanálise da experiência se dá a partir da formação de professores desenvolvida pela organização sem fins lucrativos formigas-de-embaúba, em 2021, no contexto da pandemia de COVID-19.O estudo foi feito tendo por referência 5 categorias do pensamento de Paulo Freire: a educação compreendida como ato político, a Leitura de Mundo como ponto de partida e de chegada, o diálogo como pressuposto do fazer educativo, os Círculos de Cultura como opção político pedagógica e a problematização como princípio. Este artigo compartilha o caminho de educação ambiental a distância percorrido e apresenta dados qualitativos e quantitativos da experiência.
id UFS-11_c2570bf5c56434e9bf2b48ff1a3484a6
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18104
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling Educação ambiental referenciada em Paulo Freire realizada em ambiente virtual: reflexões a partir da práticaEducação ambiental críticaPedagogia freirianaEducação a distânciaEste artigo estabelece relações entre os princípios filosóficos, políticos e pedagógicos de Paulo Freire, registrados em alguns livros do autor publicados em diferentes momentos de sua vida, e a educação ambiental crítica. Na sequência, analisa uma experiência de educação ambiental realizada em ambiente virtual e promove reflexões sobre o desafio de ser freiriana/o na educação a distância.Aanálise da experiência se dá a partir da formação de professores desenvolvida pela organização sem fins lucrativos formigas-de-embaúba, em 2021, no contexto da pandemia de COVID-19.O estudo foi feito tendo por referência 5 categorias do pensamento de Paulo Freire: a educação compreendida como ato político, a Leitura de Mundo como ponto de partida e de chegada, o diálogo como pressuposto do fazer educativo, os Círculos de Cultura como opção político pedagógica e a problematização como princípio. Este artigo compartilha o caminho de educação ambiental a distância percorrido e apresenta dados qualitativos e quantitativos da experiência.Universidade Federal de Sergipe2022-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1810410.47401/revisea.v9i1.18104Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 9 n. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-13Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-13Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 Núm. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-13Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-132359-499310.47401/revisea.v9i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18104/13053Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSheila Ceccon2022-09-29T14:50:38Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18104Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2022-09-29T14:50:38Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental referenciada em Paulo Freire realizada em ambiente virtual: reflexões a partir da prática
title Educação ambiental referenciada em Paulo Freire realizada em ambiente virtual: reflexões a partir da prática
spellingShingle Educação ambiental referenciada em Paulo Freire realizada em ambiente virtual: reflexões a partir da prática
Sheila Ceccon
Educação ambiental crítica
Pedagogia freiriana
Educação a distância
title_short Educação ambiental referenciada em Paulo Freire realizada em ambiente virtual: reflexões a partir da prática
title_full Educação ambiental referenciada em Paulo Freire realizada em ambiente virtual: reflexões a partir da prática
title_fullStr Educação ambiental referenciada em Paulo Freire realizada em ambiente virtual: reflexões a partir da prática
title_full_unstemmed Educação ambiental referenciada em Paulo Freire realizada em ambiente virtual: reflexões a partir da prática
title_sort Educação ambiental referenciada em Paulo Freire realizada em ambiente virtual: reflexões a partir da prática
author Sheila Ceccon
author_facet Sheila Ceccon
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sheila Ceccon
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental crítica
Pedagogia freiriana
Educação a distância
topic Educação ambiental crítica
Pedagogia freiriana
Educação a distância
description Este artigo estabelece relações entre os princípios filosóficos, políticos e pedagógicos de Paulo Freire, registrados em alguns livros do autor publicados em diferentes momentos de sua vida, e a educação ambiental crítica. Na sequência, analisa uma experiência de educação ambiental realizada em ambiente virtual e promove reflexões sobre o desafio de ser freiriana/o na educação a distância.Aanálise da experiência se dá a partir da formação de professores desenvolvida pela organização sem fins lucrativos formigas-de-embaúba, em 2021, no contexto da pandemia de COVID-19.O estudo foi feito tendo por referência 5 categorias do pensamento de Paulo Freire: a educação compreendida como ato político, a Leitura de Mundo como ponto de partida e de chegada, o diálogo como pressuposto do fazer educativo, os Círculos de Cultura como opção político pedagógica e a problematização como princípio. Este artigo compartilha o caminho de educação ambiental a distância percorrido e apresenta dados qualitativos e quantitativos da experiência.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18104
10.47401/revisea.v9i1.18104
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18104
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v9i1.18104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18104/13053
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 9 n. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-13
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-13
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 Núm. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-13
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-13
2359-4993
10.47401/revisea.v9i1
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213813837824