Educação antirracista e práticas em sala de aula: uma questão de formação de professores. Antiracist education and classroom practices: a matter of teachers training
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/408 |
Resumo: | Este artigo apresenta reflexões sobre educação antirracista e resultados de uma pesquisa desenvolvida com professores, discutindo sobre raça/etnia em sala de aula. Apresento os resultados de uma observação de sala de aula. Os referenciais teóricos utilizados são referenciais da educação antirracista de Gillborn (1995). Os resultados da pesquisa demonstram que a maneira de ensinar da professora pode enviar várias mensagens para seus/suas alunos/as, maneiras essas que refletem o contexto sóciocultural brasileiro. Concluo que há uma necessidade de um tempo longo de formação continuada sobre o tema raça/etnia para que os professores se sintam melhor preparados para abordar o tema raça/etnia. |
id |
UFMT-3_a5632bafbb19d35c75724f2402572844 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/408 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação antirracista e práticas em sala de aula: uma questão de formação de professores. Antiracist education and classroom practices: a matter of teachers trainingEducação antirracista. Práticas em sala de aula. Formação de professores.Educação antirracista.Este artigo apresenta reflexões sobre educação antirracista e resultados de uma pesquisa desenvolvida com professores, discutindo sobre raça/etnia em sala de aula. Apresento os resultados de uma observação de sala de aula. Os referenciais teóricos utilizados são referenciais da educação antirracista de Gillborn (1995). Os resultados da pesquisa demonstram que a maneira de ensinar da professora pode enviar várias mensagens para seus/suas alunos/as, maneiras essas que refletem o contexto sóciocultural brasileiro. Concluo que há uma necessidade de um tempo longo de formação continuada sobre o tema raça/etnia para que os professores se sintam melhor preparados para abordar o tema raça/etnia.Universidade Federal de Mato Grosso2012-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/40810.29286/rep.v21i46.408Revista de Educação Pública; v. 21 n. 46 (2012): Revista de Educação Pública, maio/ago. 2012.; 275-2882238-20970104-596210.29286/rep.v21i46reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/408/373FERREIRA, Aparecida de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:29Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/408Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:29Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação antirracista e práticas em sala de aula: uma questão de formação de professores. Antiracist education and classroom practices: a matter of teachers training |
title |
Educação antirracista e práticas em sala de aula: uma questão de formação de professores. Antiracist education and classroom practices: a matter of teachers training |
spellingShingle |
Educação antirracista e práticas em sala de aula: uma questão de formação de professores. Antiracist education and classroom practices: a matter of teachers training FERREIRA, Aparecida de Jesus Educação antirracista. Práticas em sala de aula. Formação de professores. Educação antirracista. |
title_short |
Educação antirracista e práticas em sala de aula: uma questão de formação de professores. Antiracist education and classroom practices: a matter of teachers training |
title_full |
Educação antirracista e práticas em sala de aula: uma questão de formação de professores. Antiracist education and classroom practices: a matter of teachers training |
title_fullStr |
Educação antirracista e práticas em sala de aula: uma questão de formação de professores. Antiracist education and classroom practices: a matter of teachers training |
title_full_unstemmed |
Educação antirracista e práticas em sala de aula: uma questão de formação de professores. Antiracist education and classroom practices: a matter of teachers training |
title_sort |
Educação antirracista e práticas em sala de aula: uma questão de formação de professores. Antiracist education and classroom practices: a matter of teachers training |
author |
FERREIRA, Aparecida de Jesus |
author_facet |
FERREIRA, Aparecida de Jesus |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERREIRA, Aparecida de Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação antirracista. Práticas em sala de aula. Formação de professores. Educação antirracista. |
topic |
Educação antirracista. Práticas em sala de aula. Formação de professores. Educação antirracista. |
description |
Este artigo apresenta reflexões sobre educação antirracista e resultados de uma pesquisa desenvolvida com professores, discutindo sobre raça/etnia em sala de aula. Apresento os resultados de uma observação de sala de aula. Os referenciais teóricos utilizados são referenciais da educação antirracista de Gillborn (1995). Os resultados da pesquisa demonstram que a maneira de ensinar da professora pode enviar várias mensagens para seus/suas alunos/as, maneiras essas que refletem o contexto sóciocultural brasileiro. Concluo que há uma necessidade de um tempo longo de formação continuada sobre o tema raça/etnia para que os professores se sintam melhor preparados para abordar o tema raça/etnia. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion não avaliado Pesquisa de campo. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/408 10.29286/rep.v21i46.408 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/408 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v21i46.408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/408/373 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 21 n. 46 (2012): Revista de Educação Pública, maio/ago. 2012.; 275-288 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v21i46 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711214708719616 |